O que é um rito sumário?

Perguntado por: Ana Marques de Matos  |  Última atualização: 31. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

O que é rito sumaríssimo? O rito sumaríssimo é o procedimento considerado mais simples e o mais rápido no direito trabalhista. Trata-se do rito focado em dissídios trabalhistas individuais. Este procedimento, previsto na CLT, trata de causas cujo valor não ultrapassa 40 salários mínimos.

O que é um procedimento sumário?

O procedimento penal sumário é o rito aplicável para crimes com pena máxima entre 2 e 4 anos. Se a pena máxima em tese ultrapassar 4 anos, o procedimento será o rito ordinário. Se for inferior a 2 anos, será o rito sumaríssimo.

Quando cabe rito sumário?

Rito sumário é o procedimento previsto na Lei nº 5584/70, para ações cujo valor da causa não exceda a 2 salários mínimos (art. 2º, §§ 3º e 4º). Também é conhecido como rito de alçada.

O que é rito sumário CPC?

sumário é aquele em que só se observam os atos substanciais, sendo dispensadas as demais formalidades do rito ordinário, e encurtando-se a sua marcha, pela redução dos termos, prazos e dilações do processo ordinário".

Qual a diferença de rito ordinário e sumário?

O rito ordinário é um caminho mais tortuoso e longo até o final do processo. Ele requer uma seqüência maior de atos processuais. O rito sumário é mais concentrado e por isso exige menos atos, sendo, portanto, mais curto e mais célere (ágil). O rito sumaríssimo é o menor de todos eles.

QUAIS AS DIFERENÇAS DOS RITOS TRABALHISTAS | RITO ORDINÁRIO, SUMÁRIO E SUMARÍSSIMO | PROCEDIMENTOS

35 questões relacionadas encontradas

Quando é rito ordinário?

O rito ordinário destina-se às causas com valor acima de 40 salários mínimos, bem como àquelas em que a Administração Pública direta, autárquica e fundacional atue como parte (nesses casos, independentemente do valor da causa).

Qual valor do rito sumário trabalhista?

Rito Sumário: valor da causa de até 02 (salários mínimos). Rito Sumaríssimo: valor da causa de até 40 (quarenta) salários mínimos; e. Rito Ordinário: valor da causa acima de 40 (quarenta) salários mínimos.

Quantas testemunhas para o rito sumário?

Por seu turno, no artigo 532 consigna que no procedimento sumário o número máximo de testemunhas é de cinco.

Quantas testemunhas têm no rito sumário?

Ainda, o número de testemunhas para cada parte varia de acordo com o rito processual seguido, sendo que no rito ordinário serão até três testemunhas por parte e no sumaríssimo, até duas testemunhas.

Quais são as 4 fases do processo?

Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de "fase de cumprimento de sentença.".

Qual recurso cabe no rito sumário?

O rito sumário encontra-se no art. 2º §§ 3º e 4º da Lei nº 5.584/70 e se aplica às causas de dois salários mínimos. Nele, não há necessidade de depoimentos em ata de audiência e não cabem recursos. Exceto, em casos que versem sobre matéria constitucional.

Quais crimes seguem o procedimento sumário?

Sumário: para os delitos que tenham pena máxima superior a 2 anos e inferior a 4, e para os quais não haja previsão de procedimento especial.

Qual o prazo para alegações finais no procedimento sumário?

no procedimento ordinário, admitem-se alegações finais por escrito, no prazo de 05 (cinco) dias e, no sumário, no prazo de 03 dias.

O que é a absolvição sumária?

Significa que um juiz ou uma juíza reconheceu a inocência do réu e encerrou o processo.

Em que momento o juiz pode absolver o réu antes de sentença e quais as situações para isso?

d) Absolvição sumária O art. 415 do CPP estabelece que o juiz, fundamentadamente, poderá desde logo absolver o acu- sado quando: provado não ser ele o autor ou partícipe do fato; provada a inexistência do fato; o fato não constituir infração penal e; demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

Qual o passo a passo da audiência de instrução e julgamento no procedimento sumário?

As fases do procedimento sumário são:
  1. 1 – Recebimento da denúncia ou queixa. ...
  2. 2 – Absolvição Sumária (julgamento antecipado da lide) ...
  3. 3 – Citação e Interrogatório. ...
  4. 4 – Audiência de Instrução e Julgamento. ...
  5. 5 – Relatório. ...
  6. 6 – Ação Civil. ...
  7. 1 – OFERECIMENTO DA DENÚNCIA. ...
  8. 2 – CITAÇÃO DO RÉU.

Quantas testemunhas podem ser arroladas no rito sumário?

a) No rito ordinário, as partes podem arrolar até oito testemunhas (artigo 401, CPP), enquanto no rito sumário o número máximo é de cinco (artigo 532, CPP);

Sou obrigada a ser testemunha em um processo?

206 do CPP dispõe, como regra, que a testemunha não pode se eximir da obrigação de depor, mas podem recusar-se a fazê-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge e o irmão do acusado, a não ser que seja impossível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstâncias.

O que acontece se a testemunha não comparecer na audiência Civil?

Caso se ausentem, serão intimadas e se, ainda assim, faltarem à audiência em prosseguimento, serão conduzidas coercitivamente, além de sofrerem sanção de multa. Assim, uma vez demonstrado pela parte que sua testemunha foi convidada a comparecer à audiência e não o fez, cabe ao juízo determinar sua intimação.

Quem é ouvido primeiro na audiência trabalhista?

Já passado os depoimentos pessoais que, atualmente, somente ocorrem se o juiz entender necessário, não mais competindo às partes, passa-se a colheita da prova testemunhal. Em regra, escuta-se primeiro as testemunhas do reclamante e, posteriormente, as testemunhas da reclamada.

É possível ganhar uma causa trabalhista sem testemunha?

Não há qualquer obrigação de comparecer ao fórum, ou seja, cabe ao convidado decidir se vai ou não ser testemunha naquele processo.

Como é feito o pagamento de uma causa ganha na justiça?

Como é feito o pagamento de uma causa ganha na justiça? O depósito judicial funciona como uma garantia de pagamento durante o andamento do processo judicial. Desse modo, o juiz determina que a quantia seja depositada em uma conta específica para garantir o pagamento à parte vencedora do processo.

Como saber se um processo judicial trabalhista está chegando ao fim?

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

O que acontece quando a empresa não paga o acordo trabalhista?

Por outras palavras: caso não seja honrado o acordo celebrado pela parte, o prejudicado poderá requerer ao juiz que seja encetada a a- vidade de realização, de concre zação do direito que foi reconhecido na sentença que homologou o acordo.

Qual é a última fase de um processo trabalhista?

Qual a última fase do processo? Fase recursal. A fase recursal é o estágio final das fases do processo judicial. Ela ocorre quando uma das partes não concorda com a sentença proferida e decide recorrer à instância superior.

Artigo anterior
O que são as transnacionais e qual o papel no processo de globalização?
Artigo seguinte
É perigoso dormir com falta de ar?