O que é antijuridicidade ou ilicitude?

Perguntado por: Madalena Eva Azevedo Nascimento  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)

Antijuridicidade ou ilicitude é o fato típico que é contrário ao ordenamento jurídico. Trata-se do comportamento que se enquadra no texto legal e que não possui autorização para ser praticado, não incorre em nenhuma hipótese excludente e traz circunstâncias que não justificam a sua prática.

O que é Antijuridico no direito penal?

A antijuridicidade é a relação de contrariedade entre o fato e o ordenamento jurídico. Não basta, para a ocorrência de um crime, que o fato seja típico (previsto em lei). É necessário também que seja antijurídico, ou seja, contrário à lei penal, que viole bens jurídicos protegidos pelo ordenamento jurídico.

O que é uma ilicitude?

A ilicitude é um ato que vai contra a previsão da lei e, como consequência, causa um dano a um bem que é protegido pelo Direito. Para isso, é preciso que o fato praticado seja previsto na lei como um fato tipificado. Ou seja, se o fato for previsto na legislação, será considerado um crime.

Quais os elementos da ilicitude?

São elas: estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular do direito. Além das causas de justificação contidas na parte geral existem outros casos na parte especial do código, bem como em outros estatutos jurídicos.

Qual a diferença entre tipicidade e antijuridicidade?

Ao contrário da tipicidade, que é um juízo de fato, a antijuridicidade é um juízo de valor, é objetiva, independe das condições do autor do fato. Um homicídio é sempre ilícito, seja praticado por um agente capaz ou incapaz. Existirá diferença quanto à culpabilidade, à imputabilidade.

Direito Penal - Art 23 CP - Ilicitude e Antijuridicidade

45 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de tipicidade e ilicitude?

Assim, a tipicidade seria um indício da ilicitude, sendo regra que toda conduta humana tida como típica seja também ilícita, exceto quando estiver justificada pelas causas de exclusão de ilicitude.

Quando ocorre erro de tipo?

O erro de tipo ocorre quando o indivíduo, desconhecendo um ou vários elementos constitutivos do tipo penal, não sabe que pratica um fato descrito em lei como infração penal quando na verdade o faz. ... No erro de tipo, o sujeito quer praticar um crime, mas, por erro, acaba por cometer um fato penalmente irrelevante.

Quais são os tipos de excludentes de ilicitude?

Dentre as excludentes de ilicitude, serão abordadas as previstas em lei, quais sejam: Estado de Necessidade, Legítima Defesa, Estrito Cumprimento de Dever Legal e Exercício Regular de Direito.

Qual a principal função da ilicitude?

A ilicitude é meramente formal, consistindo na análise da presença ou não das causas excludentes (legítima defesa, estado de necessidade etc.), sendo totalmente inadequado o termo “ilicitude material” (o que é material é a tipicidade, e não a ilicitude).

Quais são as quatro excludentes de ilicitude?

São quatro as causas legais, quais sejam: a) legítima defesa; b) estado de necessidade; c) estrito cumprimento do dever legal e d) o exercício regular de direito.

O que é uma pessoa inimputável?

O artigo 26 do Código Penal descreve o conceito do que é um inimputável. Segundo o referido artigo, pessoas que, por doença ou mal desenvolvimento mental, não podiam entender que o ato que cometeram era um crime, e por isso não são penalizadas... ... Se for parcial, a pessoa é penalizada mas pode ter a pena reduzida.

O que é o artigo 23?

Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito".

O que significa ser inimputável?

A lei penal vigente define o inimputável como “o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato”.

O que é um fato típico e antijurídico?

Ambas consideram que para que haja crime é necessário que o fato seja típico, ou seja, um acontecimento que corresponde exatamente a um modelo de fato contido em uma norma penal incriminadora, e antijurídico, um fato ilícito, ou seja um comportamento humano que descumpre, desrespeita e infringe uma lei penal e que ...

O que é um ato ilícito?

A ilicitude é a contradição entre a conduta e o ordenamento jurídico, consistindo na prática de uma ação ou omissão ilegal. Isto é, a conduta é contrária ao Direito. A princípio todo fato típico também é ilícito. ... Por exemplo: matar alguém como legítima defesa, a lei considera que a conduta não é ilícita.

O que são fatos Antijuridicos?

Antijurídico é todo o fato praticado pelo agente e que seja contrário às normas do direito penal.

Quais são as causas de exclusão de ilicitude?

Causas de exclusão da ilicitude
  • Estado de necessidade.
  • Legítima defesa.
  • Estrito cumprimento de dever legal.
  • Exercício regular de direito.
  • Excesso.

Quais são as excludentes de ilicitude e culpabilidade?

A legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito consistem em causa excludentes da ilicitude. A coação moral irresistível e a obediência hierárquica são causas excludentes da culpabilidade.

O que é e quais são as causas Dirimentes?

As exculpantes, também denominadas de dirimentes ou eximentes, são as causas excludentes da culpabilidade e são, portanto, assim agrupadas: por ausência de imputabilidade, por ausência de potencial conhecimento da ilicitude e por ausência da culpabilidade por inexigibilidade de conduta diversa.

Quais são os tipos de erro de tipo?

O erro de tipo possui as seguintes espécies:
  • Erro essencial: recai sobre um elemento do tipo, sem o qual o crime não existiria.
  • Erro acidental: recai sobre circunstâncias acessórias. ...
  • Erro invencível ou inevitável: Se o agente atuou com erro apesar de ter tomado os cuidados objetivos.

O que é um erro de tipo?

“Erro de tipo é a falsa percepção da realidade acerca dos elementos constitutivos do tipo penal.

Quando ocorre erro de proibição?

O erro de proibição ocorre quando o agente não compreende um fato como ilícito ou o enxerga como permitido.

O que é a tipicidade da conduta?

É a conformidade do fato praticado pelo agente com a descrição de cada espécie de infração contida na lei penal incriminadora. Assim, para um fato ser considerado típico precisa adequar-se (subsumir-se) a conduta abstratamente descrita na lei penal.

Quem são os inimputáveis exemplos?

Os doentes mentais ou os que possuem o desenvolvimento mental incompleto ou retardado, e que no momento do delito, se encontravam em estado incapaz de compreender a ilicitude do ato. Os menores de 18 anos.

Quais são os penalmente inimputáveis?

“Art. 27 - Os menores de dezoito anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial.” ... Pelo estatuto, o menor, seja em qualquer situação, não comete crime, e sim atos infracionais, e atos infracionais não possuem caráter penal e sim administrativo.

Artigo anterior
Qual o valor para não ser taxado no AliExpress?
Artigo seguinte
O que é um decreto autônomo?