O que é um revestimento?

Perguntado por: Edgar Vítor de Garcia  |  Última atualização: 27. Dezember 2021
Pontuação: 4.7/5 (4 avaliações)

Reboco é um revestimento de argamassa aplicado sobre certas superfícies de edificações, como paredes e tetos. No Brasil, o termo reboco pode se referir a apenas uma das camadas desse revestimento; nesse caso, o sistema em sua totalidade é chamado de revestimento argamassado.

Qual o conceito de revestimento?

Revestimento é a camada externa que cobre a alvenaria (camada externa das estruturas das paredes ou piso que se utilizam de cal, cimento ou gesso). São revestimentos os azulejos, porcelanatos, cerâmicas, pastilhas e pedras utilizadas para revestir os pisos e as paredes.

Quais são os tipos de revestimentos?

Confira os mais comuns:
  • Cerâmicos. Um dos tipos de revestimento mais comum no Brasil é o cerâmico. ...
  • Porcelanato. ...
  • Madeira e laminados. ...
  • Piso Vinílico. ...
  • Pastilhas. ...
  • Pedra Natural. ...
  • Ladrilho Hidráulico. ...
  • Papel de parede.

O que é revestimento na obra?

Em síntese, o revestimento nada mais é do que uma camada externa, formada pela aplicação de um material específico para cobrir a alvenaria. Azulejos, porcelanatos, cerâmicas e pastilhas são alguns dos tipos de revestimento mais conhecidos. No projeto, o uso deles é essencial para a estética e a decoração do ambiente.

O que é revestimentos internos?

São todos os procedimentos utilizados na aplicação de materiais de proteção e de acabamento sobre superfícies horizontais e verticais de uma edificação ou obra de engenharia, tais como: alvenarias e estruturas.

O QUE É REVESTIMENTO?

44 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre revestimento interno e externo?

Basicamente, o que diferencia os produtos é o seu tipo de acabamento. ... Contudo, não é um produto antiderrapante. Portanto, ele torna-se uma boa opção para ambientes internos, como quartos e salas. A versão esmaltada, que pode ser com brilho ou não, pode ser instalada em cômodos externos.

Como revestir a parte interna da churrasqueira?

Tipos de revestimento interno para churrasqueira
  1. Tijolinhos. Dentre todos, certamente, esse é o elemento mais clássico e já caiu na preferência dos donos de churrasqueiras. ...
  2. Cerâmica. ...
  3. Alvenaria. ...
  4. Porcelanato. ...
  5. Pastilha. ...
  6. Pedra. ...
  7. Granito e Mármore. ...
  8. Madeira.

O que deve considerar na escolha do melhor revestimento para a obra?

Local de Aplicação do Revestimento

Com toda a certeza, o primeiro aspecto a ser considerado com toda a certeza na hora de realizar a escolha do revestimento é o local/cômodo onde será aplicado. Alguns materiais são sensíveis e deterioram-se quando expostos às intempéries, à água e a muitos impactos.

Qual a função da utilização dos revestimentos?

Revestimentos são camadas aplicadas sobre paredes, pisos e teto a com a finalidade de proteger o substrato contra umidade, aumentar a resistência e o isolamento termoacústico, adequá-los à aplicação de novas camadas de revestimento e conferir efeito estético.

O que é considerado acabamento na construção civil?

Por acabamento entende-se a colocação de pisos e azulejos da parede, pintura, colocação de gesso, assentamento de vasos sanitários, box de banheiro e uma infinidade de pequenas ações que são necessárias para fazer a conclusão da construção de uma casa.

Quais os principais tipos de revestimentos internos?

Além do porcelanato, existem outros tipos de revestimento para o piso e as paredes, como ladrilho hidráulico, pastilhas, madeira, papel de parede, massa texturizada, pedras, painéis 3D, mármore e granito.

Quais os tipos de revestimentos cerâmicos?

Conheça os diferentes tipos de revestimentos Cerâmicos
  • Cerâmicas comuns. ...
  • Porcelanatos. ...
  • Pastilhas. ...
  • Relevos com aspecto 3D.

Qual revestimento usar?

