O que é uma argamassa e quais os seus principais constituintes?

Perguntado por: Samuel Mário Abreu  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (52 avaliações)

Argamassa é uma mistura de cimento, agregado miúdo, água e aditivos, caso necessário. Confira o que é argamassa, seus tipos, propriedades e normas técnicas. Argamassa é uma mistura de cimento, agregado miúdo (areias naturais ou de britagem) e água, podendo ainda ser constituídas por polímeros.

O que é a argamassa?

Argamassa é um mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânicos e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento.

Quais são os componentes de uma argamassa?

Composta basicamente por uma mistura de cimento, cal hidratada e areia natural, a argamassa também pode levar outros elementos e aditivos que as tornam mais aderentes e resistentes, de acordo com o seu uso.

O que é argamassa e para que serve?

As argamassas são compostas por uma mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, usadas para o assentamento de tijolos e o acabamento de superfícies. Podem ou não conter aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento – dosadas na obra ou através de processos industriais.

Quais as principais funções da argamassa?

Com a função principal de assentar blocos, a argamassa é aquele tipo de produto que se destaca por sua versatilidade. Afinal, ela também tapa buracos de paredes, elimina ondulações, garante a nivelação superfícies.

ARGAMASSA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

38 questões relacionadas encontradas

Quais são as 3 principais propriedades da argamassa?

Propriedades das argamassas

Como um revestimento, as argamassas devem produzir uma camada com as seguintes características: Poder absorver deformações por efeito térmico, higroscópico e diferencial entre componentes.

Quais as principais funções das juntas de argamassa na alvenaria?

Principais funções das juntas de argamassa na alvenaria : selar as juntas garantindo a estanqueidade da parede à penetração de água das chuvas; absorver as deformações naturais, como as de origem térmica e as de retração por secagem (origem higroscópica), a que a alvenaria estiver sujeita.

Qual a diferença de cimento e argamassa?

Diferenças Gerais

O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

Quando se usa argamassa?

A argamassa pode assumir várias funções numa obra. O mais conhecido é o uso para assentamento de pisos, tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica e tacos de madeira.

Qual a diferença de concreto e argamassa?

Agregado de miúdo (areia), cimento e água são os três componentes básicos da argamassa. Já para o concreto, os elementos básicos são agregado graúdo, miúdo, cimento e água. Sem falar nos aditivos ou algumas outras adições.

Como é feito o argamassa?

A argamassa é o resultado da mistura de areia com cal adicionando-se água. Após a secagem completa, a argamassa endurece, dando solidez à construção. Uma boa argamassa depende tanto das proporções entre esses dois elementos quanto do modo pelo qual se faz a adição da água.

Qual a composição da argamassa ac3?

CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA: Votomassa ACIII flexível cinza atende os requisitos de classificação AC-III de acordo com a NBR 14081-1. COMPOSIÇÃO: Votomassa ACIII flexível cinza é composta de cimento Portland, agregados minerais selecionados e aditivos químicos.

Quais os tipos de argamassa?

Os tipos mais comuns de argamassas são:
  • Argamassa para assentamento.
  • Argamassa para revestimento.
  • Argamassa colante.
  • Argamassa de rejuntamento.

O que é argamassa de piso?

Basicamente, esse produto é uma mistura de água, cal, areia e cimento. Por isso, se já se questionou para que serve argamassa, a resposta é: para diversas obras e reformas! Isso porque sua principal função é garantir a aderência entre diversos materiais, como tijolos, pisos, etc.

Pode usar argamassa no lugar do cimento?

Em resumo, o cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco – que é utilizada como acabamento em paredes erguidas. Por sua vez, a argamassa serve para fazer o assentamento de revestimentos cerâmicos e tijolos, além de impermeabilizar, nivelar e regular as superfícies.

Pode usar argamassa na parede?

Durante a aplicação da argamassa na parede existem alguns passos que precisam ser observados como, por exemplo, forrar o local com um plástico ou jornais, dosar a quantidade de água para a massa da maneira indicada pelo fabricante e colocar o material seco sobre o líquido de maneira contínua registrando a hora de ...

Qual é mais forte cimento ou argamassa?

Por ser uma massa de cimento, areia e cal, a argamassa é bastante resistente e oferece mais durabilidade para a construção. Essa massa tem a capacidade de formar uma camada uniforme e sólida que suporta a ação da água e protege contra infiltrações.

Qual o melhor cimento para argamassa?

Cimento CP II-F

Este tipo de cimento é um dos mais populares por ser recomendado para ser usado desde estruturas em concreto armado até argamassas de assentamento e revestimento.

Por que misturar cimento com argamassa?

No entanto, as misturas de cimento e argamassa são essenciais para qualquer construção, pois são responsáveis por juntar componentes, nivelar superfícies e ainda impermeabilizar paredes e tetos.

Para que servem as juntas de assentamento?

Juntas de Assentamento

As juntas entre peças são muito importantes, pois absorvem parte das deformações do revestimento cerâmico, permitem que as diferenças dimensionais entre peças ou placas sejam compensadas e facilitam eventuais trocas de placas cerâmicas, evitando que outras sejam danificadas.

Qual a função da argamassa de assentamento?

Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede de alvenaria. Colocada entre os blocos a argamassa veda a parede contra a água e outros agentes nocivos. ...

Para que serve a argamassa na construção civil?

A argamassa é primordial para qualquer tipo de construção. Composta por uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos, ela pode ser utilizada para o assentamento de tijolos e blocos, impermeabilização e regularização de superfícies, ou para dar acabamento às superfícies, seja ele texturizado, áspero ou liso.

Quais as principais propriedades da argamassa no estado fresco?

892-944, 2010.] separa estas propriedades no estado fresco em: trabalhabilidade, consistência, plasticidade, retenção de água e consistência, coesão, exsudação, densidade de massa, adesão inicial. No estado endurecido as principais propriedades são a aderência e a elasticidade.

Quais são as principais propriedades das argamassas de cimento e cal?

Já em argamassas mistas, de cal e cimento, a cal tem a função de reter água para a hidratação do cimento, melhorar a trabalhabilidade do produto fresco e aumentar a capacidade do produto endurecido, absorver deformações sem danos ao revestimento.

Artigo anterior
O que danifica mais coloração ou descoloração?
Artigo seguinte
O que é um Objeto virtual de aprendizagem?