O que é uma Constituição flexível?

Perguntado por: Carlota Domingues Cruz  |  Última atualização: 3. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

Constituição flexível é aquela que não determina em seu texto nenhum requisito para a sua alteração, não possuindo, assim, grau de dificuldade para a sua modificação que se dará da mesma maneira que as leis comuns.

O que é Constituição rígida e flexível?

Rígida: é aquela que possui um procedimento de alteração mais rigoroso (é a constituição difícil de ser alterada). Flexível: possui o mesmo procedimento de alteração das demais leis (é a constituição fácil de ser alterada).

O que é Constituição rígida?

As Constituições rígidas são aquelas que exigem um processo legislativo mais árduo, mais difícil, para a sua alteração (CFRB/88 - art. ... As Constituições flexíveis são aquelas que não possuem um processo legislativo de alteração mais dificultoso do que o processo legislativo de alteração das normas infraconstitucionais.

Qual país tem Constituição flexível?

I - Em países de constituição flexível como a Inglaterra, as leis constitucionais não gozam de proteção específica contra a reforma de modo que podem ser revogadas por outras leis sem formalidades especiais, o que implica não haver controle de constitucionalidade pelo poder judiciário.

O que é uma Constituição Semirigida?

Tem-se uma constituição semi-rígida quando esta permita a alteração de seus preceitos e normas, não tolerando a modificação de seus princípios. Quando uma constituição tolera somente alterações de suas normas não admitindo alterações em seus preceitos e princípios, tem-se uma constituição rígida.

Constituição Rígida, Flexível e Semirrígida

27 questões relacionadas encontradas

Quais são as concepções que explicam o conceito de constituição?

Dentre elas, destaca-se as concepções: sociológica, política e jurídica. A concepção sociológica de constituição está fortemente relacionada ao pensamento de Ferdinand Lassale. ... Dessa forma, tem-se que a Constituição jurídica é apenas um papel, já a Constituição real, esta não é jurídica, mas sim política.

O que é a constituição dogmática?

Constituição dogmática é aquela que resulta da aplicação de princípios ou dogmas, de forma consciente, para a organização fundamental do Estado. Constituição histórica.

Quem aprova a constituição que rege uma nação?

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Qual é a maior constituição do mundo?

A Constituição da Índia é a Constituição mais longa escrita de qualquer país do mundo, contendo 448 artigos e 94 emendas com 117 369 palavras em sua versão na língua inglesa.

O que foi a promulgação da Constituição de 1988?

O documento constitucional assegurou garantias aos direitos fundamentais, qualificou como inafiançável crimes como tortura e ações armadas contra o estado democrático e a ordem constitucional, criando mecanismos legais para impedir golpes de qualquer natureza.

Por que a Constituição de 1988 é rígida?

As Constituições se dividem, quanto ao seu processo de reforma, em flexível, semi-flexível e rígida. ... A Constituição Federal de 1988 é rígida porque sua modificação exige a aprovação de projeto de emenda constitucional, cuja proposta só pode ser feita pelos legitimados do art.

O que significa dizer que uma Constituição e outorgada?

Constituição outorgada é aquela que parte do soberano, ou da autoridade que governa, e é “dada” ao povo. Constituição promulgada ou dogmática é aquela que resulta das assembléias populares. É também chamada pelo qualificativo de “imposta” porque o povo, através de seus representantes, a impõe a autoridade que governa.

O que são normas constitucionais programáticas?

Por definição, normas programáticas são metas constitucionalmente assentadas que devem ser perseguidas pelo Estado. Este deverá adotar políticas públicas tendentes à consecução desses fins.

Como é o processo de alteração de uma Constituição flexível?

3 - Flexíveis: são as constituições que não exigem, para sua atualização ou modificação, processo distinto daquele referente à elaboração das leis. Podem ser alteradas por procedimento legislativo ordinário, razão pela qual também são chamadas de plásticas.

É correto dizer que a diferença entre Constituição rígida e flexível está no fato de esta última pode ser alterada e aquela não porquê?

não, a constituição flexível pode ser alterada com maior facilidade, porém, a constituição rígida é mais burocrática para ser alterada, no entanto pode ser modificada e está representada no artigo 60 da CF, ou seja, a diferença está no modo de como (burocracia) a constituição vai ser alterada.

Qual foi a primeira constituição do mundo?

A primeira constituição escrita, ao menos do ponto de vista da maioria dos autores, foi a dos Estados Unidos da América, em 1787, seguindo-se-lhe a da França, 1791, cuja causa foi a Revolução francesa de 1789.

Qual é a segunda maior constituição do mundo?

Constituição brasileira é a segunda maior do mundo.

Qual a pior constituição do mundo?

A Constituição Federal é tão falha que já foi alterada por mais de 100 emendas. Ao longo de seus quase 300 anos de história, a Carta Magna dos norte-americana recebeu nem 30 emendas: uma média de nove emendas por século.

Quem faz as leis da Constituição federal?

Em países democráticos, a Constituição é redigida por uma Assembleia Constituinte, formada por representantes escolhidos pelo povo. No Brasil, a Constituição de 1988 foi elaborada pelo Congresso Constituinte, composto por deputados e senadores eleitos democraticamente em 1986 e empossados em fevereiro de 1987.

O que constitui uma Constituição?

Uma constituição é um conjunto base de leis, normas e regras de um país ou, até mesmo, de uma instituição. ... Enquanto legislação, a constituição é a lei máxima que apresenta os limites do poder do governo e descreve os deveres e direitos de cada cidadão.

O que determinava a Constituição de 1824?

A Constituição de 1824 vigorou no Brasil durante todo o período imperial até a Proclamação da República, em 1889. A Constituição de 1824 estabeleceu no Brasil uma monarquia constitucional hereditária e representativa. As províncias não teriam autonomia e seriam governadas por pessoas indicadas pelo imperador.

Qual a classificação da Constituição do Brasil?

A Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, classifica-se como promulgada, formal, analítica, dogmática, eclética, (pragmática), dirigente, normativa (ou tendente a sê-la), rígida e escrita codificada.

O que é uma Constituição compromissória?

Constituição Pluralista ou Compromissória

Constituições pluralistas ou compromissórias são aquelas que possuem normas inspiradas em ideologias diversas. Geralmente resultam de um compromisso entre os diversos grupos participantes do momento constituinte.

Quais as classificações da Constituição?

A Constituição Federal de 1988 classifica-se como promulgada, formal, analítica, dogmática, eclética (pragmática), dirigente, normativa (ou tendente a sê-la), rígida e escrita codificada.

O que são normas programáticas de exemplos?

Alguns exemplos de normas programáticas são as cláusulas nas constituições que falam sobre a busca pelo pleno emprego, pela igualdade de gênero ou mesmo pelo acesso universal à educação fundamental, ou seja, temas que, diferentemente do que muita gente imagina, não são encontrados em muitas constituições pelo mundo.

Artigo anterior
Qual é a importância das aranhas?
Artigo seguinte
O que é trabalho esporádico?