A cor do revestimento ajuda a transformar o ambiente. Assim, se o espaço for pequeno, é preferível utilizar cores claras, que passam a sensação de amplitude. Já para aumentar o conforto e a elegância do cômodo, utilize o preto ou outras cores escuras, e prefira materiais nobres, como o mármore, o granito e a madeira.

Qual diferença entre azulejo e revestimento?

Os azulejos são revestimentos cerâmicos que, diferente dos ladrilhos hidráulicos, não são porosos e, dessa forma, dispensam o uso de impermeabilizante. O material pode ser usado nas paredes e, dependendo do fornecedor e do modelo, podem ser aplicados também no piso.

O que é um revestimento 3D?

O revestimento 3D é um tipo de revestimento que é feito por meio de placas, de diferentes tipos de materiais. Com o intuito de formas painéis com formato 3D. Esses painéis, com formas tridimensionais, podem ser tanto de alto relevo (que costuma ser o mais escolhido) como de baixo relevo, ao gosto do cliente.

Qual melhor tipo de revestimento externo?

Conheça os 7 melhores tipos de revestimento para fachadas
  1. Pintura. É o revestimento mais simples, econômico e de fácil aplicação. ...
  2. Madeira. A madeira pode ser um dos revestimentos mais duradouros, quando bem instalada. ...
  3. Pedra. ...
  4. Argamassa. ...
  5. Porcelanato ou cerâmica. ...
  6. Tijolo. ...
  7. Aço corten.

Qual a função dos revestimentos cerâmicos?

As principais funções desse revestimento são proteger e decorar. Proteger a base e a estrutura da construção, como os pisos e as paredes. E decorar, dando acabamento ao ambiente, proporcionando conforto visual.

Qual a função dos revestimentos de paredes além da função estética?

Além da função estética, o revestimento protege suas paredes. E é exatamente por isso que você deve escolhê-lo com cuidado para cada tipo de ambiente. ... De repente, por exemplo, você vai precisar proteger uma parede em uma área molhada. Ou, ainda, se um ambiente precisa de acústica específica.

Qual é o papel do revestimento em alvenarias?

Ao contrário do que parece, a função do revestimento é proteger as partes principais (estruturas e alvenarias) da edificação, normalmente cobrindo-as, em camadas sobrepostas, com os mais diversos tipos de materiais apropriados para tanto, de modo a evitar que estas partes – ou seus componentes – sejam afetadas pelos ...

Quais os principais critérios para as escolhas dos revestimentos cerâmicos?

Para a escolha do revestimento, é necessário avaliar o desempenho técnico esperado, de acordo com as características do local do assentamento e das solicitações de uso.
...
Local de assentamento
  • Piso x parede.
  • Ambiente externo x interno.
  • Área seca x úmida.
  • Condições especiais, como piscinas, saunas, fachadas etc.

Quais fatores devem ser considerados na escolha dos pisos e revestimentos?

Para a escolha do revestimento que deve ser usado, alguns critérios devem ser considerados, como: se o ambiente é interno ou externo, horizontal (pisos) ou vertical (paredes), seco ou molhado. Após esses critérios serem examinados, é feito o projeto de aplicação do revestimento.

Qual o critério mais importante que deve ser considerado na hora de escolher o revestimento externo de uma edificação?

De acordo com o engenheiro, a maior preocupação na hora da escolha deste tipo de revestimento é verificar a durabilidade e resistência ao tempo.

Pode revestir a parte interna da churrasqueira com porcelanato?

Não é recomendado, pois o calor pode rachar a peça e o rejunte. O ideal para interior de churrasqueiras são tijolos refratários que são facilmente encontrados nos Homecenters e lojas materiais de construção.

Pode revestir dentro da churrasqueira com porcelanato?

O porcelanato é o material mais indicado para revestir uma churrasqueira, ainda mais quando consideramos sua resistência e facilidade de limpeza.

Pode colocar granito dentro da churrasqueira?

O granito é uma excelente opção de revestimento para churrasqueira, pois é um material capaz de resistir ao calor produzido pelo fogo e a gorduras decorrentes das carnes.

Artigo anterior
O que é ovulação?
Artigo seguinte
Quanto mede o homem mais alto do mundo?