O que é uma associação mista?

Perguntado por: Letícia Liliana Ribeiro de Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (39 avaliações)

De acordo com o circuito, podemos ver que há resistores ligados em série e em paralelo. Quando há esse tipo de ligação (série e paralelo), dizemos tratar-se de um circuito elétrico com uma associação mista de resistores.

O que é a Associação mista?

A associação mista de resistores pode ser separada em associações em paralelo e em associações em série. Confira um exemplo de circuito formado por resistores em associação mista: Na figura acima, os dois resistores do ramo superior estão ligados em série.

Como funciona um circuito misto?

Um circuito misto é aquele que dispõe de componentes eletrônicos conectados tanto em paralelo quanto em série, associados a uma só fonte de tensão. O circuito misto , possui alguns pontos de consumo ligados em série e outros em paralelo, ou seja, apresenta seus elementos ligados uns em série e outros em paralelo.

O que é uma associação paralela?

A associação em paralelo é obtida quando os resistores são ligados de modo que a corrente elétrica divide-se ao passar por eles. Nesse tipo de associação, a resistência elétrica equivalente será sempre menor do que a menor das resistências.

Quais são as características de uma associação em paralelo?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente sempre é menor que a resistência de menor valor que o circuito apresenta. Quando um dos resistores da associação em paralelo queima, a corrente elétrica que circula nos demais componentes do circuito não é alterada.

Associação de Resistores (Mista) - Aula 05

33 questões relacionadas encontradas

Qual à diferença entre as associações em série e em paralelo?

A principal diferença entre circuito em série e paralelo é a maneira como a tensão e a corrente apresentam-se. A tensão será a mesma em todos os pontos do circuito em paralelo e a corrente poderá variar. Já no circuito em série, é a tensão que pode ser diferente, enquanto a corrente elétrica é a mesma.

Como calcular a resistência total circuito misto?

Se souber o valor a corrente e tensão total do circuito inteiro, você pode encontrar a resistência total usando a Lei de Ohm: R = V / I.

Como calcular uma resistência mista?

Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.

Como calcular a amperagem de um circuito misto?

Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.

O que acontece com a tensão em um circuito misto?

O circuito misto nada mais é do que um circuito que possui parte das suas cargas em série e parte em paralelo! Deste modo, a corrente e a tensão tem comportamentos diferentes em cada parte do circuito. ... A tensão sobre R1 é a mesma tensão de Vs, as tensões sobre R2 e R3 somadas, são iguais à tensão sobre R1.

Como dividir a corrente em circuito?

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Como funciona um divisor de tensão?

Um divisor de tensão consiste em dois resistores associados em série num circuito elétrico, dimensionados para se obter uma dada fração da tensão (ou diferença de potencial) fornecida pela bateria ou fonte de tensão aos terminais de um deles, sabendo que a tensão aos terminais de cada um dos resistores é diretamente ...

Como calcular associação Mista de capacitores?

Por esse motivo, o cálculo da associação de capacitores mista deve ser feito em partes. Primeiro, calcula-se a capacitância da associação em paralelo. Após obter esse valor, calcula-se a capacitância da associação em série. Leia Capacitores e Fórmulas de Física.

O que é uma associação em série?

4.2.1 Associação em Série

Dois componentes de um circuito encontram-se associados em série quando um dos seus terminais é comum e ambos são percorridos pela mesma corrente eléctrica.

Quais são as característica de uma associação em série?

As características seguintes definem uma associação em série para resistores: As resistências são associados uma em seguida da outra, sendo percorridos pela mesma corrente. A corrente que circula na associação em série é constante para todas as resistências.

Como calcular a resistência de um fio?

Antes de fazermos o cálculo da resistência elétrica, precisamos converter a área transversal do fio, que está em mm², para a unidade de m² (8 mm² = 8.10-6 m²). Para calcular a resistência desse fio condutor, faremos uso da segunda lei de Ohm, observe: De acordo com o cálculo, a alternativa correta é a letra b.

Como calcular o valor da resistência equivalente?

Fórmulas da associação de resistores em paralelo
  1. corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
  2. resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
  3. resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
  4. lei de Ohm: U = R . i.

Qual a fórmula de resistência elétrica?

Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.

Como se calcula a potência total de um circuito?

Como qualquer outro tipo de potência, a potência elétrica pode ser calculada dividindo-se a energia consumida, ou transformada, pelo intervalo de tempo. Entretanto, existem fórmulas de potência mais específicas que relacionam grandezas como tensão elétrica (U), corrente elétrica (i) e resistência elétrica.

Como calcular a resistência equivalente de um circuito com 3 resistores?

O que é.
  1. A equação para um total de n resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/R1)+(1/R2)+(1/R3)..+(1/Rn)}
  2. Vejamos o seguinte exemplo. Dado R1 = 20 Ω, R2 = 30 Ω e R3 = 30 Ω.
  3. A resistência equivalente total para os 3 resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/20)+(1/30)+(1/30)} = 1/{(3/60)+(2/60)+(2/60)}

Como se calcula a resistividade?

Como se calcula resistividade

O cálculo da resistência específica é feito por meio da segunda lei de Ohm. Ela depende da resistência elétrica, do comprimento do corpo e da área da seção transversal considerada.

Qual é a característica fundamental de uma associação em paralelo com relação aos caminhos para a circulação da corrente elétrica?

Uma característica muito importante da associação de resistores em série é que todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Portanto, sendo i a corrente fornecida por uma fonte de tensão conectada aos terminais A e B, podemos dizer que: Não pare agora...

Quais as características de uma associação?

tiPoS dE ASSoCiAção

Reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns. Seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções etc. Seus fins podem ser alterados pelos associados. Os seus associados deliberam livremente.

Qual a principal característica do circuito paralelo relacionada ao valor da resistência equivalente?

Em toda associação paralelo, o valor da resistência do resistor equivalente é sempre menor que a de qualquer resistor da associação, pois naresistência equivalente passa a maior corrente e conseqüentemente terá a menor resistência, pois nela, U é constante..

Artigo anterior
O que são pessoas Millenium?
Artigo seguinte
O que é o serviço de mensagens BB?