O que é uma alvenaria convencional?

Perguntado por: Telmo Vicente  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 5/5 (6 avaliações)

A alvenaria convencional é o sistema construtivo onde toda a carga da estrutura é absorvida pelas lajes, vigas, pilares e fundação. As paredes não possuem nenhuma função estrutural (por isso são chamadas de não portantes) e servem apenas como fechamento de vãos e separação de ambientes.

O que é a alvenaria convencional?

A alvenaria convencional, também conhecida como alvenaria de vedação, é caracterizada pelo sistema construtivo em que toda carga da estrutura é suportado pelas lajes, vigas, pilares e fundação, tendo também a função de delimitar ou dividir os espaços.

O que é uma construção convencional?

Construção Convencional

É o método construtivo mais adotado no Brasil para obras residenciais. Funciona como um “esqueleto” formado a partir da combinação de pilares, lajes e vigas. ... Todo o peso é absorvido pelo sistema pilares, lajes e vigas, e por isto pode-se dizer que as paredes não possuem função estrutural.

Qual a diferença entre alvenaria estrutural e convencional?

A alvenaria estrutural apresenta execução mais rápida que a alvenaria convencional, uma vez que a estrutura e a vedação são realizadas por meio de um único processo e elemento — a execução das paredes. Já na alvenaria convencional, em primeiro lugar é realizada a estrutura e depois as paredes.

Quais são os tipos de alvenaria?

Os mais conhecidos e utilizados são:
  • Blocos de concreto estrutural.
  • Blocos de concreto de vedação.
  • Blocos de concreto celular autoclavados ou somente Bloco de concreto celular.
  • Tijolo cerâmico.
  • Tijolos de vidro.
  • Blocos de solo-cimento.
  • Blocos cerâmicos.
  • Blocos de Silício-Calcário.

Alvenaria estrutural ou convencional? | Entenda o assunto.

44 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de alvenaria estrutural?

Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.

Qual é o melhor tipo de alvenaria?

Maior rendimento: a alvenaria estrutural possui maior rendimento de mão de obra já que o profissional executa uma maior área por dia. Menor desperdício: esse método construtivo racionaliza o número de materiais necessários e permite um canteiro de obras mais limpo e organizado.

O que é mais barato alvenaria estrutural ou convencional?

O custo dos materiais também depende da execução. De primeiro momento, um bloco de alvenaria estrutural custa mais do que um tijolo cerâmico de vedação (convencional).

Quando usar alvenaria estrutural?

Saiba quando vale a pena usar alvenaria estrutural

Condomínios residenciais padronizados: quando a intenção é fazer casas iguais em um mesmo espaço, esse método é vantajoso por utilizar o mesmo projeto em toda a construção. Nesse caso, pode-se economizar mais de 30% na obra.

O que é a alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura.

Quais são os sistemas construtivos convencionais?

Apesar de no Brasil o padrão da alvenaria convencional ser o mais utilizado, existem diversos tipos de sistemas construtivos. Entre as principais opções estão também a alvenaria estrutural, as paredes de concreto e o mais inovador de todos: o steel frame.

Qual a diferença de alvenaria e concreto?

A principal diferença entre esses dois tipos de estruturas são as alvenarias. Nas estruturas de concreto armado, as alvenarias fazem a função apenas de vedação, ou seja, não participam do sistema resistente da edificação, que é formado pelas lajes, vigas, pilares e elementos de fundação.

O que é sistema construtivo não convencional?

Concreto pré-moldado – As estruturas de concreto são pré-moldadas e montadas no local da construção seguindo o projeto, as partes de hidráulica e elétrica costumam ser embutidas, esse sistema é muito utilizado para obras de grande escala e prédios maiores.

Quais as vantagens e desvantagens da alvenaria convencional?

Vantagens da alvenaria convencional
  • Obras de vãos grandes não será problema nenhum;
  • Grandes projetos não se tornam impossíveis graças ao seu esqueleto/estrutura ser de concreto armado e também pela eficiente absorção e transferência de carga;
  • Reformas feitas futuramente não é bicho de sete cabeças;

Quais são os tipos de construção?

Tipos de construção: conheça 7 opções
  • 1 – Alvenaria.
  • 2 – Wood Frame.
  • 3 – Container.
  • 4 – Pré-fabricada.
  • 5 – Paredes de concreto.
  • 6 – Steel Frame.
  • 7- Drywall.

Quais as vantagens e desvantagens da alvenaria estrutural?

Economia no custo da obra. Menor gasto com revestimento. Flexibilidade e versatilidade da construção. Liberdade no layout.
...
Desvantagens da alvenaria estrutural:
  • Restrições de possibilidades de mudanças não planejadas.
  • Dificuldade de improvisações.
  • Limitação de grandes vãos e balanços.

Quando não usar alvenaria estrutural?

Uma das grandes desvantagens do uso da alvenaria estrutural é que, por conta de sua característica autoportante, é difícil encontrar flexibilidade em suas plantas, pois não é possível subtrair paredes em caso de reformas, a não ser que uma alternativa de substituição estrutural seja aplicada, como uma viga, por exemplo ...

Qual a vantagem de construir com bloco estrutural?

Excelente resistência

O bloco de concreto estrutural é altamente resistente, principalmente, quando comparado ao cerâmico. Isso faz com que haja menos perda de material, além da diminuição do entulho. Inclusive, por conta da sua excelente resistência, essas peças oferecem isolação contra várias espécies de insetos.

Quantos andares pode ser feito alvenaria estrutural?

Imóveis residenciais – A Alvenaria Estrutural pode ser usada tanto para fazer casas isoladas como para conjuntos habitacionais de sobrados e para prédios de 3 a 20 pavimentos, com ou sem subsolos.

Qual tipo de alvenaria e mais barato?

Felizmente, existem materiais para uma construção barata, como os blocos de alvenaria autoportantes, que dispensam o uso da estrutura convencional. O bloco estrutural cerâmico é uma ótima escolha para quem quer economizar e pode ser usado também sem acabamentos, gerando ainda mais economia.

Qual o preço do m2 da alvenaria estrutural?

Para execução de alvenaria estrutural (não armada) de blocos cerâmicos 14x19x39 o custo por m² é de R$40,00 /m². O preço do m2 de alvenaria em bloco estrutural sai entre 45 a 5o reais o m2.

Qual a diferença entre concreto armado e alvenaria estrutural?

Com o uso da alvenaria estrutural os requadros entre estrutura e vedações são, praticamente, eliminados, conduzindo a uma maior produtividade e menores custos na execução dos revestimentos internos. No concreto armado, as restrições de vãos e da altura da edificação são menores do que na alvenaria estrutural.

Qual o melhor tipo de tijolo para construção?

Também conhecido como tijolo de barro cozido, o tijolo cerâmico é um dos modelos mais utilizados nas obras. Pode ser chamado de tijolo baiano e possuir diversas variações de formato e número de furos. Uma das vantagens desse tipo de tijolo é que ele possui opções com ranhuras que facilitam a aderência da argamassa.

Quais tipos de tijolos mais resistentes?

Se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais porque a mão-de-obra executa a alvenaria mais rapidamente. É o mais resistente de todos e o desperdício causado pelas quebras do material é muito inferior ao tijolo baiano.

O que é melhor bloco ou tijolo?

Se comparado ao tijolo comum, o bloco de concreto tem maior rentabilidade, pois é preciso um número menor para construir um metro quadrado, o que influencia diretamente nos custos de materiais e de mão de obra.

Artigo anterior
Quais são as técnicas de manipulação genética e para que servem?
Artigo seguinte
O que quebra o gelo?