O que é um requerimento administrativo do INSS?

Perguntado por: Lucas Davi Batista Silva Alves  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

O Prévio Requerimento Administrativo é a possibilidade outorgada aos segurados para que estes busquem a concessão ou revisão de um benefício concedido pelo INSS no Regime Geral de Previdência Social.

Quem pode fazer requerimento administrativo INSS?

A solicitação pode ser feita por quem já é segurado ou ainda está em processo avaliatório. Esse tipo de procedimento passa diretamente pela abertura e análise da demanda. Em outras palavras, instaura-se um processo administrativo para determinar o deferimento ou não do pedido.

Quando é necessário o prévio requerimento administrativo?

3) Prévio Requerimento Administrativo como Condição da Ação

Dessa forma, o prévio requerimento administrativo é necessário para comprovar o interesse de agir da parte autora, que é uma das condições da ação. O interesse em agir possui três aspectos: utilidade, adequação e necessidade.

Quanto tempo demora um processo administrativo no INSS?

Duração do Processo Administrativo

Porém, isso se refere às aposentadorias, pois a maior parte dos outros benefícios, bem como auxílio doença, LOAS, salário maternidade e pensão por morte têm prazos e etapas bem menores. Assim, em média, esses outros benefícios levam em torno de 60 dias para conclusão no INSS.

O que significa requerimento administrativo?

O Requerimento Administrativo é um documento de formalização do pedido de informações e/ou de adoção de medidas administrativas, endereçada aos órgãos da Administração Pública.

Como funciona o processo no INSS? Requerimento administrativo de aposentadorias

21 questões relacionadas encontradas

Como fazer um requerimento administrativo?

Passo a passo para fazer um requerimento
  1. Escolha o tipo de requerimento que precisa. Quando uma pessoa faz um requerimento tem um objetivo, que é dirigir um pedido a alguém - um documento, uma ação, uma informação. ...
  2. Seja claro e atenda às formalidades. ...
  3. Escolha um modelo e preencha. ...
  4. Se preferir, crie o seu próprio modelo!

Quanto tempo a administração tem para responder um requerimento?

49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

Quanto tempo fica em análise no INSS?

O prazo geral para um benefício do INSS ficar em análise, segundo a Lei dos Processos Administrativos, é de 30 dias. A lei ainda permite que o INSS demore mais 30 dias, caso seja necessário. Porém, o Instituto deve justificar o motivo para precisar de mais tempo para analisar o requerimento.

Quais são as fases do processo administrativo previdenciário?

O processo administrativo previdenciário contemplará as fases inicial, instrutória, decisória e recursal.

Quem julga recurso administrativo do INSS?

O recurso protocolado será julgado por um colegiado formado por um representante do governo, uma das empresas e um dos trabalhadores. Esse Órgão Julgador Previdenciário, chamado Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), tem até 85 dias após a protocolização do recurso para julgar e devolver o processo ao INSS.

É necessário esgotar a via administrativa antes de recorrer ao Judiciário?

A teor do que dispõe o art. 5º , inciso XXXV da CF , não há necessidade da parte esgotar a via administrativa para possibilitar o seu ingresso em juízo, sob pena de flagrante violação ao direito constitucional do acesso ao Judiciário.

É necessário o prévio requerimento administrativo como condição para ingressar com uma ação previdenciária?

Jurisprudência deste TRF e STJ já consolidou entendimento no sentido de que a prévia postulação na via administrativa não é condição para o ajuizamento de ação de natureza previdenciária, em face do amplo acesso ao Poder Judiciário previsto na Constituição Federal.

É necessário esgotar a via administrativa antes de recorrer ao Judiciário INSS?

A subscritora informa, que não é preciso o segurado esgotar a via recursal administrativa, bastando, apenas à primeira negativa do INSS, sendo que isso já o legitima recorrer ao Poder Judiciário para efetivar o possível direito, já indeferido na seara administrativa.

Como enviar uma petição administrativa para o INSS?

Depois que você apresentou um requerimento, você pode fazer “peticionar” ao próprio INSS. Ou seja, é possível apresentar “pedidos” dentro dos requerimentos. Dessa forma, você apresentar uma petição ao INSS pedindo que analise o seu requerimento. Essa petição deve estar bem fundamentada!

Como advogado fazer requerimento administrativo INSS?

Para entrar com o requerimento administrativo pode utilizar o portal “Meu INSS”, o número 135 ou o “INSS DIGITAL” que é exclusivo para advogados.

Como ter acesso a processo administrativo no INSS?

Solicitar Cópia de Processo no INSS.
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão Novo Pedido; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão Consultar pedidos;

Como funciona o processo previdenciário?

No processo de aposentadoria que acontece pelo procedimento comum, há a remessa necessária. E mesmo que não seja apresentado recurso o processo será encaminhado para o Tribunal Regional Federal da sua região para que outros 3 desembargadores analisem novamente o seu processo.

O que são processos previdenciários?

O processo previdenciário é o procedimento administrativo ou judicial que envolve o INSS. É essa autarquia federal responsável pela concessão e pagamento dos benefícios previdenciários e assistenciais.

Quais são as instâncias administrativas recursais do INSS?

O julgamento do recurso de todas as decisões administrativas do INSS cabe ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). O Conselho possui duas instâncias de julgamento: a Junta de Recurso, que é a 1ª instância; e a Câmara de Julgamento, que é a 2ª instância.

Por que o INSS demora tanto para analisar um processo?

Mas por que o INSS demora tanto? A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.

O que fazer quando o INSS demora para analisar um requerimento?

Sendo assim, o pedido poderia demorar até 105 dias (3 meses e 15 dias) para começar a receber o seu benefício. Porém a realidade é bem pior, demorando até mais de 1 ano. Sendo assim, após 60 dias o segurado deve fazer uma reclamação na ouvidoria da Previdência ou iniciar um processo na Justiça.

Quanto tempo demora para sair a resposta do recurso do INSS?

Tecnicamente, o INSS tem 30 dias de prazo para responder de acordo com a Lei 9.784 /99 que regula o processo administrativo no âmbito da administração federal. Caso não consiga decidir em 30 dias, o INSS pode prorrogar este prazo por mais 30 dias.

Como se conta o prazo no processo administrativo?

9.784, de 29.1.1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, dispõe que os prazos processuais administrativos são contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento (art. 66, § 2º).

Quais são os prazos no PAD?

O prazo originário de conclusão de PAD é de até sessenta dias, enquanto que o de sindicância é de até trinta dias.

Qual é a Lei do direito administrativo?

Lei nº 9.784/ de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Artigo anterior
Como preparar hidrogel para plantio?
Artigo seguinte
O que são animais invertebrados e vertebrados?