O que é um dispositivo de proteção contra surtos?

Perguntado por: Edgar Vieira de Carvalho  |  Última atualização: 12. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

Dispositivo de proteção contra surtos ou "supressor de surto" [nota em Portugal é conhecido por descarregadores de sobretensão ou Limitadores de sobretensão] são dispositivos protetores de surto ...

Para que serve o dispositivo de proteção contra surtos?

Os dispositivos de proteção contra surtos – ou SPD (Surge Protection Devices) – são equipamentos que protegem nossos aparelhos dos surtos de tensão. Eles se distinguem por duas vantagens importantes: são baratos e podem ser acoplados a um equipamento/instalação/sistema já existente.

Como se chama dispositivo de proteção contra surtos?

O dispositivo de proteção contra surtos, também conhecido como DPS ou como “supressor de surto”, é um equipamento destinado ao descarregamento de cargas sobrepressão, ou seja, tem como principal função proteger máquinas que funcionam com energia elétrica de picos de alta tensão.

Qual a função de um dispositivo de proteção contra surtos DPS ):?

O Dispositivo de Proteção contra Surtos, normalmente chamado pela sigla DPS, também é conhecido como Protetor de Surto ou Supressor de Surto e tem como finalidade detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.

Onde deve ser instalado o dispositivo de proteção contra surtos?

Dispositivo de proteção de surto

O DPS é instalado entre a linha e o terra (sistema TN) e, assim, limita a diferença de potencial durante um transiente de tensão (Figura 1).

Dispositivo de proteção contra surtos - O que é?

34 questões relacionadas encontradas

Onde deve ser instalado o DPS?

O DPS deve ser instalado junto ao padrão de entrada da unidade consumidora (caixa de medição) acompanhado de um adequado aterramento com vistas a desviar eventuais defeitos transitórios á terra.

O que é surto atmosférico?

Essas sobre tensões, também chamadas de surtos, são caracterizadas por uma taxa elevada de variação de tensão, corrente ou potência em um curto período de tempo, que se propaga no sistema elétrico e causa danos.

Como funciona o dispositivo DPS?

O princípio de funcionamento dos DPS é simples, quanto maior a tensão aplicada sobre seus terminais menor a resistência elétrica. ... Dessa forma, no final da vida útil o varistor se torna um curto circuito e não pode continuar conectado ao sistema devido ao risco deste poder causar um princípio de incêndio.

Quando o DPS é acionado?

Quando o DPS é acionado ele fecha um curto entre fase e terra, porém este período de tempo é extremamente curto, como citado anteriormente. ... Assim como todo dispositivo o DPS também chega ao fim sua vida útil, quando seu circuito interno já não consegue realizar o fechamento entre fase e terra com extrema velocidade.

O que tem por dentro de um DPS?

Por dentro do cartucho temos apenas um componente elétrico que é o varistor, a peça azul que ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. Varistor, ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. Os varistores podem ser enquadrados em uma categoria de “resistores especiais”.

Quais os tipos de DPS?

Dispositivo de Proteção contra Surtos ou DPS
  1. 1 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 1. ...
  2. 2 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 2. ...
  3. 3 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 3. ...
  4. 4 – Que dispositivos de proteção contra surtos devem ser escolhidos e onde devem ser instalados?

O que é um dispositivo DR?

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Como saber se o dispositivo de surto está funcionando?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

Quantos DPS devo usar?

Em geral, são utilizados os seguintes valores: Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA. Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA. Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.

Porque DPS queima?

Um fusível ou disjuntor não protege nada contra raios! ... É muito comum que o equipamento queime por causa do surto e o fusível ainda esteja inteiro e o disjuntor não tenha desarmado. Quando o fusível queima ou o disjuntor abre, normalmente é porque o equipamento queimou e entrou em curto-circuito.

Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Ele pode ser instalado sozinho ou em cascata com um DPS Classe I ou com outro DPS Classe II, Repare que em nenhum momento foi dito que a diferença é o valor da corrente de impulso que ele conduz. Um DPS Classe 1 de 40kA tem um objetivo diferente de proteção que um DPS Classe II com os mesmos 40kA.

O que é e como instalar DPS?

A instalação de DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) é um procedimento onde se instala um dispositivo com o intuito de atuar na alteração de sua impedância interna.

O que é um surto de energia?

Ao atingir a rede elétrica direta ou indiretamente, os raios causam aumento súbito da tensão (voltagem). Esse fenômeno é chamado de surto elétrico, que se propaga até encontrar um ponto de passagem até a terra.

O que um surto elétrico pode causar?

Caso não haja proteção, o surto elétrico causa danos em equipamentos eletrônicos ou na rede elétrica. Podem inclusive causar acidentes caso haja uma pessoa próxima ou segurando um aparelho eletrônico no momento da sobretensão, por exemplo.

Qual é o destino das correntes de um surto?

Deve-se lembrar que as correntes de surto desviadas sempre vão para algum lugar no circuito. Elas simplesmente não desaparecem! O sistema de aterramento é o destino destas correntes.

Como saber se o Clamper queimou?

Clamper tem um LED indicador do bom funcionamento. o usuário que não tem uma indicação visual do estrago. Ai depende aonde será utilizado esse DPS.

Quando usar um dr?

De acordo com o item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, o dispositivo DR é obrigatório desde 1997 nos seguintes casos:
  1. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.
  2. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.

Artigo anterior
Quais são os componentes do sistema nervoso periférico?
Artigo seguinte
O que e carta de apresentação para emprego?