O que é uma comparação explícita?
Perguntado por: Cláudio Luís Anjos | Última atualização: 19. April 2022Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)
Comparação é uma figura de linguagem caracterizada pela analogia explícita entre termos de um enunciado, já que conta com a presença de conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Isso já não acontece com a metáfora, que também realiza uma analogia, porém sem a presença desse tipo de conectivo.
O que é comparação explícita?
Quando o conectivo de comparação (como, tal qual, tal como, assim, etc.) aparece no enunciado, trata-se de um exemplo de comparação explícita.
O que é uma comparação implícita?
A metáfora é um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual. Por exemplo: A menina é um doce!
O que é e exemplos de comparação?
O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.
Quais os tipos de comparação?
...
Além da comparação, temos as figuras de palavras:
- metáfora.
- metonímia.
- catacrese.
- perífrase (ou antonomásia)
- sinestesia.
EXPLÍCITO X IMPLÍCITO
O que é comparação na linguagem?
A comparação é uma figura de linguagem usada para descrever elementos por meio de características de outros elementos, estabelecendo uma ligação entre suas qualidades. Para isso, ela utiliza algumas expressões que explicitam a analogia feita.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como fazer um texto comparativo exemplos?
Exemplos de comparação
“Meu coração tombou na vida tal qual uma estrela ferida pela flecha de um caçador.” Note a presença do nexo comparativo tal qual, em que o eu lírico estabelece analogia com “... estrela ferida pela flecha de um caçador.”
O que é metáfora 3 exemplos?
Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.
Como se faz um texto comparativo?
A outra forma é escrever um parágrafo sobre o primeiro assunto, e depois um sobre o segundo, mencionando como o segundo difere ou é semelhante ao primeiro. Você repete este processo de alternância de um assunto para o outro, até que você tenha abordado todas as semelhanças e diferenças que deseja comparar e contrastar.
O que é um paradoxo exemplo?
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
O que é metonímia e 3 exemplos?
O que é Metonímia:
A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis. A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho. O inventor pelo invento: comprar um Ford.
O que é comparação direta metáfora?
Muitas vezes, pode-se confundir metáfora e comparação. Entretanto, deve-se lembrar que há uma diferença essencial entre ambas: A metáfora faz uma analogia comparativa de maneira direta, A comparação faz uma análise através de conectivos.
O que é prosopopéia é um exemplo?
Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.
Como usar sentido figurado?
Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.
O que é pleonasmo é um exemplo?
Exemplo de Pleonasmo
No poema de Manuel Bandeira, na frase, "Chovia uma triste chuva de resignação", o autor ao usar a palavra chuva, repete a ideia já contida no verbo chover (chovia chuva). Essa repetição foi usada para reforçar a expressividade do verbo chover.
Como identificar a metáfora?
Como identificar a metáfora? É possível identificar ainda a metáfora ao perceber a substituição de uma palavra do sentido denotativo (significado literal) e, atribuída ao contexto conotativo (termo fora do conceito literal).
Como explicar uma metáfora?
Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
Como identificar uma frase metáfora?
Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.
Como fazer uma comparação de dois livros?
Leia o primeiro livro e depois o segundo livro. Volte ao primeiro livro agora que você conhece a informação em ambos os livros e releia para fazer anotações sobre semelhanças e diferenças. Releia o segundo livro para fazer anotações similares.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual é a diferença de porque é por quê?
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Como se faz uma metáfora?
Uma metáfora sempre deve vir ao texto para dizer algo, passar uma ideia, um sentimento ou uma imagem. Se está sendo usada sem um bom motivo e justificativa, ela é desnecessária e está poluindo o texto. Evite metáforas comuns e, principalmente, aquelas que não acrescentam informação, sentimento ou imagem.
São exemplos de metonímia?
- Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. ...
- Causa pelo efeito: Consegui comprar a televisão com meu suor. ...
- Autor pela obra: Muitas vezes, li Camões. ...
- Inventor pelo Invento: Por que esperar? ...
- Marca pelo produto: Meu pai adora tomar Nescau com leite.
O que é a lei civil?
O que é contração de exemplos?