O que é um recurso voluntário?

Perguntado por: Paulo Lima de Moura  |  Última atualização: 10. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)

O Recurso Voluntário é destinado à contestação de decisão de mérito proferida em primeira instância administrativa, que negou, integral ou parcialmente, o provimento do pedido de revisão de lançamento.

Quem julga o recurso voluntário?

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), órgão colegiado do Ministério da Economia, é quem julga os recursos de ofício e voluntário de decisão de primeira instância, bem como os recursos de natureza especial, que tratem sobre a aplicação da legislação referente a tributos administrados pela Secretaria ...

Qual o prazo para recurso voluntário?

O prazo legal para interposição do Recurso Voluntário é de trinta dias, a contar da ciência do Acórdão de Impugnação.

Como protocolar recurso voluntário?

Ao protocolar recurso voluntário no CARF, o primeiro passo é fornecer uma introdução ao recurso, contextualizando a situação e explicando a necessidade de contestação. Em seguida, é fundamental identificar claramente a matéria objeto do recurso, explicitando os pontos contestados e sua relação com a decisão fiscal.

O que significa Suspenso julgamento do recurso voluntário?

Significa que um juiz ou uma juíza suspendeu o andamento do processo, para que o devedor cumpra voluntariamente a obrigação durante o prazo concedido pelo credor (a pessoa que tem direito de receber o valor em disputa, por exemplo).

Recurso voluntário no processo administrativo fiscal do MS - Kohl Advogados

17 questões relacionadas encontradas

O que é recurso voluntário Receita Federal?

O Recurso Voluntário é o requerimento endereçado ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), através do qual o contribuinte contesta a decisão proferida pela primeira instância administrativa.

O que vem depois do processo suspenso?

Os processos suspensos são registrados no relatório 'Processos Suspensos ou Sobrestados'. Após o prazo de suspensão ou solução das causas suspensivas cadastradas no processo, o processo é registrado no relatório 'Processos com Fim de Causas Suspensivas .

O que escrever em um pedido de recurso?

Como escrever um recurso eficaz
  1. Deixe as emoções de fora.
  2. Ater-se aos fatos.
  3. Faça uma refutação ponto a ponto.
  4. Reserve algum tempo para explicar novamente os principais pontos.
  5. Acima de tudo, seja respeitoso.

O que é um recurso hierárquico?

É o pedido de reexame do ato dirigido à autoridade superior à que proferiu o ato.

Como recorrer de uma decisão da Receita Federal?

O procedimento é todo pela internet. Acesse o canal Processo digital (e-CAC) e solicite a juntada do recurso voluntário ao processo julgado pela DRJ, selecionando o tipo de documento "Recurso Voluntário".

Qual é o prazo do recurso?

Todos os recursos podem ser interpostos dentro de um prazo de 15 (quinze) dias, com exceção dos embargos de declaração, os quais tiveram seu prazo mantido de acordo com o antigo Código, ou seja, de 05 (cinco) dias.

Quando começa a contar o prazo de recurso?

Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento. Considera-se, portanto, como data de publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.

Qual o prazo para recorrer após a publicação do acórdão?

Nas causas criminais, o prazo de interposição de Recurso Extraordinário é de 10 (dez) dias.

Quem pode pedir recurso?

A constituição brasileira de 1988, em seu art. 5ª, Inciso LV garante o direito à todos os cidadãos brasileiros a ampla defesa e ao contraditório em processo judicial. É por essa razão que, a interposição de recurso é também um Direito garantido pela lei federal.

Qual o prazo para a Receita Federal analisar processo administrativo?

Dessa forma, passados os 360 dias desde a abertura do processo administrativo, o contribuinte pode exigir que a Receita Federal conclua o processo administrativo. Solicitando também não arcar com os ônus do tempo que superar o prazo legal.

Como saber se foi notificado pela Receita Federal?

Para saber se isso aconteceu com você, acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), selecione a opção “Meu Imposto de Renda” e na aba “processamento”, escolha o item “pendências de malha”. Lá, é possível saber se você caiu na malha fina, e o motivo pelo qual aconteceu.

Quando cabe recurso hierárquico?

O recurso hierárquico próprio assim é chamado quando a autoridade superior estiver dentro do mesmo órgão mesma estrutura da autoridade que proferiu a decisão.

Qual a diferença entre recurso e revisão?

A revisão é o pedido para que o INSS corrija algum erro na concessão do benefício. O recurso é forma que o segurado tem para recorrer de alguma decisão do INSS. O recurso pode ser apresentado para contestar a negativa de concessão de um auxílio-doença ou de revisão de uma aposentadoria, por exemplo.

Qual é a diferença entre recurso hierárquico e pedido de reconsideração?

No recurso hierárquico, diferentemente do pedido de reconsideração, nada impede que outra autoridade, sob mesmo conjunto probatório, mesmo sem haver argumento novo, tenha diversa interpretação. Não cabe pedido de reconsideração à autoridade superior que indeferiu recurso hierárquico. Art. 107.

Como iniciar um recurso?

Veja abaixo algumas dicas para produzir um bom recurso:
  1. Seja o autor do recurso. ...
  2. Indique qual é a fase do concurso público. ...
  3. Seja direto. ...
  4. Utilize um tom respeitoso. ...
  5. Use argumentos fortes e com embasamento. ...
  6. Releia antes de enviar.

O que é o que é recurso?

O recurso é um instrumento processual para impugnação ou revisão de decisões judiciais. É um ato voluntário, ou seja, recorre se quiser.

O que é requerimento de recurso?

É a via por meio da qual o interessado requer à autoridade que proferiu a decisão ou que expediu o ato sua reconsideração, ou ainda recorre do indeferimento do pedido de reconsideração ou das decisões sobre os recursos sucessivamente interpostos, à autoridade imediatamente superior à que tiver expedido o ato ou ...

Quantas vezes o processo pode ficar suspenso?

265, §5º, do CPC, o processo não poderá ficar suspenso por mais de 1 (um) ano. Precedentes.

Quanto tempo um processo judicial pode ficar parado?

Quanto tempo um processo pode ficar parado CNJ? 100 DIAS. NATUREZA JURÍDICA NÃO PROCESSUAL.

Porque o juiz suspende o processo?

Se o conhecimento do mérito depender de verificação da existência de fato delituoso, o juiz pode determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal.

Artigo anterior
O que faz um servente prático?
Artigo seguinte
O que o curador pode fazer com os bens do curatelado?