O que é uma comunicação assertiva?

Perguntado por: Clara Cláudia Araújo Melo  |  Última atualização: 23. März 2022
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Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.

O que significa uma comunicação assertiva?

Em outras palavras, o que é a comunicação assertiva? Nada mais é que um canal aberto onde o emissor consegue se expressar pontualmente, repassando as suas ideias sem gerar conflitos ou problemas de relação.

Quais as características da comunicação assertiva?

As pessoas que se utilizam da comunicação assertiva é capaz de mostrar o seu ponto de vista respeitando a opinião do outros. Consegue diferenciar e situações favoráveis das desfavoráveis e recusar-se a fazer algo que não está de acordo. Concede feedbacks claros e objetivos e aceita críticas construtivas.

O que fazer para ter uma comunicação assertiva?

Como ter uma boa comunicação assertiva?
  1. Valorize você e seus direitos. ...
  2. Explicite suas necessidades e desejos com confiança. ...
  3. Entenda que você não pode controlar o comportamento de outras pessoas. ...
  4. Expresse seus sentimentos de maneira positiva. ...
  5. Mantenha-se aberto a críticas e elogios. ...
  6. Aprenda a falar "não"

Quais são as 4 fases da comunicação assertiva?

Para garantir uma comunicação assertiva, conheça 4 práticas que vão te ajudar a potenciar a sua comunicação.
  • Escutatória.
  • Poder de síntese.
  • Se posicionar.
  • Canal correto.

Comunicação Assertiva - Parte 1

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Quais são as atitudes fundamentais relacionadas a assertividade?

A pessoa assertiva tem consciência de seus deveres e responsabilidades, e é capaz de reconhecer que os outros também possuem direitos e responsabilidades. Ao assumir responsabilidades, aprende-se a valorizar e respeitar seus desejos, uma vez que a consci- ência de seus sentimentos aumenta.

Quais são os tipos de comunicação que existem?

Quais são os tipos de comunicação?
  • Comunicação Verbal.
  • Comunicação não verbal.
  • Comunicação escrita.
  • Comunicação visual.

O que mudar para ter um comportamento assertivo?

Para desenvolver um comportamento assertivo, é preciso desenvolver sua Inteligência Emocional. Isso porque pessoas assertivas não deixam as emoções dominarem sua vida e, em momentos de pressão, sabem respirar fundo e avaliar a situação para decidir a melhor atitude a ser tomada.

Como desenvolver uma comunicação assertiva e para que desenvolvê lá?

O ponto principal de fazer a comunicação assertiva é conhecer as pessoas, porque são elas que vão receber a sua mensagem, seu tom de voz, sua expressão etc. Claro que cada um tem suas peculiaridades, mas há formas de entender como a mente humana se organiza.

O que é necessário para se ter uma boa comunicação?

  1. Cultive a empatia.
  2. Seja objetivo ao comunicar-se.
  3. Aprenda a ouvir.
  4. Ajuste o tom de voz.
  5. Preste atenção na linguagem não verbal.
  6. Planeje o que vai falar.
  7. Não seja o “dono da verdade”
  8. Pratique a comunicação pessoal não violenta.

Quais são as características verbais e não verbais de uma comunicação assertiva?

Não comunicamos apenas por palavras, mas também através da linguagem não-verbal. A linguagem não-verbal acompanha, ilustra e por vezes até substitui a comunicação verbal: através de gestos e mesmo da nossa forma de olhar damos maior ou menor ênfase àquilo que estamos a dizer.

O que caracteriza a comunicação?

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". ... O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

Quais as características de uma pessoa assertiva e qual a importância da assertividade no ambiente de trabalho?

Pessoas assertivas

Elas resistem às tentativas de manipulação, e se posicionam de maneira firme, decidida e convincente, sem ser autoritárias ou prejudicar relacionamentos. Além disso, a assertividade profissional transmite da fala de um profissional o tom de confiança, mas sem ser rudes.

Qual a importância da comunicação assertiva?

