O que é uma atitude natural?

Perguntado por: Igor Joaquim Valente  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

A atitude natural se refere a atitude de crença em relação a existência de uma realidade que Page 7 ECOS | Estudos Contemporâneos da Subjetividade | Ano 5 | Volume 1 114 transcende a consciência. Assim, em Husserl, poderíamos dizer que a transcendência corresponde a realidade tornada “objetiva” para um sujeito.

O que atitude natural e atitude fenomenológica?

Atitude fenomenológica é o movimento de colocar em suspensão os conceitos prévios (adquiridos com as experiências vivenciadas até o momento) sobre o que busco compreender para que esses conceitos prévios não sobreponham características ao que se manifestar do que estamos investigando.

O que é uma atitude reflexiva?

O pensamento reflexivo surge, quando o homem toma uma atitude problematizadora da realidade; Aquilo que era natural, surge de repente como algo estranho, carecendo de ser compreendido e explicitado. Reflectir implica um distanciamento das coisas, para as poder voltar a olhar de outra forma.

Qual é a simples palavra usada por Husserl para explicar a diferença entre a atitude natural e a atitude fenomenológica?

Um dos conceitos chaves da fenomenologia husserliana é denominado de intuição. Esse conceito pode inicialmente ser compreendido na tradição fenomenológica enquanto afinidade radical entre o “ver” de fato o “ver” de essência.

O que é ter uma atitude filosófica?

A Atitude Filosófica é um conceito que significa, acima de tudo, romper com o senso comum e olhar com espanto o que há de mais trivial em nosso cotidiano. A problematização da realidade é o ponto central e o motor da filosofia.

Atitude natural - Fenomenologia

38 questões relacionadas encontradas

O que é atitude filosófica e reflexão filosófica?

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes.

Quando se inicia a atitude filosófica?

Inicia-se a atitude filosófica quando abandonamos nossas certezas cotidianas para irmos mais além – é de se observar que os momentos de crise nos levam a transformação. Então, atitude filosófica pressupõe a atitude crítica. Há alguns que imaginam a “crítica” como falar mal de algo ou de alguém, mas não é bem assim.

Qual era a postura defendida por Husserl em oposição a atitude natural?

Segundo a concepção de consciência husserliana, podemos nos dirigir de outros modos para as coisas e para o mundo além daquela proposta pela atitude natural. Podemos questionar o mundo, duvidar de sua existência, pensar para além daquilo que os fatos empíricos nos mostram.

O quê Husserl defendia?

Husserl procura resolver o problema de como justificar filosoficamente a existência de um mundo objetivo e comum. E faz a ligação entre a consciência e o mundo objetivo por meie da ideia de intersubjetividade.

Qual é essa atitude intelectual proposta por Husserl?

Husserl propõe que tenhamos uma atitude transcendental que é característica da atividade filosófica, da postura de uma filosofia fenomenológica, que é diferente da atitude natural (ingênua, presa ao fato). Diz Husserl (2006, p.

O que caracteriza a atitude crítica e a reflexiva?

É o saber do sujeito questionador que através de uma postura crítica diante o conhecimento e as coisas, procura superar o saber irrefletido e impreciso do cotidiano. Saber baseado em questionamentos, na crítica. É um saber “mais preciso” e elaborado, pois se baseia em interrogações.

Quais são as três atitudes filosóficas?

Apesar de possuir uma definição geral, a atitude filosófica apresenta quatro aspectos que podem complementar sua definição: o espanto, a dúvida, o rigor e a insatisfação.

O que é uma reflexão filosófica?

sobre: Filosofia

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

Qual é o postulado básico da fenomenologia?

O postulado básico da fenomenologia é a metafísica fenomenológica, isto é, voltada para o reconhecimento do ser-em si dos fenômenos, portanto, vinculada a uma noção de ser abstrata e a uma consciência transcendental.

O que é uma redução fenomenológica?

A Redução Fenomenológica é, portanto, uma exclusão do dado transcendente no sentido natural (o transcendente em geral, como existência a admitir), mas nunca poderia ser uma restrição radical ao dado imanente reell.

Qual era a filosofia de Husserl?

Em seu trabalho maduro, ele procurou desenvolver uma ciência sistemática baseada na chamada redução fenomenológica. Argumentando que a consciência transcendental estabelece os limites de todo conhecimento possível, Husserl redefiniu a fenomenologia como uma filosofia transcendental-idealista.

Qual o objetivo da fenomenologia de Husserl?

Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p. 18).

O que disse Husserl a respeito da filosofia?

Para Husserl, a filosofia não é uma ciência imperfeita - simplesmente ainda não é uma ciência. Os supremos interesses da cultura humana, contudo, exigem a elaboração de uma filosofia estritamente científica, o que implica a crítica do naturalismo e do historicismo.

Quais são as características da fenomenologia?

O conceito básico da fenomenologia é a noção de intencionalidade. Esta intencionalidade é da consciência que sempre está dirigida a um objeto. Isto tende a reconhecer o princípio que não existe objeto sem sujeito.

Por que Edmund Husserl afirma que a consciência e plástica?

Ou seja, para o pensador, o mundo é um fenômeno a ser revelado, o mesmo também ressalta a idéia de consciência, a consciência é plástica, ou seja, ela envolve o individuo, a consciência envolve a situação, quando a pessoa toma consciência de algo ou de alguma coisa, a mesma é adaptada ao momento e vivencia esses ...

Quais as principais contribuições de Husserl para a psicologia?

Husserl conclui que a psicologia fenomenológica e a fenomenologia transcendental são inseparáveis, visto que, de maneiras distintas, percorrem o mesmo caminho até a subjetividade. Em sua última obra Husserl define a psicologia fenomenológica como uma ciência a priori e universal da vida anímica.

Quando e como surgiu a filosofia?

Desde o seu surgimento, em Mileto no século VI a.C., e do aparecimento da palavra “filosofia”, que Cícero e Diógenes atribuem a Pitágoras, muitos filósofos tentaram responder à pergunta sobre o que é a Filosofia.

Como se dá o processo de filosofar?

Ela é antes de mais nada, um modo de se colocar diante da realidade, procurando refletir sobre os acontecimentos a partir de certas posições teóricas. Essa reflexão permite ir além da pura aparência dos fenômenos, em busca das raízes e de suas contextualizações em um horizonte amplo.

Qual foi o motivo do surgimento da filosofia?

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.

Qual a importância da atitude filosófica?

A importância da atitude filosófica está nos atos de avaliar os diversos dogmatismos que assombram o mundo e que são impermeáveis ao diálogo. Está no questionamento das operações ideológicas que manipulam o real. Está no enfrentamento aos fanatismos que cegam.

Artigo anterior
O que é laqueadura pelo umbigo?
Artigo seguinte
Como a viúva Porcina ficou rica?