O que é uma colisão transversal?

Perguntado por: Lorena Almeida Simões  |  Última atualização: 9. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

Uma colisão transversal é um tipo de acidente de trânsito que ocorre quando dois veículos colidem em um ângulo próximo a 90 graus, ou seja, de maneira perpendicular ou quase perpendicular. Essa colisão envolve o impacto entre as laterais dos veículos, onde a frente de um veículo atinge a lateral do outro.

O quê colisão transversal?

“É a colisão entre a frente de um veículo e a lateral de um outro. Essa colisão transversal acontece em decorrência do não respeito à preferencial ou ao sinal semafórico”, detalhou. Ainda segundo o sargento Tiago Damasceno, após a colisão transversal, estão as colisões longitudinais.

O que é um abalroamento transversal?

Na linguagem técnica das leis de trânsito, abalroamento é: “Acidente em que um veículo em movimento é colhido lateral ou transversalmente por outro veículo, também em movimento.”

Quais são os tipos de colisão no trânsito?

Esse tipo de acidente pode ocorrer por diversas razões, incluindo distração do motorista, excesso de velocidade, falha mecânica ou desrespeito às leis de trânsito. As colisões podem ser classificadas em diversos tipos, incluindo colisão frontal, colisão lateral e colisão traseira.

Como descrever uma colisão lateral?

No âmbito da circulação dos veículos, trata-se do choque que se produz entre os lados de dois veículos. Com você podemos multiplicar o alcance de nossas iniciativas.

Reconstrução de acidente - colisão transversal entre motocicleta e automóvel

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os piores tipos de colisão?

Entre os tipos de colisões de veículos temos a frontal, que é a pior de todas, sendo a considerada mais grave. Ela infelizmente ocorre muito em rodovias, principalmente no momento de ultrapassagem.

Como descrever uma colisão frontal?

Colisão frontal: Um impacto frontal é definido como uma colisão contra um objeto que se encontra à frente do veículo reduzindo subitamente sua velocidade.

Qual o nome da colisão lateral em um veículo?

O abalroamento é uma colisão leve nas laterais dos veículos. Em geral acontece em cruzamentos ou devido a manobras inesperadas.

Qual é a diferença entre abalroamento e colisão?

Colisão: ocorre quando os envolvidos estão na mesma direção; Choque: acontece quando um dos objetos está parado e o outro em movimento; Abalroamento: ocorre quando ambos os objetos estão em movimentos e há um impacto pela lateral.

Qual a diferença de choque e colisão?

Vimos que na definição de “colisão” ambos os veículos estariam em movimento, e caso um deles esteja inerte, ou não sendo um veículo, seja um objeto fixo ou móvel sem movimento, dizemos que ocorreu um “choque”.

Qual a diferença entre colidir e abalroar?

Nosso sistema jurídico - romano continental ou germânico - distingue a abalroação da colisão. "É assim que vai ser um abalroamento é o choque entre dois ou mais navios, e será uma colisão, o choque de um navio com outro objeto fixo ou móvel, este último que não pode ser considerado um navio.

Quem colide na traseira é culpado?

Entendimento do TJDFT

Presume-se a culpa do motorista que colide na parte traseira do veículo que está imediatamente a sua frente. A referida presunção de culpa é juris tantum, podendo ser elidida pela demonstração de que o acidente foi ocasionado pelo condutor do veículo abalroado.

O que é acidente frontal?

Colisão frontal é a denominação de acidente de automóvel que ocorre quando os veículos colidem de frente. Veículos como trens, aviões e motocicletas são os tipos comuns envolvidos neste tipo de acidente. É considerado o pior tipo de colisão, ante colisão lateral e colisão traseira.

Quais os tipos de abalroamento?

Quais os tipos de abalroamento?
  • Abalroamento lateral. Nesse caso, os objetos colidem pelas laterais, seja em um ângulo perpendicular ou próximo disso. ...
  • Abalroamento traseiro. ...
  • Colisão transversal. ...
  • Colisão lateral frontal. ...
  • Colisão com veículo parado. ...
  • Colisão lateral traseira. ...
  • Impacto contra objeto fixo. ...
  • Impacto frontal.

O que vem a ser abalroamento?

Abalroamento nada mais é do que uma colisão entre um veículo e outro objeto, como um poste ou um muro — costuma-se chamar, popularmente, o termo de “batida”. Ou seja, o abalroamento consiste no choque entre duas coisas, podendo haver diferentes maneiras disso ocorrer.

O que é um abalroamento lateral?

Em suma, é um choque entre dois veículos (independentemente do tipo, como um carro contra outro, ou carro e moto e assim por diante). Em uma interpretação mais ampla, abalroamento pode ser, também, a colisão de um veículo contra outra coisa, como um poste e objetos fixos. É o que se chama popularmente de “batida”.

O que é considerado uma colisão?

Colisão é o termo empregado quando um veículo em movimento é atingido por outro veículo que também está se movimentando. É por essa definição que, tecnicamente, não existe atropelamento de ciclistas, já que as bicicletas também são veículos.

Como evitar uma colisão lateral?

Colisão lateral: os eventos que ocorrem perpendicularmente, ou seja, em cruza- mentos e saída de pista, se devem principalmente ao desrespeito à sinalização e preferência. Obedeça às placas de PARE e redução de velocidade e esteja atento à preferência dos veículos que trafegam na via perpendicular à sua.

O que causa colisão frontal?

As colisões frontais ocorrem, na maioria das vezes devido a ultrapassagens mal feitas. Além disso, podem ser causadas também por falta de perícia de um dos condutores ao realizar uma curva, por exemplo, e até por reações inadequadas frente a condições adversas.

Quem bate na lateral traseira é culpado?

"Normalmente, em colisões de veículos, culpado é o motorista que caminha atrás, pois a ele compete extrema atenção com a corrente de tráfego que lhe segue à frente. Mas a regra comporta exceção, como a frenagem repentina, inesperada e imprevisível do veículo da frente".

O que é considerado uma frenagem brusca?

A frenagem brusca acontece principalmente pela falta de atenção, pela falta de previsão, falta de antecipação, excesso de confiança, avaliações erradas do condutor, negligência, imprudência e imperícia.

Quais são as três fases do trauma?

Baseado nos princípios da prevenção de lesões, o atendimento da vítima traumatizada pode ser dividida em 3 fases: pré- impacto, impacto e pós-impacto.

Qual é o veículo que mais causa acidente?

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), os caminhões e ônibus são os tipos de veículos que menos são responsáveis pelas causas de acidentes e mortes no trânsito. Das 37,3 mil mortes ocorridas no trânsito no ano de 2016 (último dado usado pelo estudo), 0,93% foram causadas por veículos pesados.

Quais são os cinco elementos básicos da direção defensiva?

Os 5 elementos básicos da direção defensiva
  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

O que é uma imperícia no trânsito?

Já a imperícia ocorre quando o condutor não possui habilidade ou conhecimento técnico o suficiente para realizar certa atividade. Exemplos mais comuns: não conseguir sair de uma situação de perigo e demorar para realizar manobras, como a baliza. Gostou de nosso conteúdo?

Artigo anterior
O que significa extinta a pena?
Artigo seguinte
Quais são as unidades simples?