O que é uma contusão cerebral?

Perguntado por: Eduardo Wilson Sousa Teixeira Gaspar  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)

As contusões cerebrais são lesões traumáticas do cérebro, habitualmente causadas por um impacto direto e violento na cabeça. Lacerações cerebrais são lacerações no tecido cerebral causadas por um objeto estranho ou fragmento ósseo impelido para dentro devido a uma fratura de crânio.

Qual o tratamento para contusão cerebral?

A maioria das contusões cerebrais são problemas pouco graves e podem melhorar apenas com descanso e uso de remédio analgésicos, como Acetominofeno ou Paracetamol, para aliviar a dor. Deve-se evitar anti-inflamatórios, como Aspirina ou Ibuprofeno, pois aumentam o risco de hemorragia cerebral.

Quais são os sintomas de uma contusão?

Sintomas da contusão

Ela provoca sintomas como dor, inchaço, hematoma, vermelhidão e sensação de calor na região afetada. Esses incômodos podem passar em menos ou mais tempo, dependendo da intensidade da pancada sofrida.

O que causa a contusão?

A contusão é uma lesão nos tecidos e na musculatura que, na maioria das vezes, é causada por um trauma direto. Esportistas são muito atingidos por esse problema. A contusão causa dor no local onde foi realizado o contato, podendo resultar também em inchaço.

Quais são os tipos de contusões?

Existem três tipos principais de contusão: subcutânea, muscular e periosteal. Uma contusão subcutânea se forma logo abaixo da superfície da pele. Este tipo de lesão pode ser causado por uma queda, ser atingido por um objeto ou entrar em ação.

Você sabe o que REALMENTE é uma CONCUSSÃO? | Minuto da Terra

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os três tipos de trauma?

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Quais são os tipos de torção?

Três graus de severidade são usados para classificar essas entorses:
  • Entorse de primeiro grau (leve)
  • Entorse de segundo grau (moderada)
  • Entorse de terceiro grau (grave)

Como ocorre a contusão muscular?

A contusão muscular (figura 1) ocorre quando um músculo é submetido à uma força súbita de compressão como um golpe direto, por exemplo. Já nos estiramentos, o músculo é submetido a uma tração excessiva levando à sobrecarga das miofibras e, conseqüentemente, a sua ruptura perto da junção miotendínea.

Quanto tempo cura contusão?

A contusão óssea/edema pode demorar pouco tempo como duas semanas ou até um ano para cicatrizar. A maioria das lesões que vemos - muitas vezes causadas por quedas ou lesões de esmagamento - vão curar dentro de duas a seis semanas.

Como prevenir a contusão?

Para prevenir lesões não existe estratégia melhor do que o fortalecimento muscular, estabilização articular, treinamento de flexibilidade e correta prescrição de carga e repouso. Portanto, você vai precisar de um profissional de educação física.

Qual a principal característica que indica uma contusão *?

A contusão caracteriza-se por uma lesão traumática exercida sobre uma região do corpo por agente contundente na qual a pele resiste. Porém, a estrutura agredida nem sempre apresenta lacerações no meio externo, mantendo assim a continuidade da estrutura tecidual onde sofreu a lesão.

Qual o melhor remédio para contusão?

Geralmente, o especialista indica medicamentos específicos para o tipo de Contusão, além de Pomadas Anti-inflamatórias para o alívio da dor.
  • Sigma Farma 6.
  • Neo Quimica - Etico 2.
  • Salonpas 2.
  • Cosmed 1.
  • Gelol 1.
  • Laboratorio Bago Do Brasil 1.
  • Mantecorp SkinCare 1.
  • Salonsip 1.

Qual a diferença entre luxação contusão e entorse?

Uma fratura é um osso quebrado. Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões. Enquanto eles podem ser parecidos, são duas lesões diferentes.

Quanto tempo para se recuperar de uma pancada na cabeça?

Segundo o estudo, em 14 dias, 50% das pessoas se recuperam. Mas em 28 dias, 85% das pessoas conseguem se recuperar do trauma.

O que pancadas na cabeça podem causar?

“Desmaio, falta de resposta adequada a estímulos ou à fala, convulsões, sangramentos pelos ouvidos ou nariz, perda de líquido claro pelas mesmas extremidades, manchas roxas ao redor dos olhos, afundamento evidente da cabeça, sonolência ou vômitos.

Qual a diferença entre contusão e concussão cerebral?

Diferente da contusão, as concussões causam uma disfunção cerebral temporária, sem apresentar fratura do crânio ou feridas na cabeça. Elas podem ocorrer mesmo após um traumatismo crânio-encefálico menor, dependendo da intensidade com que o cérebro foi mobilizado no interior da caixa craniana.

Quanto tempo dói uma pancada?

Depende da gravidade dos ferimentos. A dor geralmente desaparece em 1-4 semanas após o acidente. O hematoma pode ser estendido, talvez para além do local inicial. Pode ser visível por várias semanas e pode até ser doloroso.

Qual a diferença de contusão e luxação?

A luxação é uma lesão que atinge as articulações que ligam dois ou mais ossos, provocando um deslocamento dos mesmos. Já a contusão é motivada por um trauma em um ponto específico, lesionando tecidos e musculatura, com vermelhidão ou roxidão e dor no local.

O que fazer em caso de contusão muscular?

O tratamento para a contusão muscular inclui o uso de gelo no local, pomadas anti-inflamatórias, alongamentos, repouso e, aos poucos, a retoma da atividade física. Em alguns casos a fisioterapia é indicada para acelerar a recuperação, através de equipamentos próprios como o ultrassom, por exemplo.

Como pode ocorrer uma lesão?

Ou seja, pode ser uma pancada, uma batida ou uma lesão por um movimento brusco ou por desaceleração do movimento. As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. “As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto).

Qual a principal causa da distensão muscular?

A principal causa da distensão muscular encontra-se no esforço exagerado para a realização de uma contração no músculo.

O que é uma lesão muscular?

Lesões indiretas: ocorrem na ausência de contato e são observadas em modalidades esportivas que exigem grande potência na realização dos movimentos. Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo.

Como saber se a entorse é grave?

A dor é imediata e forte após o entorse, não conseguirá caminhar ou até exercer força no pé (pôr o pé no chão ou “pisar”). Assim, quanto maior a dor e o edema (inchaço), mais grave será a lesão e consequentemente mais demorada será a fase de reabilitação.

Quanto tempo demora para curar um tornozelo torcido?

Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse. Nem todas as pessoas vão conseguir apoiar imediatamente o pé, porém quando o tratamento foi bem realizado, em geral, o apoio é bem precoce.

O que é uma entorse e quais são os tipos que ocorre?

A entorse é uma lesão ligamentar traumática, ou seja, que afeta os ligamentos de determinada articulação. Os casos mais comuns são de torção no joelho, tornozelo e dedos da mão. Ela ocorre por causa de movimento brusco, principalmente durante a prática de esportes de contato, como futebol e basquete.

Artigo anterior
Qual papa foi ruim?
Artigo seguinte
Qual deusa nasceu da cabeça do pai?