O que e um rele?

Perguntado por: Victória Lopes Antunes  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (21 avaliações)

Um relé, ou, menos frequentemente, relê, é um interruptor eletromecânico projetado por Michael Faraday na década de 1830, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos, servindo para ligar ou desligar dispositivos.

Qual é a função de um relé?

De forma geral o funcionamento dos relés é bem simples, pois quando uma corrente circula pela bobina, ela gera um campo eletromagnético que acaba atraindo uma série de contatos, estes contato fecham ou abrem os circuitos.

ONDE O relé é usado?

Os relés são amplamente utilizados em acionamentos de lâmpadas, janelas e/ou portões eletrônicos. Também são usados em circuitos que visam automatizar algum sistema, além das suas outras aplicações. O relé pode ser acionado com um microcontrolador ou com um arduino, polarizando a sua entrada com 5v ou 12v.

O que é um relé eletrônico?

O relé eletrônico por ser um dispositivo eletromecânico, tem como vantagem poder isolar inteiramente o circuito de controle do circuito controlado, realiza funções complexas de comutação e também pode controlar correntes nos dois sentidos, é resistente a surtos e ruídos, não provoca correntes de fugas.

Quais são os tipos de relés?

Existem três principais tipos de relés, que são: temporizadores, térmicos e de proteção. Os relés podem ser definidos como componentes elétricos destinados a gerar mudanças repentinas e predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída, cada vez que são atingidas certas condições no circuito de entrada.

Relés! O que são e como funcionam!

42 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de relé de proteção?

Tipos de Relés de Proteção
  • Relé Térmicos de Proteção ou Relés de Proteção Térmica. ...
  • Relé de Proteção de Tensão. ...
  • Relé de Proteção de Fase – (Falta de Fase, sequência de fase) ...
  • Relé de Proteção de Isolamento – Relés de Isolamento.

Quais os tipos de relé para proteção de sobrecarga?

Quais os diferentes tipos de relés de proteção? Os relés de proteção podem dividir-se em duas categorias principais: os relés digitais e os relés eletromecânicos. Os relés de proteção digitais, também chamados simplesmente “relés digitais”, são compostos por um sistema eletrónico com microprocessadores.

Qual a função de um relé de proteção?

Um relé de proteção sobrecorrente é responsável pela liberação do disjuntor nos casos em que é detectado pelo dispositivo uma condição de funcionamento que fuja da normalidade.

Para que serve um relé fotoelétrico?

Um relé fotoelétrico ou relé fotocontrolador é um dispositivo elétrico de controle que liga ou desliga um circuito elétrico de iluminação de acordo com o nível de iluminamento do ambiente.

Como funciona o relé de partida?

O relé de partida tem como função dar a partida no compressor, ligando e desligando o enrolamento auxiliar. Agora que o enrolamento auxiliar está energizado, o compressor começa a funcionar e a intensidade de corrente (amperagem) volta ao normal, desligando o enrolamento auxiliar (A).

Quais as principais características de um relé?

Os relés são interruptores simples que são operados elétrica e mecanicamente. Os relés consistem em um eletroímã e também um conjunto de contatos. O mecanismo de comutação é realizado com a ajuda do eletroímã. Existem também outros princípios operacionais para o seu funcionamento.

Como funciona relé fotocélula?

A Fotocélula possui um componente interno sensível à luz que é utilizado para informar ao circuito o nível de luminosidade ao redor do dispositivo. De acordo com a condição do ambiente, a iluminação conectada à Fotocélula é acionada ou desligada automaticamente sem a necessidade da intervenção humana.

Como funciona o fotoelétrico?

O efeito fotoelétrico acontece quando os fótons que incidem sobre um material apresentam certa energia capaz de arrancar os elétrons desse material. Cada material necessita de uma quantidade específica de energia para ter seus elétrons ejetados, essa quantidade de energia é chamada de função trabalho.

Como funciona um fotoelétrico?

O efeito fotoelétrico consiste na ejeção de elétrons de um material exposto a uma determinada frequência de radiação eletromagnética. Os pacotes de luz, chamados de fótons, transferem energia para os elétrons.

Qual é a função do relé do farol?

FUNCIonamento. Ao dar a partida no motor, o relé de farol acende a lanterna e o farol baixo do carro automaticamente sem precisar de nenhum comando a mais do motorista. O diferencial do relé de farol é a possibilidade do motorista desligar o farol se não for circular em estradas e somente trafegar em trechos urbanos.

Qual a função dos contatos 95 e 96 do relé bimetálico ou sobrecarga?

Contato fechado (95 e 96): usado para evitar que o usuário fique tentando ligar o motor após o desligamento pelo relé. Geralmente associado próximo ao botão de emergência.

Qual é a função do relé de sobrecarga?

Relés térmicos de sobrecarga são dispositivos eletromecânicos, baratos, de proteção para o circuito à rede elétrica. Oferecem proteção confiável para motores em caso de sobrecarga ou falha de fase. O relé térmico de sobrecarga pode, em conjunto com contatores, compor uma solução compacta para a partida de motores.

O que é proteção 50 51?

Sistema de Proteção Secundária com Relé Microprocessado, com funções 50/51 para fase e neutro, destinado a proteger o circuito em média tensão de subestações de consumidores, a serem utilizados. Esta Especificação se aplica na subestação do consumidor que é atendido no sistema de distribuição em média tensão.

O que é um relé de segurança?

Os relés de segurança Instrutech são equipamentos que fazem a supervisão de circuitos que garantem a segurança do equipamento/sistema e do operador. São projetados para atender as mais atualizadas normas de segurança, sempre com o objetivo de obter o máximo de eficiência e confiabilidade em um só produto.

Como saber se um relé está com defeito?

A maioria dos relés atuais possui um LED que indica se o dispositivo está ligado. Se o LED estiver desligado, mesmo que o relé ou os terminais da bobina estejam sendo alimentado (normalmente A1 e A2), pode-se afirmar seguramente que o relé está danificado.

Artigo anterior
Como é ser Intj?
Artigo seguinte
Onde é depositado o saque-aniversário?