O que é uma cerâmica retificada?

Perguntado por: Mariana Silva Pires  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

A cerâmica retificada é aquela com as bordas retas e junta menos aparente, como o lançamento Catavento Oliva, na parede, e Zeppelin Navy. Outro ponto importante é que, devido às bordas retas, o espaçamento entre as peças durante o assentamento pode ser menor, de apenas 1,5mm.

O que é cerâmica retificada?

É um produto que tem um acabamento diferenciado, resultado de uma etapa adicional no processo comum de fabricação. É praticamente a “cereja do bolo”. Essa fase de acabamento oferece ao revestimento aquele efeito “retinho” e uniforme em suas quatro bordas.

Qual a diferença entre cerâmica e cerâmica retificada?

O piso bold tem as bordas arredondadas, que é o acabamento mais tradicional. Já o piso retificado tem as bordas retas ou lapidadas, que trazem um acabamento mais moderno e clean.

Qual a diferença de cerâmica retificada e porcelanato?

A principal diferença está na fabricação. A cerâmica é composta por uma mistura de argila e alguns minerais e confere um belíssimo resultado estético. Já o porcelanato é feito de porcelana e outros materiais mais nobres. ... Também conhecido como porcelanato técnico, é a categoria com menos etapas produtivas.

Qual a diferença do piso retificado e não retificado?

O piso retificado tem as bordas retas e superfície mais fina, possível apenas com o método de corte com discos de diamante. Diferente do acabamento tradicional, chamado de bold, quando as bordas são levemente arredondadas, e o tamanho de cada peça nem sempre é o mesmo.

DIFERENÇA ENTRE CERÂMICA COMUM E RETIFICADA

15 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre piso polido e retificado?

Porcelanato retificado natural: por ser um piso mais rústico, é pouco escorregadio e bastante resistente. ... Porcelanato retificado polido: por ser extremamente liso, o porcelanato polido pode ficar escorregadio em contato com água ou outros líquidos.

Qual é o melhor porcelanato retificado ou polido?

Não existe um parâmetro que define qual dos dois tipos de porcelanato é melhor. Há quem diga que prefere o polido pelo brilho e sofisticação. Já outros, preferem o acetinado pela sua elegância e praticidade. A verdade é que o mais indicado é aquele que melhor se adequa ao seu ambiente, gosto pessoal e estilo de vida.

O que é mais resistente porcelanato ou cerâmica?

A cerâmica tradicional passa por processos de prensagem ou de extrusão e é queimada a 1.150 graus celsius. Já o porcelanato é exposto a 1.200 graus celsius. Essa diferença de temperatura entre os materiais vai fazer com que o porcelanato tenha uma resistência maior do que a cerâmica.

Como saber se o piso e porcelanato ou cerâmica?

O piso cerâmico é composto de 70% de argila e o porcelanato tem 70% de minerais rochosos, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e bem recomendado para áreas molhadas. Mas vale lembrar que os dois dependem de boas argamassas, impermeabilizantes e rejuntes para um bom assentamento e impermeabilização.

Qual o melhor tipo de cerâmica?

A cerâmica tipo A ou 'cerâmica de primeira linha' é a melhor: 95% das peças não apresentam defeitos visíveis. A cerâmica tipo C ou tipo B, chamada de segunda linha por alguns fabricantes, tem defeitos visíveis, mas os fabricantes garantem que a peça é tão resistente quanto a do tipo de cerâmica A.

O que é piso com borda retificada?

O piso retificado, por sua vez, possui as bordas retas ou lapidadas. ... Esse tipo de piso costuma ser mais caro que o tradicional, entretanto, por usar menos rejunte, o custo da obra acaba sendo menor, além de causar menos sujeira.

Como limpar cerâmica retificada?

Use uma solução de detergente e água na proporção de uma colher de sopa a cada 5 litros. Esfregue bem com o auxílio de uma vassoura, especialmente nos rejuntes. Retire a solução com um pano e seque em seguida. Isso vai manter seu piso brilhante e com aspecto sempre novo.

Qual a diferença do revestimento retificado?

