O que é uma cavidade patológica?

Perguntado por: Mia Renata Rocha Oliveira  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

Conceito. Cavidade patológica revestida total ou parcialmente por epitélio contendo no seu interior material líquido ou semifluido revestido por uma cápsula fibrosa. Cistos que se originam de remanescentes epiteliais do desenvolvimento dentário localizados nos ossos maxilares ou tecidos de sustentação dos dentes.

O que é cavidade patológica?

Nomenclatura e classificação das cavidades

Patológica: cavidade causada pela destruição dos tecidos dentais duros do dente; apresenta forma e dimensões irregulares. Terapêutica: cavidade resultante de um processo cirúrgico (preparo cavitário); apresenta forma e dimensões definidas.

O que é uma cavidade terapêutica?

TERAPÊUTICA É uma cavidade com forma geométrica e dimensões definidas, resultante de um processo cirúrgico que visa a remoção do tecido cariado = PREPARO CAVITÁRIO Através desse procedimento, o cirurgião dentista elimina ou trata da doença cárie, ao mesmo tempo em que deixa as paredes da futura cavidade com formas ...

Quais são os tipos de cavidade?

As cavidades são classificadas de acordo:
  • Número de faces envolvidas: simples (1), composta (2) e complexa (3 ou +).
  • Faces envolvidas: leva o nome da superfície respectiva, ex: oclusal, mésio-oclusal, etc.

O que é uma cavidade dentária?

Uma cavidade é uma lesão do dente que é produzida pela ação desses ácidos liberados pelas bactérias presentes na placa bacteriana. Isto começa com danos externos ao esmalte, que com o tempo penetra até chegar à dentina, podendo atingir a polpa ou o nervo do dente.

Dose de Saúde - O que é a Patologia (Dr. Cristovam Scapulatempo)

39 questões relacionadas encontradas

Qual o nome das cavidades onde se fixam os dentes?

O dente fica inserido no alvéolo dental e é descrito como decíduo (primário) ou permanente (secundário). Crianças têm 20 dentes decíduos e os adultos normalmente têm 32 dentes secundários.

Tem como tirar cárie escovando os dentes?

Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.

O que é cavidade classe V?

1.4.3.5 Classe V : Cavidades preparadas no terço gengival, não de cicatrículas, nas faces vestibular e lingual de todos os dentes (Fig.

São características da cavidade Classe 1?

As características da cavidade Classe I de amálgama quando utilizada a fresa 245 (Figura 2) são: => Abertura vestíbulo-lingual na região do istmo com ¼ de distância entre os vértices das cúspides correspondentes; => Parede pulpar plana e perpendicular ao eixo longitudinal do dente (exceção do primeiro pré- molar ...

O que são Cicatriculas?

Significado de cicatrícula. [Medicina] Pequena cicatriz. Zoologia Mancha na gema do ovo, que é o blastoderma. [Botânica] Ponto da superfície das sementes onde se manifesta a germinação.

O que é classe 1 em odontologia?

Classe I. Os padrões de mordida nesta categoria são considerados normais ou corretos. Isso significa que os dentes superiores encobrem um pouco os dentes inferiores, criando uma mordida equilibrada.

O que é mod em odontologia?

MOD = Mesio ocluso distal.

Quais são as técnicas de isolamento absoluto?

Além disso, existem algumas regras gerais para a colocação do isolamento absoluto: esterelização do grampo; utilização de fio dental; invaginação da borracha no sulco gengival dos dentes, impedindo a penetração de saliva; colocação de grampo no lado oposto sem perfurar.

O que é Abfração?

Já a abfração é a perda da superfície dentária nas áreas cervicais dos dentes causada por forças tensionais e compressivas advindas da flexão do dente por excesso de carga oclusal, por exemplo, contato pré maturo1, forças da mastigação e hábito parafuncional1,2,4.

O que é bisel no dente?

As finalidades da execução do bisel nas cavidades para resina composta são: A. Aumentar a área para a adesão e cortar os prismas de esmalte no sentido longitudinal . Melhorar a estética e remover o esmalte superficial (menos reativo).

O que é restauração classe 5?

Segundo Busato18 em l997, as cavidades classe V são as que se situam no terço gengival das superfícies lisas vestibulares ou linguais dos dentes, desenvolvidas a partir de uma lesão cariosa ou de um processo de abrasão/erosão.

São características da cavidade de classe V?

Características da cavidade Slot Vertical  Parede vestibular e lingual convergente para oclusal.  Parede vestibular e lingual formando um ângulo de 90º com a superfície externa do dente.  Parede axial plana vestíbulo lingualmente e ligeiramente expulsiva no sentido gengivo-oclusal.

Quais são os princípios gerais do preparo Cavitário?

Consiste na remoção de esmalte sem apoio dentinário, com a finalidade de expor o processo patológico, facilitando sua visualização e, dessa forma, permitir a instrumentação das fases subsequentes.

O que é um preparo Cavitário classe II?

Esse tipo de cavidade é indicado para lesões proximais pequenas combinadas com lesões de cáries em cicatrículas e fissuras. O acesso inicial da lesão cariosa proximal é feito através da superfície oclusal e, pelo menos, a 2mm de distância da crista marginal com brocas nº 1/2, 1 ou 330.

Como realizar o preparo Cavitário de uma lesão de classe V?

Para a restauração de qualquer lesão classe V, cariosa ou não, é preciso avaliar o tipo de lesão, a profundidade, o tamanho, a extensão e a localização. Você pode utilizar a resina composta, o ionômero de vidro e o amálgama, sempre que possível, sob isolamento absoluto.

Qual broca usar para classe V?

Já para retenções em classe V, pode-de utilizar a broca esférica n. ½ ou ¼ , broca roda n. 11 ½ ou broca cone invertido n. 33 ½ para os ângulos diedros de segundo grupo.

Como deve ser a forma de contorno de um preparo classe V?

Primeiramente o contorno para acesso do preparo deve ser tão longo, em sentido ocluso-cervical quanto à extensão de cárie. Após a remoção de cárie, deverão ser feitas canaletas retentivas com uma fresa esférica 1/4 nas paredes cervical e oclusal e o ângulo cavo superficial deverá ficar próximo a um ângulo de 90 graus.

O que fazer para tirar cárie dos dentes?

O tratamento para eliminar cáries, é feito geralmente através de uma restauração, que é realizada pelo dentista e consiste na remoção da cárie e de todo o tecido infectado, sendo que depois é feita uma cobertura do dente com uma substância que pode ser resina composta, cerâmica ou amálgama.

Porque tenho cárie mesmo escovando os dentes?

O principal é o estilo de vida. Comer muito açúcar e não escovar o dente são, sem a menor sombra de dúvida, os grandes culpados pelas cáries. Como a placa bacteriana é o estopim que leva à cárie, dificilmente alguém que se alimente de maneira equilibrada e tenha uma boa higiene desenvolverá a encrenca.

Como eliminar a cárie de forma natural?

Parte 1 de 3: Cuidando de uma cárie naturalmente. Consuma mais vitamina D. A vitamina D é benéfica para a saúde dos ossos, pois acelera o metabolismo do cálcio e induz a produção de catelicidina, um peptídeo antimicrobiano que ataca as bactérias causadoras das cáries.

Artigo anterior
Como fazer o cálculo de escala?
Artigo seguinte
Como fazer o cabelo crescer muito rápido caseiro?