O que é uma concepção racionalista?

Perguntado por: Duarte Barbosa Borges  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

Os racionalistas defendem que as ideias surgem da pura e simples capacidade racional e impulsionam o intelecto, formando os conhecimentos com base nas leis universais da razão.

O que foi a concepção racionalista?

A concepção racionalista - se estende dos gregos até o final do século XVII – afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como matemática, portanto, capaz de provocar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar qualquer dúvida possível.

O que é uma ideia racionalista?

O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo. O filósofo, físico e matemático René Descartes foi um dos principais difusores dos pensamentos ligados a essa teoria.

O que é uma concepção empirista?

Basicamente, o empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por meio da vivência e das apreensões de nossos sentidos.

O que é o empirismo e racionalismo?

Assim, entende-se o racionalismo como lógica e razão, valorizando a intuição do próprio ser humano. O empirismo, por sua vez, é entendido como experiências e experimentação, deixando a intuição de lado e focando no que o sensorial mostra.

O que é Pensamento Filosófico ║Conceito, Definições, Características e muito +║Resumo animado

29 questões relacionadas encontradas

Quais as principais diferenças entre o racionalismo e empirismo?

Enquanto o empirismo valoriza as ciências experimentais, o racionalismo busca explicar os fenômenos a partir do estudo das ciências exatas. Segundo essa linha de pensamento, o conhecimento só será alcançado por meio do bom uso da razão.

Qual o principal ideia do racionalismo?

O Racionalismo difere do Empirismo por não consider o método experimental como um bom recurso na busca pela verdade. Entre outras coisas, o Racionalismo apoia a intuição e ideias inatas, conhecimentos presentes no ser humano sem prévia visualização, enquanto o Empirismo repudia tais ideias.

Quem são os racionalistas?

Nessa escola filosófica as ideias não fundamentadas em raciocínios lógicos e racionais não são validadas. Ou seja, o empirismo, que acredita na obtenção de informações a partir dos sentidos humanos, foi um modo de pensar muito rebatido à época. Os principais racionalistas modernos são René Descartes e Baruch Spinoza.

Quais são os pilares do racionalismo?

Toda a doutrina da razão se apoia em dois pilares: a experiência que nos é dada pelos sentidos é insuficiente para se poder atingir o conhecimento; o pensamento através da razão é capaz de atingir a verdade absoluta, pois as suas leis são também as leis que regem os objetos do conhecimento, tal como Hegel descrevia: " ...

O que é o racionalismo no dia a dia?

Resposta: Quanto de leite tem que colocar no seu café, se está na hora de fazer o almoço, se falta algo no armário de comida, velocidade do carro para ir ao trabalho, acordar na hora certa, não demorar muito no banho, lembrar de escovar os dentes, entre outros..

O que é empirismo de exemplo?

O empirismo é uma teoria filosófica que argumenta que todo o conhecimento humano deve ser adquirido de experiências sensoriais. Ou seja, a partir de suas vivências, e não instintos ou conhecimento nato, os indivíduos vão adquirindo saberes, consciência e aprendizado.

O que é a racionalidade?

Racionalidade é a qualidade ou estado de ser sensato, com base em fatos ou razões. A racionalidade implica a conformidade de suas crenças com umas próprias razões para crer, ou de suas ações com umas razões para a ação.

Quais as características da concepção racionalista?

Características do racionalismo

Como a epistemologia (vertente filosófica que investiga as teorias do conhecimento), o racionalismo afirma que todo o conhecimento humano advém da pura racionalidade e do intelecto.

Qual é a importância do racionalismo?

O Racionalismo foi importante elemento do mundo Moderno para superar o mundo Medieval, pois privilegia a razão em detrimento das experiências do mundo sensível, ou seja, o método mítico como se tinha acesso ao conhecimento durante a Idade Média. Assim, o Racionalismo é baseado na busca da certeza e da demonstração.

Quais são as três principais concepções?

Dentre as três concepções temos:
  • A empirista;
  • A racionalista;
  • A construtivista.

O que é a racionalidade humana?

A racionalidade humana opera, pois, dentro dos limites de um meio ambiente psicológico. Este ambiente impõe ao indivíduo, a partir de pressupostos dados, uma seleção dos fatores sobre os quais deve basear suas decisões, como pode ser visto na organização burocrática.

O que é uma concepção racionalista de felicidade?

Nesse modo, o indivíduo age de forma puramente racional e entende que a felicidade é um fim em si mesma, ou seja, nenhuma ferramenta como dinheiro ou poder são necessárias para alcançá-la.

O que diz a teoria de Descartes?

O pensamento do francês René Descartes destaca-se na Modernidade. O primeiro racionalista moderno defendeu que o conhecimento era inato ao ser humano e propôs um método dedutivo como ponto inicial de qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro, claro e distinto.

Quais são os tipos de racionalismo?

Isto posto, abordaremos, a seguir, três tradições filosóficas que, a nosso ver, com- preendem as principais formas de racionalismo, as quais procuraremos discutir neste artigo. São elas: o racionalismo cartesiano, o racionalismo positivista e o racionalismo crítico.

Quando se iniciou o racionalismo?

O racionalismo como doutrina surgiu no século I a.C., enfatizando que tudo que existe tem uma causa. Séculos mais tarde, os filósofos racionalistas modernos utilizaram a matemática como instrumento da razão para explicar a realidade.

Qual é o principal representante do racionalismo?

René Descartes foi o primeiro e um dos principais filósofos racionalistas.

Qual era a ideia de Deus para Descartes?

A ideia de Deus é a ideia de um ser perfeito, que em sua realidade objetiva exibe um ser infinito. O fato da realidade objetiva da ideia de Deus exibir um ser infinito é fundamental para a prova da existência de Deus, porque é justamente partindo da ideia de infinito que podemos nos conhecer como finito.

Qual é a principal diferença entre racionalismo?

O racionalismo afirma que a razão é a fonte do conhecimento e que ela pode verificar os fatos através da lógica. O empirismo afirma que a experiência é a fonte do conhecimento e que só podemos saber o que recebemos através dos sentidos. O racionalismo acredita na intuição, enquanto o empirismo não.

Qual a principal crítica do empirismo ao racionalismo?

O empirismo se opõe tradicionalmente ao racionalismo, já que ele se insurge contra o pensamento cartesiano em vários aspectos: de início, pela rejeição da razão enquanto fonte de conhecimento humano sem que este seja embasado na experiência, daí o termo empirismo.

Artigo anterior
Para que serve a folha de sulfite?
Artigo seguinte
Qual o melhor medicamento para mastite?