O que é um sistema digestório?

Perguntado por: Cátia Mafalda de Mendes  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (21 avaliações)

O aparelho digestivo ou sistema digestório é o sistema responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.

O que é o sistema digestório?

O sistema digestório, também chamado de digestivo ou gastro-intestinal (SGI) é um dos principais sistemas do corpo humano e é responsável pelo processamento dos alimentos e absorção de nutrientes, permitindo o bom funcionamento do organismo.

Quais são os sistema digestório?

O Sistema Digestório (ou Digestivo) no seres humanos é constituído de:
  • Boca.
  • Faringe.
  • Esôfago.
  • Estômago.
  • Intestino delgado.
  • Intestino grosso.
  • Ânus.

Quais são os órgãos do sistema digestório e suas funções?

O sistema digestório é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. O sistema digestório é composto por órgãos que atuam juntos para permitir a absorção da maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos ingeridos.

Qual a ordem do sistema digestório?

O sistema digestivo é formado pelo trato digestório, que compreende a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, intestino grosso, o reto e o ânus, bem como pelos órgãos acessórios, que são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.

Sistema Digestório - Toda Matéria

39 questões relacionadas encontradas

Como ocorre o processo de digestão dos alimentos?

A digestão química é um processo que ocorre com a ação de enzimas. Ela inicia-se na boca com a ação da enzima amilase, que está presente na saliva e faz a digestão do amido. No estômago, ocorre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e pela enzima pepsina, que atua na digestão das proteínas.

Quais são as estruturas que compõem o sistema digestório?

As estruturas anexas do sistema digestório são órgãos que produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento, esses órgãos não entram em contato com o alimento. São eles: as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas.

Quais são os órgãos que fazem parte do sistema digestório?

O intestino grosso é a porção final do sistema digestório, formado pelo ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide e reto. Esse intestino, quando comparado ao intestino delgado, apresenta-se muito menor possuindo apenas cerca de 1,5 metro.

Quais são as funções do sistema digestivo?

O sistema digestório é um complexo conjunto de elementos interligados onde alimentos e líquidos são processados, garantindo assim, a absorção dos nutrientes vitais para a vida humana. No organismo, os nutrientes são absorvidos pelas células intestinais.

Quais as funções do sistema gastrointestinal?

“O trato gastrointestinal mede cerca de dez metros, da cavidade oral ao ânus, e apresenta importantes funções como regulação da saciedade e da fome, digestão mecânica e química dos alimentos, absorção de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo e eliminação de resíduos não aproveitados”, explica a ...

Quais são as principais doenças do sistema digestório?

As principais doenças que “frequentam” os consultórios, relacionadas ao sistema digestivo são o refluxo gastroesofágico, a constipação intestinal, a gastrite, a esteatose hepática e a síndrome do intestino irritável.

Onde começa o processo de digestão?

A digestão compreende a mistura dos alimentos, sua passagem através do trato digestivo e a decomposição química das moléculas grandes em menores. Começa na boca, quando mastigamos, e termina no intestino delgado.

Qual é a função do esôfago?

O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago. O órgão está localizado entre o extremo inferior da laringofaringe e se estende até a parte superior do estômago. Para ilustrar melhor, podemos dizer que o esôfago atravessa o pescoço e toda a região do tórax, terminando na parte superior do abdômen.

Onde começa e onde termina o aparelho digestivo?

No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus. ... Ele é composto por um tubo de 10 a 12 metros que se inicia na boca e termina no ânus.

O que é que o fígado produz?

O fígado produz a maioria das proteínas encontradas no sangue, principalmente a albumina, que desempenha um papel importante na regulação do volume sanguíneo, na distribuição de fluidos no corpo e no transporte de várias substâncias pelo sangue como bilirrubina, ácidos graxos, hormônios, vitaminas, enzimas, metais, ...

O que são os órgãos anexos?

Órgãos anexos do sistema digestório

São os órgãos anexos, portanto: dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Que estruturas do sistema digestório secretam enzimas digestivas?

O estômago é constituído por uma membrana mucosa que contém milhares de glândulas gástricas microscópicas. Essas glândulas secretam ácido clorídrico, enzimas e muco, substâncias que vão compor o que se chama de suco gástrico.

Quais são as partes do intestino grosso?

A maior parte do intestino grosso é composta pelo cólon, um tubo muscular de aproximadamente 1,5 m de comprimento. As partes do cólon são denominadas pela forma como o alimento passa por elas.
...
O cólon e o reto
  • Cólon ascendente. ...
  • Cólon transverso. ...
  • Cólon descendente. ...
  • Cólon sigmoide.

Como é o processo de digestão das proteínas?

A digestão das proteínas começa no estômago, que devido a presença de ácido clorídrico, desnatura as proteínas (destrói as ligações de hidrogênio da estrutura química). ... No intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase).

Como ocorre o processo de digestão intracelular?

Digestão intracelular - tipo de digestão em que o ser vivo, utilizando expansões celulares de duração temporária, envolve partículas alimentares, formando vesículas fagocíticas para onde são lançadas enzimas. Formam-se assim vacúolos digestivos onde ocorre a digestão intracelular.

Qual a função do esôfago e estômago?

Como funciona o esôfago

O esôfago promove a ligação entre a faringe e o estômago, garantindo que o alimento continue seu caminho pelo trato digestório e seja digerido. A movimentação do bolo alimentar em direção ao estômago é conseguida devido à contração da musculatura do órgão.

Qual a função da faringe e do esôfago?

Ela comunica o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. Sua localização no corpo humano é na região da garganta, com função de conduzir o ar até os outros órgãos do sistema respiratório, bem como conduzir os alimentos aos órgãos do sistema digestivo.

O que pode causar problema no esôfago?

São fatores de risco: obesidade, fumo, gravidez, hérnia de hiato, histórico familiar da doença ou de alergias alimentares e doenças imunossupressoras. São fatores de risco para a esofagite obesidade, fumo, gravidez, hérnia de hiato, histórico familiar da doença ou de alergias alimentares e doenças imunossupressoras.

Quais são as doenças do sistema urinário?

6 principais doenças do sistema urinário e como tratar
  1. Infecção urinária. ...
  2. Insuficiência renal. ...
  3. Doença renal crônica. ...
  4. Cálculos renais. ...
  5. Incontinência urinária. ...
  6. Câncer.

Quais são as doenças do sistema nervoso?

Doenças neurodegenerativas como mal de Alzheimer, distrofia muscular e esclerose múltipla não têm cura, mas elas podem ser tratadas.
...
Lista de doenças neurológicas degenerativas
  • Mal de Alzheimer. ...
  • Mal de Parkinson. ...
  • Esclerose múltipla. ...
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA) ...
  • Distrofia muscular. ...
  • Atrofia muscular espinhal (AME)

Artigo anterior
Quais as características de quem é da Corvinal?
Artigo seguinte
O que é teletrabalho?