O que é um sistema de custos padrão?

Perguntado por: Joana Catarina de Domingues  |  Última atualização: 19. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (9 avaliações)

Custo-padrão é o custo planejado para a produção de um bem. Funciona como uma forma de planejamento, dentro de condições previstas. Também serve como uma medida de eficiência do processo produtivo, já que, ao ser comparado com o custo real, identifica os pontos em que podem ocorrer ineficiências ou desvios de recursos.

Quais são os tipos de custos padrão?

Segundo Martins (2001:230) são três os tipos de custo padrão: ideal, estimado e corrente. Custo-padrão ideal. Seria o custo obtido em condições ideais onde a empresa operaria com 100% de eficiência.

O que é a técnica de custo padrão?

A técnica do uso de custos padrão para fins de controle de custos é também conhecida como padrão de custeio. É um sistema de contabilidade de custos que é projetado para identificar quanto deverá ser o custo de um produto sob as condições existentes. O custo real só pode ser analisado quando a produção é realizada.

Qual é a finalidade do custo padrão?

O custo-padrão é uma ferramenta de controle que tem como objetivo demonstrar a forma correta para utilizar os fatores de produção, além de controlar as operações da empresa. A principal finalidade do custo-padrão está em controlar os custos das empresas.

Onde é usado o custo padrão?

Pode ser utilizado pela contabilidade, desde que se ajuste, periodicamente, suas variações para acompanhar seu valor efetivo real (pelo método do custo por absorção). 3. Permite maior facilidade de apuração de balancetes, sendo muito utilizado nas empresas que precisam grande agilidade de dados contábeis.

Custo Padrão

21 questões relacionadas encontradas

Qual é a atuação do custo padrão nas indústrias?

O custo-padrão é uma importante ferramenta na gestão estratégica de custos, pois atua no planejamento e controle dos custos de produção, desempenhando um papel importante na busca por maior eficiência através da redução dos desperdícios e aumento de produtividade dos funcionários.

Qual a importância do custo padrão para a valoração do estoques?

O custo-padrão representa o custo que um produto deveria custar, em condições normais de produtividade da mão de obra e de equipamentos, de bom atendimento pelos fornecedores etc., ou seja, é um custo atribuído que serve de base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo.

O que é o custo padrão?

Custeio por Absorção Ideal, ou Custo Ideal: Nesta abordagem, todos os custos também são computados diretamente aos produtos, porém, tudo aquilo que não foi utilizado de forma eficiente é considerado desperdício, e não é inserido no Custo de Produção.

Como pode ser definido o custo padrão?

Cp = Qp × Pp

Por exemplo, se um produto utiliza 5 unidades de uma matéria-prima com um valor de 1 real cada, o custo-padrão é de R$ 5,00 para fazer o produto.

Qual é a importância do custo padrão para o controle e gerenciamento de uma empresa e quais são as principais vantagens da utilização de um sistema de custo padrão?

Ainda conforme os autores, o custo padrão funciona como uma ferramenta para auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão, sendo este método considerado um excelente instrumento de controle, que tem como objetivo demonstrar a forma correta para utilizar os fatores de produção além de controlar as operações da ...

Qual é a diferença entre custo padrão e custo real?

Custo padrão é um custo médio tomado como base para o registro de produção antes da determina- ção do custo real, um custo ideal ou mínimo a ser obtido pela indústria, nas condições de plena eficiência e rendimento máximo.

O que é o método ABC?

Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. ... Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso.

Quais são as principais vantagens da utilização de um sistema de custo padrão?

Apuração e Análise de Custos Vantagens e Desvantagens do Custo Padrão AULA 11: CUSTO PADRÃO E ANÁLISE DAS VARIAÇÕES As vantagens mais importantes do Custo Padrão são: • Remover e medir a eficiência do sistema produtivo; • Controlar e reduzir os custos; • Simplificar os processos de custo; • Avaliar inventários e ...

Em que sentido o custo padrão se diferencia do orçamento?

O Custo-Padrão se fundamenta na mesma concepção do Orçamento, diferenciando-se pelo gráu de abrangência que fornece ao processo decisório, ou seja que, sob dadas condições, certos resultados devem ser conseguidos e que a eficiência das operações é medida pela comparação de um custo estruturado por parâmetros de ...

O que são custos não controláveis?

Os custos não controláveis (ou não gerenciáveis) são aqueles cujos montantes e variação não podem ser controlados pela concessionária. São eles: os custos referentes à compra de energia elétrica e aos encargos tarifários, que serão descritos posteriormente. Segundo Burns e Estache (1998, p.

Quais os critérios de valoração de estoque?

Os critérios mais conhecidos para avaliação de estoque e mensuração do preço do produto, mercadoria e serviço são: preço específico, PEPS, UEPS e preço médio ponderado. Dentre estes, a legislação do Imposto de Renda do Brasil, permite apenas o PEPS e a Média Ponderada Móvel para fins de contabilidade de custos.

Qual a importância do CPC 16?

O CPC 16 (Comitê de Pronunciamento Contábil para os estoques) proporciona uma nova orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subseqüente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido.

O que é o custo de estoque?

Geralmente expresso em porcentagem, o custo de estoque nada mais é do que todo o investimento de capital, armazenagem, depreciação, seguro, tributação, obsolescência e encolhimento durante um tempo determinado.

Quais as principais vantagens e desvantagens da utilização do método de custeio por absorção?

A maior vantagem do método de custeio por absorção é que ele facilita a averiguação do custo total de cada produto. Porém, a sua desvantagem é que dependendo de como é feito o rateio dos custos pode distorcer a margem real do produto.

Quais as vantagens do método de custeio por absorção?

Custeio por absorção – Vantagens

Possibilita um planejamento a longo prazo por possuir informações completas sobre todos os itens. Define com maior precisão o custo final de cada produto. É menos complexo e pode ser utilizado em alguma apresentação externa. A tomada de crédito, por exemplo.

Qual a vantagem e desvantagem do custeio variável?

As vantagens proporcionadas pelo custeio variável são basicamente com relação à produção de informações para a tomada de decisão. Do custeio variável extrai-se a margem de contribuição, que é a diferença entre o preço de venda e o custo do produto.

Como aplicar o método de custeio ABC?

Como calcular o custeio ABC?
  1. Identifique todas as atividades necessárias para criar o produto.
  2. Divida as atividades em grupos de custos, que incluem todos os custos individuais relacionados a uma atividade produtiva determinada.
  3. Calcule a sobrecarga total de cada conjunto de custos.

Quais as etapas de custeio ABC?

Para facilitar a implementação, recomenda-se seguir as seguintes etapas:
  • 1- Escolha das ferramentas adequadas. ...
  • 2- Planejamento e mapeamento de atividades. ...
  • 3- Definição e alocação de recursos. ...
  • 4- Definição dos Direcionadores. ...
  • 5- Cálculo e geração de relatórios.

São objetivos do custeio ABC?

O objetivo do custeio ABC é a redução dos custos por meio da eliminação dos desperdícios e do corte nos geradores de custos que não agreguem valor ou nos fatores causadores do consumo de atividades evitáveis ou desnecessárias.

Qual a relação existente entre custeio Padrão e custo Real?

1.2 O custeio-padrão

Custo-padrão é uma previsão ou predeterminação do que os custos reais devem ser dentro de condições projetadas, servindo com uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção (padrão de comparação), quando colocada diante dos custos reais.

Artigo anterior
Como inserir imagem no photoshop?
Artigo seguinte
O que é amor virtual?