Porém, ser assertivo ao se comunicar é o melhor método para alcançar bons resultados ao lado de outras pessoas. ... Isso porque essa comunicação nos leva a ter certeza sobre nossos objetivos e nos ajuda a levar em consideração os objetivos de outras pessoas — mesmo que elas tenham outras metas e razões.

Quais os benefícios da comunicação assertiva?

A pessoa com a comunicação assertiva tem a capacidade de perceber o momento certo de falar e a forma de expressar o que pensa. Isso faz com que o outro pare para ouvi-la com respeito e consideração, mesmo que pense de modo contrário. Uma pessoa atenta à comunicação tem mais responsabilidade sobre o que fala.

Que maneira a comunicação assertiva pode impactar de forma positiva produzindo melhores resultados no processo de comunicação?

Um profissional que usa da assertividade consegue chegar à uma conclusão em relação à resolução rápida de problemas, relacionamento interpessoal entre todos na empresa, contribuindo, assim, para o aumento da motivação, para um ambiente em que todos possam expressar suas ideias e reduzindo os conflitos da equipe.

Quais elementos que compõe o comportamento O comportamento não assertivo?

Comportamento Não-Assertivo (O Emissor): Nega a si próprio, fica inibido, fica magoado e ansioso, permite que outros escolham, não atinge seus objetivos. Comportamento Não-Assertivo (O Receptor): Sente culpa ou raiva, sente-se ferido, humilhado e na defensiva, não atinge os objetivos desejados.

O que é um comportamento assertivo?

O que é Assertivo:

Uma pessoa assertiva, de acordo com a psicologia comportamental, consiste no modo seguro e confiante de agir, ou seja, um indivíduo que está certo de suas ações, atitudes e comportamento.

Quais são exemplos concretos de técnicas de comunicação assertiva?

Exemplos de comunicação interna assertiva
  • Sem assertividade: Não aguento mais ficar tão sobrecarregado de serviço nesta empresa e não ser reconhecido por isso.
  • Com assertividade: Agradeço o reconhecimento que vocês me deram durante minha carreira na empresa, mas neste momento sinto que estou sobrecarregado.

Quais meios de comunicação existem?

Alguns exemplos de meios de comunicação são os jornais, as cartas, a televisão, a internet, o e-mail, o rádio, os telefones celulares e as redes sociais. Os meios de comunicação podem ser voltados para uma grande audiência, como é o caso da televisão e do rádio.

O que é comunicação e exemplo?

A comunicação está associada à linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. ... Canal de Comunicação: corresponde ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, livro, revista, televisão, telefone, dentre outros.

Quais são os tipos de comunicação não verbal?

Quais os tipos de comunicação não verbal?
  • Características físicas. São tipos de comunicação não verbal que são usados no corpo e ambientes, que comunicam significado às outras pessoas. ...
  • Proxêmica. ...
  • Cronêmica. ...
  • Paralinguagem. ...
  • Seja um bom observador. ...
  • Faça contato visual. ...
  • Fique atento à postura. ...
  • Fale com as mãos.

Como podemos praticar a assertividade no dia a dia?

6 dicas para aprimorar a assertividade no trabalho
  1. Saber ouvir e dar feedbacks. ...
  2. Focar na resolução de um problema e não na identificação de culpados. ...
  3. Comunicar de forma clara e não agressiva. ...
  4. Saber dosar firmeza e flexibilidade. ...
  5. Assumir erros e compartilhar acertos. ...
  6. Pensar antes de falar e agir.

Qual a importância do comportamento assertivo no ambiente de trabalho?

Ser uma pessoa assertiva permite lidar melhor com os confrontos, ter menos estresse, ser mais autoconfiante, saber agir com mais tato, melhorar sua credibilidade e lidar com mais inteligência em situações de manipulação e chantagem emocional.

São características do indivíduo assertivo?

Uma pessoa assertiva se comunica de forma madura e honesta, raramente apresentando comportamentos passivos ou agressivos. ... Uma das principais características de uma pessoa assertiva é saber dizer “sim” quando essa for a resposta mais adequada, mas também saber dizer não sempre que necessário.

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