Quais as causas de rejeição da denúncia?

Perguntado por: Maria Cristiana Barros  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (21 avaliações)

Quais são as hipóteses de rejeição da denúncia?
  • Quando for manifestamente inepta.
  • Quando faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.
  • Quando faltar justa causa para o exercício da ação penal.
  • Exposição do fato criminoso.
  • Circunstâncias do fato criminoso.

Quais são as hipóteses de rejeição da denúncia?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III - faltar justa causa para o exercício da ação penal.

Quais motivos ensejam a rejeição da denúncia ou queixa?

Diante do artigo 395 do Código de Processo Penal, com a redação dada pela Lei 11.719/2008, aponto as causas para rejeição da denúncia: a) Quando a denúncia for manifestadamente inepta; b) Faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; c) Falta justa causa para o exercício da ação penal.

Quais são as hipóteses de rejeição da denúncia e da queixa-crime explique cada uma delas?

43 do Código de Processo Penal 03 (três) hipóteses de rejeição da denúncia ou queixa, a saber: “I – fato narrado evidentemente não constitui crime; II – quando já estiver extinta a punibilidade pela prescrição ou outra causa; III – quando for manifesta a ilegitimidade da parte ou faltar condição de procedibilidade ...

É possível o juiz rejeitar a denúncia após o recebimento?

Se o artigo 397 do Código de Processo Penal, em sua redação atual, autoriza o juiz a até mesmo absolver o réu sem proceder à instrução probatória, com muito mais razão o dispositivo permite a apreciação de questões processuais capazes, em tese, de levar à rejeição da denúncia.

Causas de rejeição da denúncia ou queixa - Rodrigo Castello

40 questões relacionadas encontradas

Quando o juiz rejeita denúncia?

O que fazer quando o juiz rejeita a denúncia? Caso o magistrado entenda por rejeitar a denúncia, é possível ingressar com recurso em sentido estrito. Por outro lado, caso a denúncia seja recebida pelo juiz, o réu terá a possibilidade de impetrar Habeas Corpus (HC), com o intuito de trancar o processo, conforme art.

É possível a rejeição posterior de denúncia recebida pelo próprio magistrado?

REJEIÇÃO POSTERIOR AO RECEBIMENTO DA DENÚNCIA. ... RECEBIDA A DENÚNCIA, O JUIZ ESTÁ IMPEDIDO DE RECONSIDERAR A DECISÃO PARA REJEITÁ-LA. SE A DENÚNCIA APRESENTA INDÍCIOS DA PRÁTICA DO DELITO, DEVE O MAGISTRADO RECEBÊ-LA, POIS ATENDE AO ENUNCIADO DO ART. 41 DO CPP .

Qual a diferença entre denúncia e queixa?

A denúncia é interposta para os crimes que devem ser processados por meio de ação penal pública, cuja o titular é o representante do Ministério Público. A queixa-crime é utilizada para os casos de ação penal privada e é apresentada em juízo pelo próprio ofendido ou representante legal, por meio de um advogado.

São causas de rejeição da denúncia ou queixa à inépcia a falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal e a falta de justa causa?

são causas de rejeição da denúncia ou queixa a inépcia, a falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal e a falta de justa causa. no procedimento ordinário, poderão ser ouvidas até 08 (oito) testemunhas, de acusação e defesa, compreendidas, nesse número, as que não prestam compromisso.

Qual a natureza jurídica da rejeição da denúncia ou queixa-crime no rito ordinário?

O entendimento de que a natureza jurídica desse instituto processual é de decisão interlocutória simples, implica em conseqüências jurídicas e práticas.

Qual recurso cabe da rejeição da queixa-crime?

1- Contra a decisão que rejeitar a denúncia ou queixa, cabe recurso de apelação e contra quem recebê-la recurso em sentido estrito sem suspensão do curso do processo - dicção do parágrafo 2º do artigo 44 da Lei de imprensa .

Quais são os efeitos da revelia no Processo Penal?

