O que é uma circular interna?

Perguntado por: Lisandro Márcio Branco Barbosa Martins  |  Última atualização: 28. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

Circulares internas são textos técnicos. Ou seja, servem para expressar alguma orientação sobre a empresa, seja em termos de procedimentos, operações, acontecimentos ou notificações. Logo, a circular interna deve se ater a isso.

O que é um circular interno?

A circular é um gênero textual de comunicação interna. A circular é um gênero da área empresarial que é usado por empresas para comunicações internas, quando se deseja levar um assunto a todos os funcionários.

O que é uma circular e para que serve?

A circular é um texto técnico que serve para realizar um comunicado interno aos integrantes de determinado local, usado em empresas, órgãos públicos, condomínios e demais instituições de organização coletiva.

Quais são os tipos de circular?

De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando-circular ou manifesto-circular.

Para que serve o memorando interno?

O memorando interno serve para comunicar avisos, novas regras, atualizações em algum setor do trabalho etc., ou seja, estabelece uma comunicação interna entre departamentos e funcionários de uma mesma empresa ou instituição.

Circular | Redação oficial - Brasil Escola

26 questões relacionadas encontradas

O que é uma circular na administração?

Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.

Quem pode emitir uma circular?

Qualquer chefia ou responsável pode emitir (assinar) ofícios e ofícios-circulares, desde que para tanto lhe sejam delegadas competências pelo superior hierárquico.

O que é fluxo circular de comunicação?

Comunicação circular

Também conhecida como comunicação sem nível, ela é muito comum em empresas de pequeno porte, que todos os colaboradores se conhecem e o desenvolvimento das relações interpessoais acontece de forma natural.

Qual a diferença entre memorando ofício e circular?

Enquanto o memorando é voltado para dentro da instituição, isto é, a sua comunicação interna (entre departamentos, diretorias, coordenações etc), o ofício é destinado a circular fora da instituição (entre órgãos diferentes do serviço público, por exemplo).

O que é uma circular exemplos?

A circular integra o tipo textual informativo e seu objetivo é divulgar informações para um maior número de pessoas dentro de uma organização, que pode ser uma empresa pública ou privada ou um edifício empresarial, por exemplo.

O que é Ofício circular modelo?

“e) ofício-circular: forma de comunicação em caráter específico, de menor generalidade que as circulares, embora colimem o mesmo objetivo, o ordenamento do serviço”.

O que é uma circular não deve apresentar?

Assinatura: no caso da circular, a assinatura não deve ter linha. Ela deve estar sobre o nome datilografado e o cargo de quem assina o documento.

Como fazer um comunicado interno simples?

Como Fazer um Comunicado Interno com Alcance de 100% do Time, Desde o Administrativo até o Operacional
  1. Identifique a Mensagem-Chave. ...
  2. Escolha os Canais de Comunicação Adequados. ...
  3. Personalize a Mensagem. ...
  4. Utilize Linguagem Clara e Acessível. ...
  5. Inclua Elementos Visuais. ...
  6. Defina um Calendário de Comunicação.

O que é uma circular externa?

Rodovia destinada à circulação de veículos na periferia de áreas urbanas, de modo a evitar ou minimizar o tráfego no seu interior.

Como fazer um texto circular?

Criar WordArt curvado ou circular
  1. Vá para Inserir > WordArt.
  2. Escolha o estilo de WordArt que você deseja.
  3. Digite o texto.
  4. Selecione a WordArt.
  5. Vá para Formato da Forma > Efeitos de Texto > Transformar e escolha o efeito desejado.

Quais são os 4 tipos de comunicação?

Nós estamos sempre nos comunicando por meio de quatro tipos de métodos de comunicação. Há comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.

Quais são os tipos de comunicação interna?

Ele pode ser presencial, através do boca-a-boca em reuniões, por exemplo, ou digital, por meio de e-mails, mensagens instantâneas e reuniões online.

Quais os 4 tipos de comunicação organizacional?

A comunicação organizacional pode ser dividida em 4 tipos: mercadológica, administrativa, interna e institucional. A primeira que se encontra no guarda-chuva das ações de marketing e vendas e as demais que fica nas ações de relações-públicas e assessoria de imprensa.

O que é Ofício e Ofício circular?

Nesse caso, as siglas ou os nomes dos órgãos a que o documento se destina podem ser adicionados no rodapé. Ofício conjunto: é um documento enviado conjuntamente por mais de um órgão a somente um destinatário. Ofício conjunto circular: é um documento enviado conjuntamente por mais de um órgão a vários destinatários.

Quem assina primeiro um documento?

Quando o expediente for assinado por mais de uma pessoa, a ordem das assinaturas segue a hierarquia dos cargos, começando do nível inferior (é como se o ocupante do cargo mais alto desse aval às informações prestadas). No caso de signatários da mesma hierarquia, as assinaturas devem vir lado a lado.

Como numerar Ofício circular?

A formatação da numeração deve obedecer ao seguinte padrão: tipo de documento + número/ano/SIGLA do Setor; • O único brasão permitido nos cabeçalhos é o Brasão de Armas da República; Não utilize siglas nos cabeçalhos e rodapés de ofícios.

Como elaborar um documento oficial?

Em um documento oficial, é necessário que a sua estrutura contenha introdução, apresentando o objetivo do documento; o desenvolvimento, onde o assunto será detalhado; bem como uma conclusão, de modo a afirmar a posição sobre o assunto.

Como responder um memorando interno?

Como responder um memorando?
  1. Determine para quem você deve responder. ...
  2. Pense antes de responder apenas com um “obrigado” ou “ciente” ...
  3. Certifique-se de incluir informações às quais você está respondendo. ...
  4. Responda prontamente. ...
  5. Seja proativo. ...
  6. Sempre responda no mesmo memorando.

Artigo anterior
O que aconteceu em 1843 no Brasil?
Artigo seguinte
Como estruturar o setor de marketing de uma empresa?