O que é uma área explosiva?

Perguntado por: Vicente Araújo  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)

A área explosiva é um ambiente no qual normalmente são manipuladas substâncias inflamáveis que se misturam no ar oferecendo riscos de explosão. Gases, vapores ou poeiras presentes em indústrias dos setores de mineração e petróleo podem ser enquadrados para a classificação dessas áreas.

O que é área atmosfera explosiva?

São ambientes onde ocorrem a manipulação de substancias inflamáveis em forma de gás, vapor ou poeira, que misturados com o ar apresentam risco de explosão. Estão presentes em áreas industriais, principalmente nos setores de petróleo, gás e mineração.

O que são áreas classificadas e atmosferas explosivas?

Áreas classificadas são lugares nos quais existem chances de se formarem atmosferas explosivas. Atmosferas explosivas, por sua vez, surgem em ambientes onde se realizam atividades com substâncias inflamáveis, como poeira, fibra, gases, vapores, entre outros.

Como medir atmosfera explosiva?

Para que uma área possa ser classificada como contendo uma Atmosfera Explosiva, é necessário determinar o grau de risco em função da fonte geradora, levando em consideração a frequência e duração da liberação da mistura no ar.

Qual NR fala de atmosfera explosiva?

Atmosfera Explosiva (NR 10)16H - ON LINE.

Atmosferas explosivas e Áreas classificadas - Conceitos Básicos

25 questões relacionadas encontradas

O que é área classificada NR 20?

Área classificada é um local sujeito a probabilidade de formação de atmosfera explosiva, justamente por conter substâncias consideradas como “explosivas”, como gases/líquidos inflamáveis e poeiras/fibras combustíveis.

Qual a validade do curso de atmosfera explosiva?

Esse curso não possui validade. Contudo é recomendável realizar novamente o treinamento após 05 anos a contar da data de emissão do certificado, devido às alterações normativas e substituição de novas tecnologias.

Como usar medidor de gases?

O melhor local para utilizar o detector de gás portátil é junto à zona de respiração do profissional, portanto, próximo ao nariz e a boca.
...
Os locais recomendados para a fixação do detector estão localizados na:
  1. lapela,
  2. colarinho,
  3. bolso no peito da camisa.

Como deve ser feita a medição de gases em espaço confinado?

A medição deve ser feita a partir do lado de fora do local confinado, com o auxílio de uma sonda ou mangueira que deve estar conectada ao detector e ser inserida no interior do local. Então, de acordo com a densidade dos gases, é identificado o perigo.

O que é controle da mistura explosiva?

1.A Controle da mistura explosiva

Esta técnica implica no controle da presença, quantidade ou concentração de qualquer um dos componentes da mistura, ou na adição de outros componentes.

O que são áreas classificadas NR 10?

A área classificada nr10 é uma classificação para instalações elétricas especiais, ou seja, em locais sujeitos a explosão, incêndio, e outros sinistros e, para este tipo de instalação, a NR10 prevê uma série de requisitos técnicos de proteção onde a vida humana é o principal objeto a ser protegido preventivamente.

O que é área classificada NR 33?

A área classificada é um local na qual uma atmosfera potencialmente explosiva estará presente. Esta condição exige precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos.

Quais equipamentos devem ser utilizados em áreas classificadas?

Existem dois tipos de equipamentos que podem ser usados em áreas classificadas: à prova de explosão (EX-d) e Segurança Intrínseca (EX-ia). O equipamento á prova de explosão conta com um sistema que faz com que ele não emita faísca.

O que significa Zona 0 1 e 2?

As zonas são divididas em: Zona 0, Zona 1 e Zona 2 (para locais com gases e vapores inflamáveis ou combustíveis).

Qual é a zona que representa maior risco de incêndio ou explosão?

Zona 20 - É um local em que a atmosfera explosiva, em forma de nuvem de poeira, está presente de forma permanente, por longos períodos ou ainda frequentemente (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau contínuo).

Quais as medições realizadas para acesso em um espaço confinado?

Deve-se medir a concentração de oxigénio, a percentagem na atmosfera interior não deve ser inferior a 19,5%. Igualmente, deve-se efectuar a medição dos gases tóxicos ou inflamáveis, em função do tipo e condições do recinto, através de detectores específicos.

Como medir concentração de gases?

Uma maneira de determinar a concentração de um gas dissolvido na água é tomar uma amostra da água, extrair para um volume de gas (chamado headspace), analisar o headspace quanto o gas de interesse, e calcular qual a concentração original na água.

Qual limite de CO2 em espaço confinado?

Como referência, a OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional) definiu um limite permissível de exposição (PEL) ao CO2 de 5.000 ppm em um período de oito horas e 30.000 ppm em um período de 10 minutos. O monóxido de carbono é um gás muito mais perigoso.

Para que serve detector de 4 gases?

Os Detectores de Gases servem para identificar e avaliar os potenciais gases existentes em um ambiente de trabalho. ... Isso porque se ultrapassar um limite específico, um alarme soará para que o usuário seja notificado da presença alarmante de gases que podem ser tóxicos ou inflamáveis.

O que é o curso de SEP?

O Curso Complementar Sistema Elétrico de Potência (SEP) é considerado obrigatório para trabalhadores que são expostos diretamente à Alta Tensão (AT) no ambiente de trabalho.

Qual a norma utilizada no Brasil para área classificada?

A ABNT NBR IEC 60079-0 de 2013 define área classificada como: “Área na qual uma atmosfera explosiva está presente, ou pode estar presente, em quantidade tal que requeira precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos”.

Quais são os testes para certificação de áreas classificadas?

  • Execução de classificação de áreas;
  • Projeto e seleção de equipamentos “Ex” e de instalações em áreas classificadas;
  • Montagem e testes de equipamentos “Ex” e de instalações em áreas classificadas;
  • Inspeção visual, apurada e detalhada de equipamentos “Ex” e de instalações em áreas classificadas;

Quais são as zonas de risco conforme a IEC para uma área classificada?

Para isto, as boas técnicas recomendam que sejam definidas as chamadas zonas de risco: Zonas 0, 1 ou 2 (na presença de gases e vapores) e Zonas 20, 21 ou 22 (na presença de poeiras ou de fibras).

Artigo anterior
Como retirar uma ocorrência?
Artigo seguinte
Como responder elogios de forma engraçada?