O que é um referente exemplo?

Perguntado por: Sofia Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

Referente é um adjetivo que significa relativo a, que diz respeito a, respeitante. Por exemplo: “No referente à segurança, o presidente anunciou que o Estado comprará novos satélites para monitorar as fronteiras e combater o narcotráfico”.

Como identificar o referente?

Por referente, entende-se a entidade extralinguística que é identificada por um nome comum especificado por um artigo definido ou um demonstrativo («a maçã», «esta/essa/aquela maçã»), por um pronome pessoal (eu, tu, ele/ela, etc.) ou por um nome próprio (Raquel, João, Maria, etc.).

Qual é o conceito de referente?

Significado de Referente

adjetivo Relativo; que diz respeito a alguém ou a alguma coisa: panfleto referente ao concurso. substantivo masculino [Linguística] Elemento do contexto extralinguístico, real ou abstrato, ao qual o signo linguístico faz referência, num contexto sociocultural ou discursivo.

Como utilizar a palavra referente?

Característica daquilo que faz menção a alguma coisa, ou seja, daquilo que se refere, que diz respeito ou que é relativo à algo. Exemplo de uso da palavra Referentes: Aqueles papeis são referentes à compra da casa.

O que pode substituir a palavra referente?

14 sinônimos de referente para 2 sentidos da palavra referente: Que se refere a alguma coisa: 1 relativo, respeitante, relacionado, alusivo, concernente, respectivo, tocante, pertencente, pertinente, atinente. Exemplo: Esta informação é referente a 2020, mas apenas aos dez primeiros meses do ano.

Referente - You Dicionário - Dicionário da Língua Portuguesa

40 questões relacionadas encontradas

É referente a ou a?

Referente é um adjetivo que estabelece regência nominal com a preposição a. É, assim, obrigatória a presença da preposição a depois do adjetivo referente. Referente a indica algo que se refere a ou que diz respeito a algo ou alguém, sendo sinônimo de relativo a e respeitante.

Tem crase depois de referente?

Referente à é o correto. Se a palavra seguinte for masculina ficará referente AO, isso comprova que ocorre crase se a palavra for feminina. Se o caso for "referente a valores e prazos" (no que se refere a valores e prazos), não se usa crase.

Qual o referente da palavra lo?

Plural de lhe, referente à pessoa de quem se fala.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é referente aos elementos da comunicação?

Referente. É o objeto ou a situação a que a mensagem se refere. O referente também é chamado de contexto, isto é, um conjunto de elementos que auxiliam o receptor a compreender a mensagem. Há dois tipos de referentes: o situacional e o textual.

Qual é o referente da palavra onde?

advérbio Indica o lugar em que; no qual: onde coloquei minhas chaves? Em qual lugar; em que parte: onde está o lápis? Onde quer que. No lugar que: carrego-a comigo onde quer que eu vá.De onde em onde.

O que é referência de um pronome?

São palavras que fazem referência a algum elemento que já foi citado antes. Os pronomes relativos também podem fazer referência a uma oração inteira. São considerados pronomes relativos: Qual, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, Que, Quanto, Quantas, Quantos, Onde.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que significa o pronome lo?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Qual o referente da palavra a moça?

substantivo feminino Mulher de pouca idade, menina jovem. Garota que já menstrua. [Brasil] Menina donzela - mulher ainda virgem. Mulher de certa idade, mas não velha.

Quais são as regras da crase?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  • A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
  • Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.

Quando o uso da crase é facultativo?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Onde não se usa crase?

1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Quanto à ou a?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Foi pago a tem crase?

N. E.: Quando pagar é transitivo indirecto («pagar a alguém»), a presença ou ausência de crase pode ser também o resultado da opção por um estilo mais formal, em que não se usa o artigo («pagar a Mônica»), ou por um registo informal, em que se usa o artigo e se verifica a contracção com a preposição a («pagar à Mônica» ...

Quais são os 7 tipos de pronomes?

Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos. Na língua portuguesa existem dez classes gramaticais, também chamadas de classes morfológicas ou, ainda, classes de palavras.

Qual é a classe gramatical de onde?

Quanto à classe gramatical, onde pode ser advérbio interrogativo (quando usado para fazer perguntas diretas ou indiretas) ou pronome relativo (quando introduz uma oração adjetiva).

Artigo anterior
Como crescer no Instagram rápido?
Artigo seguinte
Como um tratado internacional tem validade no ordenamento jurídico brasileiro?