O que é um volume constante?

Perguntado por: Mafalda Mariana Moura de Amaral  |  Última atualização: 10. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

Os processos com volume constante ocorrem quando o recipiente que contém o material é rígido (por exemplo, um botijão de gás). Ao receber calor, o sistema tende a expandir-se, mas é impedido pelas paredes do recipiente, portanto a pressão e a temperatura do sistema aumentam.

Quando a transformação ocorre A volume constante?

Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa.

Como se chama a transformação de um gás ideal a um volume constante?

Transformação isovolumétrica, isométrica ou ainda isocórica é o nome do processo em que um gás ideal sofre mudanças de pressão e temperatura, mantendo-se constante o seu volume.

Quais são os 4 tipos de transformações gasosas?

Existem quatro tipos de transformações gasosas: isobárica, isotérmica, isovolumétrica e adiabática.
  • → Transformação isobárica.
  • → Transformação isotérmica.
  • → Transformação isovolumétrica.
  • → Transformação adiabática.
  • → Lei de Boyle.
  • → Lei de Gay-Lussac.
  • → Lei de Charles.

O que é um processo Isovolumetrico?

Transformações isovolumétricas são aquelas que ocorrem sem que haja variações no volume da substância de trabalho. Nas transformações isovolumétricas, o gás não realiza trabalho, nem o sistema pode realizar trabalho sobre o gás, uma vez que o recipiente que o encerra é rígido.

Calorimetria em volume constante

20 questões relacionadas encontradas

O que é Isovolumétrica exemplos?

Um bom exemplo de transformação isovolumétrica é aquela que ocorre com o vapor de água dentro de uma panela de pressão. As panelas de pressão não têm um êmbolo móvel, que permitiria a variação de volume do gás. Dessa forma, quando aquecida, a pressão interna na panela aumenta, e o volume atinge um valor máximo.

O que significa transformação isométrica?

A transformação isocórica, também chamada de isovolumétrica ou isométrica, é um tipo de transformação gasosa em que se mantém o volume constante e ocorre a variação da temperatura e da pressão.

O que é um processo Isometrico?

Nos processos isotérmicos, a temperatura do sistema se mantém constante durante todo o processo. Sendo assim, para gases ideais a energia interna também se mantém constante.

O que acontece no sistema termodinâmico quando se mantém o volume constante?

Assim, podemos dizer que se o gás recebe calor e mantém o volume constante, o calor que ele recebeu foi transformado em energia interna, pois houve aumento na temperatura.

Qual é a fórmula do gás?

A lei dos gases ideais (PV = nRT) relaciona as propriedades macroscópicas de gases ideais.

Quais são os tipos de transformações gasosas e suas características?

Transformações gasosas
  • Transformação isotérmica: Nessa transformação a temperatura é mantida constante e há variação da pressão e do volume. ...
  • Transformação isobárica: Nessa transformação a pressão é mantida constante e há variação da temperatura e do volume.

Quando a pressão de um gás aumenta a um volume constante podemos dizer que esse gás teve um aumento de temperatura?

Um gás sofre uma transformação isotérmica quando há a variação da sua pressão e do seu volume, com a temperatura sendo mantida constante. Nesse caso, surgiu a Lei de Boyle, que diz que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais. Ouça o texto abaixo!

Quais os nomes das transformações gasosas?

As transformações gasosas podem ser: isotérmica, isobárica e isovolumétrica. Ouça o texto abaixo!

Quais são as três variáveis de estado de um gás?

Termodinamicamente, o gás é definido por grandezas físicas conhecidas como variáveis de estado: pressão, temperatura, volume e número de mols.

O que significa transformação isocórica?

A transformação isocórica é aquela em que, num processo termodinâmico de um gás ideal, o volume permanece constante durante o processo. Essa transformação também recebe o nome de Lei de Charles.

O que é transformação isobárica exemplo?

A transformação isobárica é encontrada sempre que a pressão for constante, por exemplo, uma bexiga cheia de ar tem seu volume alterado na medida em que varia a temperatura do gás em seu interior, contudo, a sua pressão externa se mantém inalterada, da mesma forma ocorre com os balões de ar quente.

Quando ocorre a transformação isotérmica?

A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda.

Quais os tipos de transformações Isometricas?

A isometria inclui simetrias de reflexão, translação e rotação. A reflexão é uma transformação que espelha todos os pontos de um lugar geométrico em relação a um ponto, uma reta ou um plano. Já a translação desloca uma figura original segundo uma direção, um sentido ou um comprimento.

Qual a fórmula da transformação isométrica?

P/T = constante

Observe que a pressão acompanha o aumento da temperatura de forma que a relação P/T permanece constante, isso quer dizer que pressão e temperatura são grandezas diretamente proporcionais. Portanto, o gráfico que descreve transformações isocóricas é do tipo linear.

Quais são os três tipos de transformações?

Veja a seguir quais são os tipos de transformações químicas:
  • → Transformação química de adição (ou síntese) ...
  • → Transformação química de decomposição (ou análise) ...
  • → Transformação química de simples troca (ou deslocamento) ...
  • → Transformação química de dupla troca (ou permutação)

O que acontece na transformação adiabática?

Transformação Adiabática. A transformação adiabática é aquela em que não há trocas de energia térmica entre o sistema e o meio exterior.

Para que serve a transformação isotérmica?

Uma transformação isotérmica é uma transformação termodinâmica que ocorre a temperatura constante em um sistema fechado, sistema este que permite trocas de energia, mas não de matéria, entre o sistema e sua vizinhança.

O que é uma transformação isotérmica exemplo?

Processos Isotérmicos

Isso significa que não há variação de temperatura entre o sistema e o ambiente externo. Esses processos são frequentemente utilizados em diversas aplicações, como a refrigeração de alimentos, a produção de energia em usinas termoelétricas e a fabricação de produtos químicos.

Artigo anterior
O que é habilitado no leilão?
Artigo seguinte
Quando o teste de Schober é positivo?