O que é uma anemia hemolítica?
Perguntado por: Bernardo André Cardoso | Última atualização: 21. Mai 2025Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)
O que é anemia hemolítica ? A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma doença que se caracteriza pela destruição de glóbulos vermelhos causada pelos próprios anticorpos do organismo, os chamados “autoanticorpos”. Existem três tipos diferentes de anemia hemolítica: quente, fria e mista.
O que causa a anemia hemolítica?
A anemia hemolítica autoimune faz parte de um grupo de distúrbios caracterizados por um mau funcionamento do sistema imunológico, que resulta na produção de autoanticorpos que atacam os glóbulos vermelhos como se eles fossem substâncias estranhas ao corpo.
Quais exames detectam anemia hemolítica?
Para o diagnóstico são realizados vários testes como hemograma, dosagem de bilirrubinas, desidrogenase láctica, haptoglobina e exames confirmatórios como o teste de Coombs direto. Palavras chave: Anemia hemolítica auto imune, coombs direto, anticorpos quentes, anticorpos frios.
Qual o tipo de anemia é considerada uma anemia hemolítica grave?
A anemia hemolítica em casos de baixa contagem de reticulócitos é rara, mas pode ocorrer e é sugestiva de doença grave. Diagnostica-se anemia a hemolítica autoimune pela detecção de autoanticorpos com o teste direto de antiglobulina (ver figura Teste direto de antiglobulina).
Quais medicamentos podem causar anemia hemolítica?
Os fármacos mais frequentes capazes de ocasionar a DIIHA são os antibióticos, os quais, se destacam os beta-lactamase (principalmente penicilina e cefalosporinas), e fluoroquinolonas, seguidos da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), com cerca de 15% dos casos, e ainda, os antineoplásicos (como exemplo ...
Anemia Hemolítica - Como identificar no hemograma.
Quais os principais sintomas de anemia hemolítica?
- Fraqueza;
- Palidez;
- Tontura;
- Cansaço;
- Sonolência;
- Indisposição;
- Coração acelerado;
- Falta de ar;
Como identificar anemia hemolítica no hemograma?
A anemia hemolítica é moderada; o hemograma mostra numerosos leptócitos, raros drepanócitos e alguns eritrócitos com uma forma peculiar, ditos pecilócitos SC, decorrentes da dupla cristalização das hemoglobinas anormais; a CHCM costuma estar diminuída (hipocromia sem microcitose).
O que é anemia hemolítica tem cura?
A anemia hemolítica autoimune nem sempre tem cura, no entanto, possui tratamento que é feito principalmente com o uso de medicamentos para regularizar o sistema imune, como corticoides e imunossupressores.
Qual órgão a anemia afeta?
No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.
O que significa a palavra hemolítica?
A doença hemolítica do recém-nascido é um quadro clínico no qual os glóbulos vermelhos são degradados ou destruídos pelos anticorpos da mãe. A hemólise é a destruição dos glóbulos vermelhos no sangue. Esse distúrbio pode ocorrer se o sangue da mãe for incompatível (entra em conflito) com o sangue do feto.
Como é o hemograma de uma pessoa com doença autoimune?
O hemograma completo pode despertar a atenção sobre uma doença autoimune e outros exames de sangue podem indicar mais precisamente a presença de anticorpos específicos. Em geral, a combinação dos resultados das análises com os sintomas de cada paciente é determinante para o diagnóstico.
Porque anemia da dor nas pernas?
Anemia falciforme - a deformação das hemácias pode causar bloqueio do fluxo sanguíneo e falta de oxigenação, o que gera fortes dores pelo corpo. Pode-se manifestar também icterícia (olhos amarelados), inchaços nos pés e feridas nas pernas.
O que é doença autoimune no sangue?
Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Ainda não se sabe o que desencadeia uma doença autoimune. Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.
O que acontece com doença hemolítica?
Quais os sintomas e consequências da doença hemolítica do feto e do recém-nascido? Ao afetar o bebê, esses anticorpos podem causar anemia, icterícia, inchaço, aumento do fígado e do baço. Em casos mais graves, pode provocar o aborto e a morte do bebê.
Quais as dores causadas por anemia?
A anemia falciforme é mais comum em indivíduos negros. Como manifestações da anemia falciforme, podemos citar dores no corpo, em especial ossos e articulações, devido à obstrução dos vasos; inchaço em mãos e pés; e surgimento de feridas na pele.
Como fica o corpo da pessoa com anemia?
Os principais sinais e sintomas são: cansaço generalizado, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito “paradas”).
Que tipo de câncer provoca anemia?
Leucemias e linfomas: esses são cânceres que afetam a medula óssea de onde vêm todas as células sanguíneas. Nesses casos o processo do corpo para produzir glóbulos vermelhos é prejudicado, causando anemia. Cânceres gastrointestinais: esses, como câncer de estômago ou cólon e reto, geralmente causam sangramentos.
Qual Exame de sangue detecta doença autoimune?
O exame FAN mostra se há autoanticorpos no sangue de uma pessoa, revelando se estão presentes em grande quantidade. Ele geralmente é solicitado para investigar doenças autoimunes (condições nas quais o próprio sistema de defesa do indivíduo ataca o corpo).
Quem tem anemia hemolítica pode beber?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Caso você beba socialmente é importante moderar bem já que pode ocorrer comprometimento hepático devido as quadros de hemólise mesmo que mínimos. O mais importante é continuar fazendo o acompanhamento com seu hematologista e realizando exames laboratoriais frequentemente.
O que é uma anemia hemolítica quente?
A anemia hemolítica auto-imune tipo quente é a forma mais comum de anemia hemolítica auto-imune (ver este termo) definida pela presença de auto-anticorpos contra glóbulos vermelhos quentes (auto-anticorpos que atuam a temperaturas entre 37-40 ° C).
Que tipo de anemia é mais grave?
Anemia aplástica
É uma doença rara e grave, que pode ser congênita ou desencadeada por fatores externos, como infecções, câncer e exposição à radioterapia e/ou quimioterapia. Os sintomas da anemia aplástica incluem manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramentos, palidez, cansaço e recorrência de infecções.
O que é anemia por falta de vitamina B12?
Anemia Perniciosa, doença autoimune causada pela deficiência de vitamina B12. Anemia perniciosa, um subtipo da anemia megaloblástica, caracteriza-se pela deficiência de vitamina B12, que não é absorvida pelo organismo. Formigamento e dificuldades para andar podem acometer o portador da doença.
O que leva uma pessoa a ter doença autoimune?
As doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Ele passa a confundir algumas estruturas com agentes invasores e, dessa forma, produz anticorpos contra órgãos e tecidos saudáveis. A partir disso, podem surgir sintomas e problemas de saúde que precisam de tratamento.
Quais são as doenças autoimunes mais perigosas?
- Esclerose Múltipla. Estima-se que 130 pessoas a cada 100 mil habitantes desenvolvem esta doença autoimune, uma das mais conhecidas no mundo, por ser uma das mais cruéis. ...
- Diabetes tipo 1. ...
- Lúpus. ...
- Vitiligo.
Quem tem doença autoimune tem imunidade baixa?
Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.
O que inclui a pensão alimentícia?
Qual é o salário de um meteorologista?