Não obstante, é comum a decretação da revelia quando o denunciado não comparece na audiência de instrução e julgamento, ou quando citado por hora certa, não comparece em juízo e não constitui advogado, sendo-lhe nomeado Defensor Dativo para que apresente a sua defesa no prazo legal, à sua revelia (art.

Quando alegar inépcia da denúncia?

Assim, em uma denúncia na qual se imputa ao acusado a prática do crime de roubo, é imprescindível, sob pena de inépcia, que a peça portal descreva em que consistiu a violência ou grave ameaça. Caso contrário, a defesa estaria inviabilizada, porque seria quase impossível contraditar parte da imputação.

O que significa artigo 397 do Código de Processo Penal?

397 do CPP, com redação determinada pela Lei n.º 11.719/2008, prevê a possibilidade de absolvição sumária do acusado, ou seja, um julgamento antecipado da lide penal, quando o juiz verificar a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do ...

O que são os pressupostos processuais?

Os pressupostos processuais de validade subjetivos dizem respeito ao juiz (sua competência e imparcialidade) e às partes (que devem ter capacidade processual e capacidade postulatória). Já os pressupostos processuais de validade objetivos podem ser intrínsecos ou extrínsecos.

O que significa denúncias?

1 Ato ou efeito de denunciar; revelação. 2 Revelação de algo ilegal que era secreto: “Recebemos uma denúncia.

Como funciona a Queixa-crime?

A queixa poderá ser dada por procurador com poderes especiais, devendo constar do instrumento do mandato o nome do querelante e a menção do fato criminoso, salvo quando tais esclarecimentos dependerem de diligências que devem ser previamente requeridas no juízo criminal.

Quais são os requisitos da denúncia?

Requisitos da Denúncia
  • Exposição do fato criminoso com todas as suas circunstâncias: ...
  • Qualificação do acusado: ...
  • Classificação do Crime: ...
  • Rol de Testemunhas: ...
  • Endereçamento da Peça Acusatória:

O que acontece após a rejeição da denúncia?

Nos termos do art. 395 do Código de Processo Penal a análise quanto à rejeição ou recebimento da denúncia ocorre antes da resposta à acusação, não é crível não a concebermos após esta. Como se sabe, ofertada a denúncia, o juiz fará uma análise prévia desta, em sentido amplo constatando sua viabilidade.

O que é rejeição tardia da denúncia?

1 - A denúncia ou queixa será rejeitada quando for manifestamente inepta, faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal ou justa causa para o exercício da ação penal.

O que acontece quando o juiz aceita a denúncia?

Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008). Parágrafo único.

Qual o recurso cabível para impugnar a decisão do juiz que rejeitou liminarmente a Queixa-crime por inépcia?

A) O recurso cabível da decisão de rejeição da queixa-crime é o recurso de apelação, com prazo de 10 dias, conforme previsão do Art. 82 da Lei nº 9.099/95.

Quando o fato não é crime?

É a hipótese em que o fato não é criminoso, ou seja, a denúncia ou queixa narra uma conduta atípica. Não se trata de falta de provas de um elemento constitutivo do crime, mas a hipótese em que a simples leitura leva a dedução de que o fato é atípico.

Quando a petição inicial é considerada inepta?

Petição inicial inepta é aquela considerada não apta a produzir efeitos jurídicos em decorrência de vícios que a tornem confusa, contraditória, absurda ou incoerente, ou, ainda, por lhe faltarem os requisitos exigidos pela lei, ou seja, quando a peça não estiver fundada em direito expresso ou não se aplicar à espécie o ...

Quando a petição inicial é inepta novo CPC?

295 do CPC/1973, segundo a qual a petição inicial será indeferida se “o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, não corresponder à natureza da causa, ou ao valor da ação; caso em que só não será indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal”.

Artigo anterior
Quem concorreu ao Oscar com Fernanda Montenegro?
Artigo seguinte
Quem trabalha com contrato por prazo determinado tem direito a seguro desemprego?