Borda Retificada

A grande diferença das placas com esse acabamento são as bordas retas e precisas, normalmente cortadas por discos de diamante. Dessa forma, é possível instalá-las de maneira uniforme e alinhada.

Como saber se é porcelanato ou não?

O porcelanato é um piso liso, homogêneo e mais denso. A versão brilho é uma das mais utilizadas em ambientes internos por trazer a ideia de sofisticação e pureza. A cerâmica é mais rústica e discreta.

Como reconhecer um porcelanato?

Saiba como identificar um porcelanato de verdade
  1. Baixa absorção d'água;
  2. Resistência a flexão;
  3. Resistência a gretamento (O termo "gretamento" diz respeito às fissuras da superfície esmaltada, semelhantes a um fio de cabelo);
  4. Resistência a manchamento;
  5. Resistência a ataques químicos;
  6. Resistência a abrasão;

Como identificar cerâmica?

Como identificar cada produto? De forma geral, é fácil diferenciar cerâmica e porcelanato. Quando você pegar uma peça de porcelanato esmaltado, ela provavelmente terá a massa da mesma cor do esmalte ou uma coloração padrão. Já na cerâmica isso não acontece.

Qual é a durabilidade de um porcelanato?

“Se você cuida bem do seu porcelanato, ele pode durar mais de 20 anos. Se você não previne riscos, usa produtos de limpeza que não são indicados e não faz uma boa manutenção, esse tempo de vida pode reduzir e muito”, comenta Vanderlei Generoso Alves, gestor do departamento de assistência técnica da Rox Cerâmica.

Qual o tipo de porcelanato mais resistente?

O porcelanato esmaltado é mais resistente e pode ser usado em vários ambientes. O processo de fabricação do piso porcelanato esmaltado é um pouco diferente do porcelanato polido. Por isso, o material é mais resistente e menos propício à manchas e sujeira.

Qual a durabilidade da cerâmica?

A grande vantagem do piso cerâmico é a sua durabilidade excepcional. Quando bem instalado e cuidado, o piso cerâmico pode durar até vinte anos sem perder a beleza.

Qual o porcelanato mais resistente a riscos?

3- O porcelanato esmaltado é mais resistente as manchas e sujeiras. No quesito resistência tanto a manchas quanto a sujeitas, o porcelanato esmaltado leva vantagem sobre o polido. Visto que a produção do material tem a camada de esmalte colocada por cima da superfície.

Qual é o melhor tipo de porcelanato?

O porcelanato esmaltado é o tipo mais indicado para a cozinha, e uma das melhores opções de piso para causar impacto visual. É um tipo de material versátil e funcional, porque é resistente à água, a respingos de gordura e ao desgaste causado pela circulação de pessoas.

Qual o melhor porcelanato que não risca?

Maior resistência à riscos: como o porcelanato acetinado não recebe nenhum tipo de polimento ou acabamento, ele apresenta uma alta resistência à riscos. Menos manchas: o porcelanato acetinado é menos propenso a manchas porque, além de não ter brilho, apresenta uma baixíssima absorção de água.

Qual tipo de porcelanato é mais fácil de limpar?

Escolha o tipo de porcelanato

Acetinado: tem a cobertura fosca e mais áspera; sendo menos escorregadio que os demais. É extremamente fácil de limpar e é ideal para áreas úmidas e externas; Polido: esse é o tipo mais sofisticado e, consequentemente, o mais procurado.

O que é um piso polido?

O que é porcelanato polido

Os porcelanatos técnicos são feitos a partir da uma massa única sem adição de esmaltes ou cores na superfície do piso. Os porcelanatos técnicos polidos recebem um polimento e uma camada protetora que, no final da fabricação, que dão brilho intenso à peça.

Como limpar piso de porcelanato polido?

Como limpar porcelanato polido

Separe um balde e prepare uma solução com uma solução com detergente neutro e água; Pegue um pano macio, molhe o tecido na solução, retire o excesso e passe sobre a superfície; Por fim, para finalizar a etapa de como limpar porcelanato polido, passe um pano seco para secar o ambiente.

Artigo anterior
Quando a alveolite está instalada?
Artigo seguinte
Porque o basquete não é muito conhecido no Brasil?