Quais as vantagens da esterilização por vapor saturado sob pressão?

Perguntado por: Cristiana Soares de Esteves  |  Última atualização: 18. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

O vapor saturado sob pressão é a forma mais efetiva para utilização em procedimentos de esterilização, pois este tipo de vapor consegue penetrar em objetos porosos e permite assegurar a secagem após o processo.

Quais as vantagens da esterilização pelo vapor sob pressão?

VANTAGENS DA ESTERILIZAÇÃO PELO VAPOR SATURADO SOB PRESSÃO:

- eficácia; - rapidez; - ausência de toxicidade.

Como é o processo de esterilização por vapor saturado sob pressão?

O processo de esterilização por vapor saturado utiliza agua purificada, que é transformada em vapor saturado. Após a transferência de calor latente para os produtos para saúde, é realizada a termocoagulação e a desnaturação das enzimas e proteínas que formam a estrutura dos microrganismo.

O que é vapor saturado por pressão?

Vapor saturado ou vapor seco é o tipo de vapor que obtemos se todas as moléculas de água permanecerem no estado gasoso. Pegue uma chaleira, por exemplo, que apita quando está pronta. O vapor não escapa livremente porque a pressão é controlada de acordo com o uso pretendido.

Quais as vantagens e desvantagens da esterilização?

Vantagens: Rapidez, eficiência, baixa temperatura. Desvantagens: Custo alto do equipamento e processo, incompatibilidade de embalagens.

Vapor Saturado Sob Pressão - Métodos de Esterilização

45 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens e desvantagens da esterilização por vapor a baixa temperatura e formaldeído?

A esterilização com Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído (VBTF), corriparando com a esterilização a ETO, também apresenta desvantagens como ser carcinogênico, apresenta baixa penetração nas embalagens e dificuldade de quantificar e retirar o produto dos materiais, pondo em dúvida a confiabilidade na esterilização.

Quais são as vantagens da esterilização?

Além disso, a esterilização garante:
  • Segurança para pacientes e profissionais.
  • Obediência às normas legais estabelecidas pela Anvisa.
  • Maior vida útil aos materiais médicos.
  • Economia e otimização de recursos.

Qual a vantagem de usar o vapor saturado?

Entre as vantagens do vapor saturado está a de manter a temperatura constante durante o processo de condensação. Ou seja, nas indústrias que exigem processos sensíveis à mudança de calor, o vapor é a melhor solução, dado que o processo de condensação não varia a temperatura.

Para que serve o vapor saturado?

O vapor no estado saturado é feito tanto de água na fase líquida quanto de água na fase gasosa. O vapor gerado através do uso de uma caldeira é fundamentalmente vapor saturado. Ele tem muitas propriedades que o tornam uma excelente fonte de calor, e portanto, é muito usado como uma fonte de calor de 100 °C – 200 °C.

O que significa vapor saturado?

Vapor saturado: é a camada mais próxima da superfície líquida, encontra-se no limiar do estado líquido e gasoso, podendo apresentar-se seca ou úmida. Vapor úmido: é normalmente formado quando o vapor carrega a água que fica nas tubulações. Vapor super aquecido: vapor saturado submetido à temperaturas mais elevadas.

Qual a compatibilidade da esterilização por vapor saturado?

A esterilização a vapor é realizada com um vapor saturado, normalmente a 134ºC. Todos os materiais críticos termorresistentes devem ser esterilizados por vapor saturado sob pressão pois, esse método de esterilização, elimina os microrganismos mais facilmente.

Qual equipamento usado na esterilização por vapor saturado?

Autoclave é um aparelho que esteriliza materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão (que pode variar de grau, de acordo com o tipo de material).

Quais os tipos de esterilização a vapor?

Esse tipo de esterilização utiliza autoclaves para a realização do processo. Ele pode ser subdividido em outros dois tipos também comuns, o vapor úmido e o vapor superaquecido. Para realizar a esterilização de materiais com vapor saturado sob pressão, é preciso que alguns cuidados sejam tomados.

O que é esterilização por vapor saturado?

O vapor saturado é considerado um dos melhores métodos de esterilização para produtos termorresistentes, em razão da capacidade de destruir esporos bacterianos em curto período de exposição, aquecendo rapidamente os produtos pela transferência de calor, que ocorre pela condensação do vapor ao entrar em contato com as ...

Qual o método de esterilização mais eficaz?

Óxido de etileno (ETO)

É um dos métodos mais eficazes e utilizados no processamento. A autoclave é um tipo de esterilização por óxido de etileno e sua ação se dá pela reação com uma proteína no núcleo da célula, impedindo a reprodução do microrganismos.

Quais os 3 tipos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (vapor, calor e radiação) e químicos (compostos fenólicos, halogênios, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Qual é a diferença entre o vapor saturado e vapor superaquecido?

A diferença entre o vapor saturado e o vapor superaquecido é que o vapor saturado está pronto para condensar, ou seja, se retirarmos mais um pouco de calor ele irá condensar. O vapor superaquecido está longe de condensar, podemos retirar um pouco do calor dele, mas isso apenas iria diminuir a sua temperatura.

Para que serve a pressão de vapor?

A pressão de vapor é uma medida da tendência de evaporação de um líquido. Quanto maior for a sua pressão de vapor, mais volátil será o líquido, e menor será sua temperatura de ebulição relativamente a outros líquidos com menor pressão de vapor à mesma temperatura de referência.

Qual é a inconveniência na utilização do vapor saturado?

Qual é a inconveniência na utilização do vapor saturado e como evitá-la? O inconveniente é a formação do condensado. É praticamente impossível evitar a formação do condensado, uma vez que qualquer troca de calor do vapor saturado irá forma o condensado.

Por que o sistema de esterilização a vapor que é o mais utilizado na CME deverá ser evitado?

O vapor úmido deve ser evitado, pois tem menos calor que o vapor saturado e produz gotículas de água em suspensão, o que pode causar problemas, tanto na esterilização como na secagem final do material.

O que é a temperatura de saturação?

O termo temperatura de saturação designa a temperatura na qual ocorre a vaporização a uma dada pressão, e esta pressão é chamada pressão de saturação para a dada temperatura. Portanto, para a água a 99,6 °C a pressão de saturação é de 0,1 MPa, para a água a 0,1 MPa a temperatura de saturação é de 99,6 °C.

Quais são os 4 métodos de esterilização?

A escolha do método mais eficiente dependerá do tipo de produto utilizado e podem ser físicos, químicos ou uma combinação de ambos. Os processos de esterilização mais utilizados são a Autoclavagem (vapor), Óxido de Etileno e Radiação Gama.

Quais os tipos de esterilização e explique cada uma delas?

A esterilização por processos físicos pode ser através de calor úmido, calor seco ou radiação. A esterilização por radiação tem sido utilizada em nível industrial, para artigos médicos-hospitalares. Ela permite uma esterilização a baixa temperatura, mas é um método de alto custo.

Quais as vantagens e desvantagens da esterilização pelo calor seco?

A esterilização por calor seco é realizada através do uso de ar quente, atingindo temperaturas elevadas. É adequado para instrumentos que não podem ser autoclavados devido à presença de componentes sensíveis à umidade. Vantagens: Não causa corrosão.

Artigo anterior
Como fica aposentadoria para quem trabalhou antes de 1994?
Artigo seguinte
Qual o papel do dono de uma empresa?