O que é uma configuração eletrônica?

Perguntado por: Marco Bruno Ferreira  |  Última atualização: 24. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (8 avaliações)

A configuração eletrônica ou configuração eletrónica de um átomo ou íon é uma descrição da distribuição dos seus elétrons por nível de energia. As configurações eletrônicas descrevem cada elétron como se movendo independentemente em um orbital, em um campo médio criado por todos os outros orbitais.

Como fazer a configuração eletrônica?

A ordem de preenchimento fica assim: 1s, 2s, 2p, 3s, 3p, 4s, 3d, 4p, 5s, 4d, 5p, 6s, 4f, 5d, 6p, 7s, 5f, 6d, 7p, 8s. A configuração eletrônica de um átomo com todos os orbitais preenchidos ficaria assim: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10 6p6 7s2 5f14 6d107p6.

Qual é a sua configuração eletrônica?

Configuração eletrônica: descreve a estrutura eletrônica de um átomo com todos os orbitais ocupados e o número de elétrons que cada orbital contém. No estado fundamental de átomos com muitos elétrons, os elétrons ocupam orbitais atômicos de modo que a energia total do átomo seja a mínima possível.

O que é configuração eletrônica exemplos?

As configurações eletrônicas descrevem onde os elétrons estão localizados ao redor do núcleo de um átomo. Por exemplo, a configuração eletrônica do lítio, 1s²2s¹, nos diz que o lítio tem dois elétrons no subnível 1s e um elétron no subnível 2s.

Quem criou a configuração eletrônica?

Um problema para os químicos era construir uma teoria consistente que explicasse como os elétrons se distribuíam ao redor dos átomos, dando-lhes as características de reação observadas em nível macroscópico.

Tabela Periódica e Configuração eletrônica [Módulo 03 - Aula 03]

36 questões relacionadas encontradas

Qual a configuração eletrônica correta do elemento Zirconio?

A configuração eletrônica correta do elemento zircônio (Z = 40) em níveis de energia, como átomo isolado e no estado gasoso é: (A) K = 2; L = 8; M = 18; N = 12.

O que é configuração eletrônica por nível de energia?

A configuração eletrônica ou configuração eletrónica de um átomo ou íon é uma descrição da distribuição dos seus elétrons por nível de energia. As configurações eletrônicas descrevem cada elétron como se movendo independentemente em um orbital, em um campo médio criado por todos os outros orbitais.

O que é configuração de Valência?

A Camada de Valência é a última camada de distribuição eletrônica de um átomo. Por ser a camada mais externa, também é a que fica mais distante do núcleo atômico. De acordo com a Regra do Octeto, a camada de valência precisa de oito elétrons para se estabilizar. ... A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons.

Como é feita a configuração eletrônica de um elemento químico?

A configuração eletrônica de um átomo no modelo de mecânica quântica é declarada listando os orbitais ocupados, em ordem de preenchimento, com o número de elétrons em cada orbital indicado por sobrescrito. Nesta notação, a configuração eletrônica de sódio seria 1s22s22p63s1, distribuída nos orbitais como 2-8-1.

Como saber camada de valência?

Podemos determinar a camada de valência de um átomo utilizando o número de elétrons para realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Na distribuição eletrônica do telúrio, temos que sua camada de valência é a quinta, pois é o nível mais distante do núcleo desse átomo.

O que é uma camada de valência?

Camada de valência é a seção mais externa de um átomo, ou seja, é a parte mais distante do núcleo. O átomo é a parte da matéria que não pode ser dividida e ele é constituído por prótons, nêutrons e elétrons.

O que é um subnível mais energético?

Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o último a ser preenchido, isto é, o 3d.

Quais são os níveis e subníveis de energia?

A estrutura fina dos espectros foi explicada quando os cientistas descobriram que os níveis de energia são formados por subdivisões, chamados de subníveis. Os subníveis são designados pelas letras minúsculas s,p,d,f,g,h etc. As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera.

O que são os níveis e subníveis de energia?

O diagrama de Pauling representa os níveis, que são as camadas eletrônicas do átomo. São sete níveis, enumerados de forma crescente do mais próximo ao núcleo para fora (1, 2, 3... 7) e, denominados, respectivamente, pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f.

Qual a configuração eletrônica do íon Ni2+?

A configuração eletrônica do íon Ni2+ (Z = 28) é: a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10.

Qual a configuração eletrônica do átomo de cálcio z-20?

O Ca tem número atômico (Z) = 20 e Massa Atômica (A) = 40, está localizado na grupo 2 ou família 2A e no 4o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N2.

Qual a configuração eletrônica para o elemento de número atômico 28?

(VUNESP-SP) Para o elemento de número atômico 28, a configuração eletrônica é a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10.

Como surgiu a distribuição eletrônica?

Distribuição eletrônica em camadas

Após terem surgido vários modelos atômicos, o modelo de Bohr sugeriu a organização da eletrosfera em órbitas. Os elétrons se organizam e distribuem-se pelas camadas eletrônicas, estando uns mais próximos do núcleo e outros mais distantes.

Qual é a configuração eletrônica do subnível mais externo do selênio?

A configuração eletrônica do átomo de Selênio no estado fundamental é: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p4.

Artigo anterior
O que faz Setor da qualidade?
Artigo seguinte
O que é marca de certificação exemplo?