O que é uma conjunção integrante?

Perguntado por: Luna Mónica de Rodrigues  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

Conclusão: nesse caso, o “que” se classifica como uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva (subjetiva).

Que conjunção integrante exemplos?

Exemplos de que como conjunção integrante
  • É essencial que você tenha uma alimentação saudável.
  • Eu só desejo uma coisa: que eu consiga terminar meu doutorado.
  • Já sabemos que você irá embora amanhã.
  • Sei que será necessário um grande investimento inicial.

Que é se conjunção integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

O que é uma oração subordinada integrante?

A oração subordinada integrante inicia-se por que ou se. Também se chama completiva porque completa o sentido da oração subordinante, sem a qual o seu sentido ficaria incompleto. Exemplo: «Disse-te que viesses cedo». ... Neste frase complexa, a oração subordinante é «Não basta a tua vontade».

O que é pronome integrante?

A palavra se será pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que são os que não se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixar-se, zangar-se, ater-se, abster-se, etc.

CONJUNÇÃO INTEGRANTE: APRENDA A IDENTIFICAR!

27 questões relacionadas encontradas

Como saber se o se é conjunção integrante?

A conjunção integrante SE se ocorre em período composto, dado que ela completará a oração principal. Para saber se realmente há conjunção integrante, basta fazer a troca pelo termo "isso": Diga se me ama de verdade. Diga ISSO.

Como saber se é conjunção integrante?

Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.

Quais são as orações integrantes?

Termos integrantes da oração: termos que integram e complementam o sentido da oração; Termos acessórios da oração: adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto. Os mais importantes termos integrantes da oração são: complementos nominais, objeto direto e objeto indireto (complementos verbais), e agente da passiva.

Que conjunção subordinativa integrante?

As Conjunções Subordinativas Integrantes são as que ligam duas orações, sendo que a segunda é sujeito ou complemento da primeira: que, se. O professor observará se o aluno está estudando. O país espera que cada cidadão busque seus direitos.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Em que período o se é uma conjunção integrante?

Conjunção subordinativa integrante: quando inicia uma oração subordinada substantiva. Exemplo: Perguntei se ela estava bem. 1.2. Conjunção subordinada condicional: quando inicia uma oração subordinada adverbial condicional.

Que tipo de conjunção E a palavra se?

Conjunções Integrantes

Introduzem orações subordinadas com função substantiva: que, se.

O que é uma conjunção exemplos?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

Que como pronome relativo ou conjunção integrante?

Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. ... Por tal razão é que ele se classifica como um pronome relativo, haja vista que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.

Que como conjunção explicativa?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

O que é uma conjunção aditiva adversativa é integrante?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Quais são conjunções aditivas?

Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivas
  • e.
  • nem.
  • bem como.
  • não só (...) mas [também]
  • não apenas (...) como [também]
  • não somente (...) como [ainda]

Quais os termos integrantes?

Os termos integrantes da oração são aqueles que integram, principalmente, o sentido de verbos e substantivos presentes na oração. Os principais termos integrantes da oração são os complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), o complemento nominal e o agente da passiva.

Como identificar o período composto?

Período é um enunciado composto de uma ou mais oração, ou seja, de construções que contém um ou mais de um verbo/forma verbal. Quando contém apenas um verbo, é chamado de período simples; quando contém dois ou mais verbos, é chamado de período composto.

Como identificar uma conjunção coordenativa?

Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa. A conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Veja o exemplo: Ele venderá brinquedos ou revistas.

Quando o que é conjunção?

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

Como usar a conjunção se?

a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.

O que a palavra se?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

Artigo anterior
Qual a finalidade da drenagem linfática?
Artigo seguinte
Quanto gasta uma boca de fogão?