O que é uma endometrite?

Perguntado por: Tomé Gaspar de Sá  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)

A endometrite crônica é uma inflamação bacteriana persistente do endométrio, a parede interna do útero. A condição pode impactar diretamente a fertilidade ao diminuir as chances de implantação do embrião no útero e aumentar o risco de aborto.

Quais os sintomas de endometrite?

Sintomas manifestados pela endometrite
  • Sangramento vaginal anormal;
  • Corrimento vaginal abundante e com odor forte;
  • Sensibilidade uterina e inchaço abdominal;
  • Dor no abdômen inferior ou no períneo, região localizada entre a vagina e o ânus;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Mal-estar geral;
  • Febre ou calafrios;
  • Constipação.

Como tratar uma endometrite?

A endometrite tem cura e o tratamento é, em geral, simples. Ele visa eliminar a infecção e a inflamação do endométrio. Para isso, a paciente é medicada com antibióticos, porém, em casos agudos graves, pode ser necessário recorrer a uma internação para que ela receba o medicamento de forma intravenosa.

Qual exame para saber se tem endometrite?

Exames de imagem

A confirmação da endometrite é feita por histeroscopia ambulatorial, um exame que avalia e explora a cavidade uterina. O procedimento tem início com a injeção de soro fisiológico no colo do útero para que ocorra a distensão uterina.

Quem tem endometrite pode ter filhos?

Após o tratamento e cura da endometrite, grande parte das mulheres consegue engravidar de forma natural. Se ainda assim a infertilidade persistir, é necessário realizar uma nova investigação, e as técnicas de reprodução assistida podem auxiliar e aumentar as chances de uma gestação.

O que é endometrite? | Dr Renato Tomioka | Papo Fértil

16 questões relacionadas encontradas

Como tratar endometrite na gravidez?

A videolaparoscopia e a vídeo-histeroscopia são as técnicas mais utilizadas nesses casos, por serem minimamente invasivas e permitirem a retirada das aderências e tecidos sem causar danos ao útero. Na maior parte dos casos, a fertilidade é restaurada após o tratamento para a endometrite.

Qual antibiótico tomar para endometrite?

existem varios esquemas de tratamento para endometrite, podendo ser usado doxiciclina, ciprofloxacina, amoxacilina com clavulanato, azitromicina. e se não melhora existe esquema triplica com ceftraxona, doxiciclina e metronidazol.

O que é endometrite no útero?

A endometrite crônica é uma inflamação bacteriana persistente do endométrio, a parede interna do útero. A condição pode impactar diretamente a fertilidade ao diminuir as chances de implantação do embrião no útero e aumentar o risco de aborto.

O que é uma histeroscopia diagnóstica?

Consiste da visibilização em tempo real do interior do útero através de um sistema acoplado de ótica com microcâmera e permite a avaliação de alterações anatômicas e funcionais do endométrio/endocérvice como vascularização, espessura, fase do ciclo, concentração glandular e presença de sinais indicativos de infecção.

O que é CD56 positivo?

Reação imuno-histoquímica positiva para E2 em endométrio. O CD56 é um receptor de superfície presente nas células NK e sua identificação nos exames imuno-histoquímicos pode ser aplicável no diagnóstico de imunodeficiên- cias e prognóstico de leucemias e mielomas.

Como tratar endometrite de forma natural?

Um excelente remédio para auxiliar no tratamento da inflamação do útero, a metrite é o chá das folhas de tanchagem, Plantago maior. Esta erva tem propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e cicatrizante muito potentes, tendo indicação medicinal também em casos de amigdalite ou outras inflamações.

O que fazer para curar inflamação?

Para tratar uma inflamação, geralmente opta-se por remédios anti-inflamatórios receitados pelo seu médico para reduzir o desconforto e os efeitos do processo inflamatório. Já no caso da infecção, o médico precisa avaliar qual o tipo de micro-organismo que a está causando para poder indicar a medicação adequada.

Qual a diferença entre endometrite e endometriose?

Endometrite é a inflamação do endométrio causada por uma infecção bacteriana. A endometriose, no entanto, ocorre quando o endométrio se espalha para outros tecidos fora do interior da cavidade uterina cuja origem ainda está sendo pesquisada. O fato é que a endometrite e a endometriose podem provocar a infertilidade.

Quando o útero tá inflamado?

A inflamação no útero pode provocar sintomas como corrimento, sangramento fora da menstruação, dores tipo cólica e sensação de útero inchado, no entanto, na maioria dos casos, a inflamação não leva ao aparecimento dos sintomas e por isso o diagnóstico é feito de forma tardia, resultando no agravamento da doença.

Quando a histeroscopia é indicada?

Essa investigação é indicada principalmente quando há irregularidades menstruais – caracterizadas por períodos mais longos do que o normal com maior ou menor quantidade de fluxo e, por sangramento entre os períodos –, aborto de repetição ou suspeita de obstruções tubárias.

Como é feita a sedação para histeroscopia?

Por se tratar de um exame que gera um desconforto, na maioria dos casos, é realizada uma sedação endovenosa (geral) ele deve ser realizado em bloco operatório.

Como é feito o procedimento de histeroscopia?

Na histeroscopia cirúrgica realizada em consultório é introduzido o histeroscópio na vagina, é visualizado o colo do útero e identificado o seu orifício externo. Para esta fase pode ser necessário colocar previamente um espéculo e uma pinça no colo do útero para a sua melhor visualização e facilitar o procedimento.

Como tomar doxiciclina para endometrite?

O tratamento deve ser realizado em todas as pacientes sendo a droga de primeira escolha a doxiciclina via oral, podendo haver necessidade de tratar uma 2ª ou 3ª vez. Outra opção de tratamento medicamentoso seria associação de ciprofloxacino e metronidazol.

Qual melhor antiinflamatório para endometriose?

Os remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o naproxeno, por exemplo, ajudam a aliviar a dor e o desconforto causados pela endometriose, ajudando a ultrapassar os períodos em que os sintomas são mais evidentes.

Para que serve o medicamento Cloridrato de doxiciclina?

O cloridrato de doxiciclina é utilizado para o tratamento de diversas infecções, causadas por agentes sensíveis ao cloridrato de doxiciclina, tais como: Febre das Montanhas Rochosas, febre tifoide, febre Q, varíola e febre do carrapato causadas por Rickettsia.

O que significa CD138 positivo?

Estudos têm demonstrado que a avaliação de plasmócito pelo marcador CD138 é uma ferramenta precisa no diagnóstico de endometrite crônica, visto que este marcador é específico para a célula plasmática, com especificidade e sensibilidadede 100%.

Como afinar endométrio?

O tratamento da hiperplasia do endométrio vai depender do tipo de hiperplasia que a mulher possui e da sua gravidade, mas as opções terapêuticas incluem uma curetagem do tecido endometrial ou uso de medicamentos como progesterona ou progestágenos sintéticos por via oral, intramuscular ou intrauterina.

Quais as causas da endometriose?

As causas da endometriose ainda não são totalmente esclarecidas e acredita-se que a origem é multifatorial. A menstruação retrógrada, em que há sangue menstrual e tecido endometrial, que são expelidos através das trompas em direção aos ovários e na cavidade abdominal, pode ser uma das causas.

O que provoca inflamação?

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

Quanto tempo leva para curar uma inflamação?

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.

Artigo anterior
Como evitar a oleosidade da tela do celular?
Artigo seguinte
É possível engravidar só com o líquido?