O que é uma chuva ácida?

Perguntado por: Mauro Matheus Soares  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (47 avaliações)

A chuva ácida é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água precipitada.

O que é o que é chuva ácida?

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.

O que é chuva ácida como é formada?

O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.

O que causa a chuva ácida?

As principais consequências da chuva ácida são: O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d'água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.

O que é chuva ácida Infoescola?

A chuva ácida ocorre quando alguns óxidos se encontram na atmosfera e quando entram em contato com o vapor de água formam substâncias ácidas (ácido sulfúrico [H2SO4] e ácido nítrico [HNO3]) que precipitam em forma de chuva, mais precisamente de chuva ácida. ...

Aula sobre Chuva ácida

34 questões relacionadas encontradas

Tem chuva ácida no Brasil?

Chuvas ácidas estão mais controladas nos dias de hoje, porém ainda estão presentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e em áreas próximas a usinas termoelétricas, afetando principalmente a Mata Atlântica. Cidades com um alto número de automóveis também estão propensas às chuvas ácidas.

Qual é a fórmula da chuva ácida?

O ácido carbônico (H2CO3) se forma quando o dióxido de carbono (CO2), também chamado de gás carbônico, se dissolve na água. Veja a reação: Não pare agora...

Quais são os principais responsáveis pela chuva ácida?

A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3).

Quais são as consequências da presença das chuvas ácidas?

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.

Qual é a causa do efeito estufa?

A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.

Como é que a chuva se forma?

A chuva é um fenômeno natural caracterizado por precipitações de água. A água, quando é aquecida pelo Sol ou por outro processo de aquecimento, evapora e se transforma em vapor de água. Em seguida, esse vapor se mistura com o ar e começa a subir, formando nuvens. ... Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas.

Como fazer uma chuva ácida?

Acenda um fósforo dentro de um frasco contendo água, amônia e fenolftaleína, tampe e agite o frasco. O dióxido de carbono irá dissolver na água como ocorre na chuva ácida. A chuva ácida é um dos grandes problemas ambientais de aspecto global com que todos se confrontam.

Quais os danos causados pela chuva ácida na área urbana?

Nos grandes centros urbanos, a chuva ácida acaba por reagir com o carbonato, material presente em mármore e muito utilizado em estátuas, monumentos e prédios. Essas construções passam, assim, a se degradar rapidamente. A chuva ácida também causa grandes danos aos seres humanos e em certos casos pode levar a morte.

Quais são os efeitos da chuva ácida para o meio ambiente e para o ser humano?

Entre os efeitos da chuva ácida podemos citar: aumento da acidez das águas dos lagos, destruindo a vegetação aquática e, conseqüentemente, provoca a morte dos peixes, destruição das células respiratórias das folhas das árvores, remoção de nutrientes do solo, corrosão do concreto, do cimento e do ferro de construções.

Como a chuva ácida é formada e as principais reações?

Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação. É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água.

Qual a principal substância que provoca o fenómeno propriamente dito chuva ácida?

Gases emitidos à atmosfera, como o óxido de enxofre, reagem com a água e formam os ácidos sulfúrico e sulfuroso. ... Esses são os principais ácidos que compõem a chuva ácida.

Qual é o pH da água da chuva?

De acordo com a classificação do pH da água das chuvas em normal (igual ou maior que 5,6), levemente ácido (de 5 a 5,6) e ácido (menor que 5), o pH mensal oscilou entre ácido e normal (Tabela 1), o que indica grande variabilidade no período de estudo.

Qual o valor do pH da chuva ácida?

uma maior quantidade de ácidos vem sendo liberada na atmosfera e nas águas, especialmente o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Para se ter uma idéia, a água precipitada nas chuvas ácidas tem pH entre 4,5 e 2,8 em algumas regiões!

O que é o que é pH?

O pH é definido como potencial hidrogeniônico, que é uma escala logarítmica que indica com valores de 0 a 14 se a solução é ácida, neutra ou básica. ... Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica.

É correto afirmar que no Brasil o fenômeno da chuva ácida e?

As chuvas ácidas no Brasil são intensas em algumas áreas, como nos polos siderúrgicos, porque, nessas áreas, ocorre a queima de carvão mineral, que libera gases poluentes à atmosfera. Esses gases reagem com o vapor d'água e podem originar ácido sulfúrico, formando as chuvas ácidas.

Como ocorre a chuva ácida no Brasil?

Ela ocorre quando há a liberação de gases como enxofre ou nitrogênio e há uma reação com o oxigênio da atmosfera. A chuva ácida pode interferir no pH do solo, dos rios e lagos e causar desequilíbrio ambiental.

O que pode ser feito para evitar a chuva ácida?

COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?
  1. Filtrar e desintoxicar a água utilizada pelas fábricas antes de devolvê-la aos rios.
  2. Reduzir a emissão de gases poluentes por parte da indústria.
  3. Favorecer a geração e o uso de energias limpas, em detrimento dos combustíveis fósseis.
  4. Diminuir o consumo energético nas fábricas e empresas.

Quais as áreas mais afetadas pela chuva ácida?

Os países onde há maior incidência de chuvas ácidas são os do Hemisfério Norte, pois neles a atividade industrial é mais intensa, fato que promove grande emissão de gases poluentes na atmosfera. Os mais afetados são: Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Tailândia, Japão, além da maioria dos países europeus.

O que acontece quando queima enxofre?

Quando queimamos o pó de enxofre, ele reage com o oxigênio presente no ar e forma o dióxido de enxofre (S(s) + O2(g) → SO2(g)).

Artigo anterior
Como Fazer Declaração de Imposto de Renda retificadora 2021?
Artigo seguinte
O que se faz na area administrativa?