Quais as consequência jurídica de um acordo homologado pelo juiz do trabalho?

Perguntado por: Isaac Nelson Ferreira Neves Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (2 avaliações)

764 da Consolidação das Leis do Trabalho . 2. A transação firmada entre as partes e devidamente homologada em Juízo constitui "equivalente jurisdicional" da sentença de mérito e, assim, produz efeito equivalente a esta, inclusive a coisa julgada material ( CPC , arts. 269 , 467 e 468 ).

O que acontece quando um acordo é homologado na Justiça do Trabalho?

Além disso, o acordo homologado terá efeito de título executivo judicial, possibilitando que o eventual inadimplemento seja executado perante o juízo responsável pela decisão que homologou os seus termos. Ademais, caberá recurso ordinário da sentença que rejeitar a homologação do acordo ou parte dele.

Quais são os efeitos de um acordo celebrado em audiência e homologado pelo juiz do trabalho?

Ora, o acordo homologado na Justiça do Trabalho, faz coisa julgada, sendo, portanto, irrecorrível, conforme previsão expressa do artigo 831, da CLT e do entendimento consagrado na Súmula 100, V, TST.

Qual o valor da decisão do juiz do Trabalho que homologa um acordo?

DECISÃO QUE HOMOLOGA ACORDO. Nos termos do parágrafo único do artigo 831 da CLT , o termo de acordo valerá como decisão irrecorrível, salvo para a Previdência Social quanto às contribuições que lhe forem devidas.

Quando o juiz pode deixar de homologar acordo trabalhista?

855-D da CLT, o juiz, no prazo de quinze dias a contar da distribuição da petição, analisará o acordo, designará audiência se entender necessário e proferirá “sentença”. Nessa “sentença”, portanto, o juiz poderá homologar, total ou parcialmente, o acordo ou rejeitar a sua homologação.

É isso que você deve fazer com acordo homologado que não foi cumprido

37 questões relacionadas encontradas

Qual recurso contra decisão que não homologa acordo trabalhista?

487, II e III, "b"), quando o pronunciamento judicial indeferir a homologação do acordo ou, ainda, a rejeitar a alegação de prescrição, tal decisão será também impugnável por meio do recurso de agravo de instrumento.

Como anular um acordo judicial trabalhista?

Acordo trabalhista não pode ser anulado sem que haja vício de consentimento. A anulação da decisão que homologa um acordo trabalhista só pode ocorrer se existir prova inequívoca de defeito ou vício de consentimento.

Quanto aos acordos homologados em juízo?

O acordo homologado em juízo constitui título executivo judicial, não sendo necessário o ajuizamento de nova demanda para obter o cumprimento das obrigações assumidas na transação. Trata-se de previsão expressa do art. 515 do novo Código de Processo Civil .

O que significa homologação de acordo?

ACORDO HOMOLOGADO JUDICIALMENTE. COISA JULGADA. Nos termos do art. 831 , parágrafo único , da CLT , o acordo homologado judicialmente equivale a decisão irrecorrível e deve ser executado nos exatos termos nele pactuados em face da ocorrência de coisa julgada.

Como funciona a homologação na Justiça do Trabalho?

O processo de homologação de acordo extrajudicial terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado.” Apresentada a petição, o juiz deve analisar os termos do acordo e sua validade, verificar a intenção das partes e os efeitos da avença.

Pode desistir de acordo homologado?

Acordo homologado em juízo só pode ser desconstituído em ação rescisória com prova. A ação rescisória está prevista no artigo 485 do CPC e deve ser ajuizada por quem deseja rescindir decisão judicial transitada em julgado, por supor a existência de determinados vícios legalmente estabelecidos.

Quanto tempo demora para receber o dinheiro de acordo trabalhista?

Com o acordo extrajudicial, o juiz terá o prazo de 15 (quinze) dias a contar da distribuição do acordo para analisar o acordo, e se caso entender necessário designar uma audiência para proferir sentença com a expedição de alvará de recebimento. Ou seja, ficou bem mais rápido para o empregado receber!

O que é sentença homologatória de acordo?

Sentença homologatória de acordo, normalmente, formaliza a vontade das partes, extinguindo o processo com resolução de mérito (art. 269, III, CPC), não podendo as mesmas depois alegar arrependimento. Não pode em sede recursal querer rediscutir mérito, ou a matéria do acordo.

