Como se dá a diferenciação laboratorial entre os gêneros Staphylococcus e Streptococcus?

Perguntado por: Maria Victória Esteves de Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (21 avaliações)

Para a diferenciação básica e confirmatória entre os gêneros Staphylococcus e Streptococcus, utiliza-se a prova da catalase. A catalase é uma enzima produzida pelos Staphylococcus e não produzida pelos Streptococcus.

Como diferenciar Staphylococcus e Streptococcus?

A identificação dos estreptococos e estafilococos é baseada na morfologia que apresentam em meios líquidos. Sendo o estreptococo uma cadeia normalmente longa e os estafilococos mostrando-se em forma de cocos aos pares, em cachos de uva ou agrupados.

Como se dá a diferenciação laboratorial entre as espécies de Staphylococcus?

No laboratório clínico, usualmente se faz a diferenciação entre Staphylococcus coagulase positiva (S. aureus) e Staphylococcus coagulase negativa (não aureus).

Como é feito o diagnóstico laboratorial de Streptococcus?

O diagnóstico laboratorial é realizado através da cultura de amostra de secreção de garganta, de modo que se possa identificar a espécie do agente etiológico. Antibiograma pode ser necessário como exame complementar para adequada seleção da antibioticoterapia.

Como podemos diferenciar Staphylococcus e Streptococcus através do teste de catalase?

Teste da catalase
  1. Finalidade: A presença da catalase permite separar os estreptococos catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, estafilococos. ...
  2. Procedimento:
  3. Interpretação: Não havendo formação de bolhas, o teste é negativo e indicativo de Streptococcus.

Aula: Microbiologia Médica #7 - Staphylococcus: Características gerais

17 questões relacionadas encontradas

Quais os principais testes para identificar os Staphylococcus?

O teste mais importante na identificação dos estafilococos é a prova da coagulase, que divide os estafilococos em duas categorias:
  • Staphylococcus coagulase negativa (SCN);
  • Staphylococcus aureus.

Qual o teste que é realizado para diferenciar Staphylococcus epidermidis do Staphylococcus Saprophyticus?

Laboratorialmente, a identificação dessa bactéria é feita por meio de testes, sendo o principal o teste da coagulase, que diferencia o S.

Qual exame detecta estreptococo?

O exame do cotonete é um exame que deve ser realizado entre a 35ª e a 37ª semana de gestação e que tem como objetivo identificar a presença da bactéria Streptococcus agalactiae e sua quantidade.

Quais testes são realizados para identificação do Streptococcus agalactiae?

Teste de CAMP

O teste visa a identificação de cepas de S. agalactiae (grupo B). Estas cepas produzem o fator CAMP (Christie, Atkins e Munch-Petersen) que atua sinergicamente com a β-hemolisina produzida pelo Staphylococcus aureus em ágar sangue.

Qual é o marcador sorológico quando há suspeita da infecção por Streptococcus pyogenes?

O exame ASLO, também chamado de ASO, AEO ou da antiestreptolisina O, tem como objetivo identificar a presença de uma toxina liberada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a estreptolisina O, que está normalmente associada a casos de faringite ou febre reumática e glomerulonefrite, nos casos mais graves.

Como é feita a classificação dos Streptococcus?

Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemólise incompleta), beta (hemólise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolítico.

Como diferenciar as principais espécies de estafilococos que causam doença em humanos?

A identificação da infecção por Staphylococcus aureus é feita por meio de exames microbiológicos que podem ser realizados de qualquer material, ou seja, secreção de ferida, urina, saliva ou sangue.

Qual a diferença entre a bactéria Gram-positiva e Gram-negativa?

As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul. Elas são chamadas bactérias Gram-positivas.

Qual a morfologia do Staphylococcus?

As bactérias do gênero Staphylococcus apresentam coloração Gram-positiva e são consideradas agentes patogênicos para os humanos. Organizam-se em grupos que se assemelham à cachos de uvas, com formas esféricas de cocos. Os representantes deste grupo são anaeróbios facultativos, vivem muito bem com ou sem oxigênio.

Como identificar Enterococcus?

Quando se pretende identificar portadores de Enterococcus spp. resistentes à vancomicina (VRE), as amostras indicadas são aquelas obtidas através de coleta de swab anal, swab peri-anal (método de triagem recomendado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) ou fezes.

Quais outros testes podem ser utilizados para diferenciar espécies de Streptococcus sp?

Os utilizados para identificar Staphylococcus sp. segundo a Anvisa são a coloração de gram, o teste de catalase,o teste de bacitracina, o teste da coagulase e o teste com novobiocina.

Quais as formas de identificação de espécies de Streptococcus sp?

Dar prosseguimento ao estudo dos cocos Gram-positivos, apresentando as bactérias do gênero Streptococcus: Formas empregadas para identificação das espécies: a) identificação baseada no padrão de hemólise: Bactérias alfa, beta e gama hemolíticas; b) identificação baseada na sorologia no Carboidrato C -Grupos de ...

O que o teste do Pyr?

Teste de PYR (pyrrolidonil arilamidase)

O teste de PYR determina a atividade da enzima pyrrolidonil arilamidase produzida pelo S. pyogenes, mas não pelos demais estreptococos β-hemolíticos. Colônias β-hemolíticas de enterococos podem ser confundidas com S. pyogenes, pois ambas apresentam positividade neste teste.

Como saber se estou com Streptococcus?

A identificação da infecção por Streptococcus é feito em laboratório por meio de exames específicos. O médico irá indicar, de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, o material que será enviado para laboratório para a análise, podendo ser sangue, secreção da garganta, da boca ou secreção vaginal, por exemplo.

Quais os sintomas da bactéria Streptococcus?

Sintomas de Streptococcus agalactiae
  • Febre, calafrios, náuseas e alterações no sistema nervoso, que são mais frequentes quando a bactéria está presente no sangue;
  • Tosse, dificuldade para respirar e dor no peito, que podem surgir quando a bactéria atinge os pulmões;

Como identificar Staphylococcus Saprophyticus?

Como diagnosticar

Normalmente o médico solicita a realização de exame de urina tipo 1, também chamado de EAS, e a urocultura, que tem como objetivo identificar o microrganismo responsável pela infecção. No laboratório, é feita cultura da amostra de urina para que o microrganismo seja isolado.

Como é feito o teste de Camp?

O teste é realizado a partir da semeadura de um swab coletado da gestante em um meio de cultura de forma perpendicular ao S. aureus, juntamente com a linha de controle formada pelo S. agalactiae. O teste de CAMP é considerado positivo quando há formação de flecha ou meia-lua convergindo para o S.

Como é feito o diagnóstico do gênero Staphylococcus E o diagnóstico diferencial de S aureus?

O diagnóstico é feito clinicamente pelos sintomas e laboratorialmente pela identificação da enterotoxina nas fezes do paciente. O quadro é fechado pelo isolamento do Staphylococcus aures no alimento, através de métodos microbiológicos e a identificação do mesmo tipo de enterotoxina pela cepa isolada.

Para que serve o exame de hemocultura?

Hemocultura é o exame realizado com o objetivo de isolar e identificar microorganismos patogênicos no sangue de um paciente que se supõe ter uma infecção. É um exame auxiliar relevante, pois seu resultado reflete diretamente na terapêutica.

Artigo anterior
Quem fica com tesouro em Chiquititas?
Artigo seguinte
Quando a moda não existe?