O que é uma CIP no Procon?

Perguntado por: Iara Cátia de Moura  |  Última atualização: 10. April 2022
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- CARTA DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR (CIP)
A CIP é uma carta/ofício que é enviada diretamente para o fornecedor. Nela, constam a narrativa feita pelo consumidor sobre o problema, os documentos que comprovem o suposto dano e a norma violada.

O que é uma CIP do Procon?

Neste tipo de atendimento, o Procon emite uma carta endereçada ao fornecedor, que pode ter duas finalidades: Intervir naquele conflito, com vistas a sua resolução mais célere, de modo a atender o problema experimentado pelo consumidor; ou.

Como consultar CIP no Procon?

– Acompanhamento por telefone

O consumidor pode solicitar informações por meio do telefone 151, informando o número do processo SEI ou da FA (Ficha de Atendimento), ou por meio do nome completo ou número do CPF.

Como responder CIP no Procon?

O fornecedor tem o prazo de até 10 dias para responder a CIP. Assim que a resposta é recebida, o PROCON Paulistano encaminha e-mail para o consumidor avisando que a resposta à carta está disponível e encaminha link com formulário para que o consumidor faça a avaliação sobre a resposta dada pelo fornecedor.

Como consultar uma CIP?

Clique no menu, CIP Eletrônica>> Respondida 1- Selecione o Procon desejado. 2- No caso de F.A especifica, digite o número nesse campo. 3- O fornecedor poderá visualizar o número da F.A, data que o atendimento foi realizado, o nome do consumidor e o prazo que a empresa terá para responder a CIP.

Entenda como Funciona o Procon

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Como consultar uma CIP no Procon-sp?

A autorização está disponível no site procon.sp.gov.br, e pode ser impressa ou enviada por e-mail aos consumidores, desde que, como já citado, não ocorra vinculação a nenhuma oferta ou condição do fornecedor.

Como consultar notificação do Procon?

O Atendimento Telefônico através do número 151 está suspenso. Para o envio de consulta, reclamação ou denúncia, sugerimos que acesse o canal eletrônico, disponível 7 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia. As reclamações devem ser remetidas para a Caixa Postal 152, CEP 01031-970-SP.

Como fazer uma carta de resposta para o Procon?

Modelo de carta reclamação ao Procon por defeito de produto – com instruções
  1. Documento de Identidade, endereço completo e número de telefone;
  2. Nota Fiscal de aquisição de produto ou prestação de serviço;
  3. Documento da Assistência Técnica, caso se aplique;
  4. Cópia do contrato, caso se aplique. ...
  5. Razão Social;
  6. CNPJ;

Como resolver um problema no Procon?

O Procon recebe as reclamações dos consumidores e realiza processos administrativos para apurar e punir más práticas dos fornecedores. Nesse sentido, o Procon-SP responde às consultas em até cinco dias úteis e as reclamações registradas em até 15 dias, contados da data do recebimento da reclamação.

O que fazer quando o fornecedor não responde o Procon?

Se a resposta do fornecedor atender a solicitação do consumidor o processo é arquivado. Se a resposta não atender as expectativas do consumidor, o próximo passo é o registro do Termo de Reclamação com agendamento de uma Audiência de Conciliação entre as partes, para a qual o consumidor e o fornecedor são notificados.

Como ver resposta do Procon?

Como consultar

Se você fez reclamação em outra cidade: acesse o site do Procon-PR ou entre em contato com o Procon Municipal onde fez a reclamação; Se você abriu a reclamação no consumidor.gov.br , do Governo Federal: consulte a situação no mesmo portal.

O que acontece quando uma empresa é notificada pelo Procon?

Num primeiro momento, a empresa irá receber uma Carta de Informações Preliminares (CIP) por e-mail, com a descrição do fato relatado pelo consumidor, com prazo de 10 dias para resposta. Havendo a solução do problema de forma amigável direto com o cliente, a reclamação será arquivada.

Como consultar um protocolo na Anatel?

Para consultar ao andamento de um processo de reclamação na Anatel você pode ligar para os número da Anatel telefone 1331 ou 1332 – caso deficiente – pelo app na opção “Suas Solicitações” e também pelo site, utilizando o seu login de acesso registrado.

Qual a diferença entre o Procon e Decon?

A delegacia do consumidor (DECON) existe para investigar conflitos envolvendo empresas e consumidores. Posto isso, diferentemente do PROCON ou do JEC, a delegacia do consumidor realmente assume uma abordagem policial para averiguar os acontecimentos e registrar um inquérito policial, se for necessário.

Como saber se meu nome está no Procon?

Para saber se o fornecedor possui reclamação no órgão, consulte o cadastro pelo telefone ou o site www.procon.sp.gov.br. O telefone 151 funciona somente para o esclarecimento de dúvidas.

O que significa abertura direta reclamação gerada no Procon?

Reclamação Direta: Abertura do processo administrativo para demandas não resolvidas nos atendimentos anteriores ou que são mais complexas e que demandam a intervenção do técnico advogado do Procon (conciliador de defesa do consumidor) seja para conciliar ou para aplicar sanções administrativas, taxativamente prevista ...

Como fazer uma reclamação no Procon pela internet?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.

Como faço para processar uma empresa no Procon?

Para registrar sua reclamação contra uma empresa junto ao PROCON da sua cidade, você vai precisar seguir alguns simples passos. Em primeiro lugar, é importante procurar o site do PROCON da sua cidade. Normalmente, é possível fazer o cadastro da reclamação de forma totalmente online.

Como entrar com uma ação no Procon?

Para o Atendimento Pessoal é preciso apresentar o RG do consumidor ou do seu representante legal, além de cópia da documentação relacionada ao caso. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal. Porém, é possível indicar um procurador.

Como fazer uma redação de carta de reclamação?

Para fazer uma carta de reclamação, o autor deve selecionar, previamente, todas as informações necessárias ao gênero e ao problema que será relatado. Sendo assim, é necessário identificar o destinatário adequado para receber a mensagem, localizar nome, função e instituição.

Como fazer uma contranotificação?

I – Dos pressupostos para uma Notificação Extrajudicial
  1. · nome e endereço completos da pessoa a ser notificada.
  2. · o título “Notificação Extrajudicial”
  3. · o conteúdo deve ser exposto de forma clara, não podendo atentar contra a moral e, ao final, deve conter data e assinatura.

Como responder uma carta de notificação?

Se o que e, solicitado na notificação extrajudicial não tiver procedência, ou seja, trate-se, por exemplo, de uma obrigação que você já cumpriu, procure respondê-la por escrito, com aviso de recebimento, informando: como, quando e onde você a satisfez, guarde esse comprovante de resposta.

Como consultar a lista negra do Procon?

Você pode conferir a lista completa neste link, e ver abaixo os endereços que ainda estão ativos com lojas online: www.boxeletro.com.br. www.ciadaslentes.com.br. www.corpoperfeito.com.br.

Como acessar o Sindec?

Para acessar o sistema SINDEC – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor digite “nº do usuário local”, a “senha” e tecle ENTRAR ou ENTER. A senha para a primeira entrada de um usuário no sistema será sempre 1 (um).

Como consultar reclamação no Procon RS?

O Procon RS oferece Dois tipos de atendimento: Presencial: Rua Sete de Setembro, 723, Centro Histórico. Eletrônico: https://www.procon.rs.gov.br/atendimento-ao-consumidor O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 10h às...

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