O que é não quando o juiz não homologa um acordo?

"O acordo não será homologado, exceto pelo valor integral da dívida em execução, ainda que de forma parcelada, o que deverá ser objeto de petição específica firmada por todos os interessados, em dez dias.

Como homologar acordo extrajudicial em juízo?

Depois da reforma, as partes podem decidir, de comum acordo, levarem ao Judiciário um acordo extrajudicial para ser homologado. O processo de homologação só tem início por petição conjunta e com ambas as partes representadas por um advogado.

O que é um acordo judicial?

Acordo judicial é o documento assinado por duas ou mais pessoas que, de forma voluntária, assumem determinados direitos e obrigações com o objetivo de finalizar o processo judicial antes do seu fim.

Tem como cancelar um acordo judicial?

1. Em se tratando de acordo firmado entre as partes e homologado judicialmente, tem-se que sua desconstituição somente pode ocorrer, como os atos jurídicos em geral, se comprovada a existência de dolo, coação ou erro essencial quanto à pessoa ou coisa controversa, nos termos do art. 849 do Código Civil.

Qual passível para desconstituição do acordo judicial?

O meio mais comum para isso é a ação rescisória, passível de ajuizamento quando presentes as hipóteses previstas no art. 485 do CPC. Porém, o Código também prevê a ação anulatória (art. 486), cabível para “os atos judiciais, que não dependem de sentença, ou em que esta for meramente homologatória”.

Seria possível interpor recurso ordinário da sentença homologatória do acordo?

RECURSO ORDINÁRIO INTERPOSTO CONTRA DECISÃO HOMOLOGATÓRIA DE ACORDO. IMPOSSIBILIDADE. No Processo do Trabalho, as decisões homologatórias de acordo são irrecorríveis, salvo para a Previdência Social em relação às contribuições que lhe são devidas, na esteira do art.

Pode o magistrado se recusar a homologar o acordo?

89 DA LEI 9.099 /95, É VEDADO AO JUIZ RECUSAR-SE A HOMOLOGAR O ACORDO SOB O PRETEXTO DE QUE, NEGADA POR ELE A PRÁTICA DA INFRAÇÃO NO INTERROGATÓRIO, NÃO PODE TEMER RESULTADO DESFAVORÁVEL NO JULGAMENTO DO MÉRITO DA AÇÃO PENAL.

Qual a natureza do pronunciamento judicial que indeferiu o pedido de homologação de acordo extrajudicial para extinguir a lide consensualmente?

Assim, de acordo com o STJ, “o indeferimento do pedido de extinção consensual do conflito manifesta pronunciamento jurisdicional que encarna, em sua essência, natureza decisória, sem, no entanto, enquadrar-se como sentença” e “por não extinguir o processo, admite perfeitamente a interposição de agravo de instrumento, ...

Pode haver recurso ordinário trabalhista para o TST explique?

895 da CLT, o recurso ordinário é cabível: das decisões definitivas ou terminativas das Varas do Trabalho e dos Juízes de Direito investidos na jurisdição trabalhista para os Tribunais Regionais do Trabalho da respectiva região (inciso I do art. 895 da CLT). Nesse caso, cabe recurso ordinário que será julgado pelo TRT.

O que é uma sentença homologatória?

Portanto, a decisão homologatória de auto composição judicial é um título executivo judicial a execução se dá pelo CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Superada essa questão, se torna simples de entender que devemos seguir o cumprimento de sentença pelos artigos a seguir: Art. 515.

Quando transita em julgado sentença homologatória de acordo?

Na hipótese, a sentença homologatória do acordo firmado entre as partes transitou em julgado, devendo, portanto, ser integralmente cumprida. As partes, no entanto, divergem quanto ao valor a ser requisitado.

O que é homologação de acordo extrajudicial?

O procedimento de homologação de acordo extrajudicial busca conferir, com celeridade e simplicidade, segurança jurídica aos atos de rescisão de contratos de trabalho, evitando, consequentemente, futuros litígios trabalhistas.

Artigo anterior
Qual mineral potencializa a absorção da vitamina C?
Artigo seguinte
Como o ser humano devolve o nitrogênio para o ambiente?