O que é um recurso extemporâneo?

Perguntado por: Cristiana Eva Simões Marques  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (25 avaliações)

É extemporâneo recurso interposto antes de publicado o acórdão impugnado. O STJ ainda considera recurso prematuro aquele interposto antes do julgamento dos embargos de declaração, pois considera que nesse caso ainda não houve o esgotamento das vias ordinárias.

O que é prazo extemporâneo?

Em princípio, tudo o que está fora do tempo seria extemporâneo (seja antes, seja depois). Intempestivo, por sua vez, designa aquilo que é extemporâneo, mas depois do prazo. É uma distinção fundamental, dada a natural importância que a observância dos prazos tem para o Direito.

O que acontece com recurso fora do prazo?

É intempestivo o recurso interposto após o transcurso do prazo de dez dias, previsto no art. 42 da Lei 9.099 /95, a contar da intimação da sentença. Caso concreto, em que o recurso foi interposto após o esgotamento do prazo legal.

É extemporâneo recurso interposto antes de publicado o acórdão?

434: É extemporâneo recurso interposto antes de publicado o acórdão impugnado. A interrupção do prazo recursal em razão da interposição de embargos de declaração pela parte adversa não acarreta qualquer prejuízo àquele que apresentou seu recurso tempestivamente."

Quanto à tempestividade do recurso?

Comprovação de tempestividade de recurso pode ser feita em agravo, diz STJ. A comprovação de que um recurso especial foi apresentado dentro do prazo, em decorrência de feriado local ou de suspensão de expediente forense no tribunal de origem, pode ocorrer posteriormente, em sede de agravo regimental.

STF e o Recurso Prematuro

35 questões relacionadas encontradas

O que significa tempestividade no processo?

A forma correta é Tempestivo! 1) Conceito: é um termo do Direito Processual que qualifica atos processuais realizados pelas partes da lide, dentro do prazo previsto em lei.

O que significa dizer que o recurso é tempestivo?

Significa no tempo certo, oportuno: O recurso foi apresentado tempestivamente (dentro do prazo). Intempestivo é o contrário. Quer dizer fora do prazo: A ação judicial foi considerada intempestiva (ajuizada fora do prazo previsto em lei).

É possível interposto recurso antes da publicação da decisão recorrida?

SIM. Admite-se a interposição de embargos declaratórios oferecidos antes da publicação do acórdão embargado e dentro do prazo recursal. Se a parte tomar conhecimento do teor do acórdão antes de sua publicação e entender haver omissão, contradição ou obscuridade, pode embargar imediatamente. Não há nada que impeça isso.

É inadmissível o recurso de apelação interposto antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração sem posterior ratificação?

Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, é inadmissível o recurso especial interposto antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração, sem posterior ratificação.

Quando inicia o prazo para interposição de recurso em face de decisão proferida em sessão de julgamento justifique *?

Prazo de interposição do recurso inominado

42 da Lei 9.099/95, dispõe, então: Art. 42. O recurso será interposto no prazo de dez dias, contados da ciência da sentença, por petição escrita, da qual constarão as razões e o pedido do recorrente.

O que vem após decorrido o prazo?

O que acontece depois do decurso de prazo? Depois que o prazo chega ao fim, o processo segue seu andamento normal. O ato processual que será praticado a seguir é variável e vai depender do momento em que se encontra a ação.

O que fazer quando o advogado perde o prazo do recurso?

O advogado que perde prazos judiciais na primeira Instância deve ser responsabilizado pela sua falha que provocou um dano ao seu cliente, desde que seja comprovada a relação causal entre a omissão e o dano.

O que acontece se perder o prazo de apelação?

- Ao perder, de forma negligente, o prazo para a interposição de apelação, recurso cabível na hipótese e desejado pelo mandante, o advogado frusta as chances de êxito de seu cliente. Responde, portanto, pela perda da probabilidade de sucesso no recurso, desde que tal chance seja séria e real.

O que define o dia como útil para efeitos processuais?

Nos processos eletrônicos os prazos processuais terão início no primeiro dia útil seguinte ao considerado como data da publicação (art. 224, § 3º, CPC/2015). Esta, por sua vez, corresponde ao primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico (art.

O que é intempestividade por prematuridade?

De acordo com esse entendimento, sendo o recurso interposto anteriormente à publicação da decisão – intimação pela imprensa oficial – ou durante a pendência de julgamento de embargos de declaração, considerando não se ter iniciado o prazo para interposição do recurso, será ele intempestivo, devido à sua prematuridade.

Qual o recurso contra decisão de embargos de declaração?

Em síntese, se o juiz rejeita os embargos de declaração a sua impugnação poderá se dar mediante a interposição de apelação para o tribunal.

Quando interposto recurso na pendência de julgamento dos embargos de declaração será sempre necessário ratificar o recurso interposto após o julgamento daqueles?

A Súmula 579 tem a seguinte redação: “não é necessário ratificar o recurso especial interposto na pendência do julgamento dos embargos de declaração quando inalterado o julgamento anterior”.

Qual o prazo para apelação após os embargos de declaração?

1.024, § 4º do CPC concede ao embargado um prazo de 15 dias para interpor novamente o recurso, a partir da data de publicação da decisão de Embargos de Declaração.

É possível que a interposição de recurso não impeça o cumprimento da decisão?

A interposição do recurso (rectius: a mera possibilidade de recorrer) não acarreta a suspensão dos efeitos da decisão, cabendo ao juiz, preenchidos os correlatos requisitos, avaliar se deve - ou não - suspender os seus efeitos. Um bom exemplo é o agravo de instrumento.

Não é extemporâneo recurso interposto antes de publicado o acórdão impugnado?

não é extemporâneo recurso interposto antes de publicado o acórdão impugnado. B a suspensão do prazo recursal em razão da interposição de embargos de declaração pela parte adversa não acarreta qualquer prejuízo àquele que apresentou seu recurso tempestivamente.

Não será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo?

não será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo. na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis, seja prazo processual ou material. quando a lei for omissa, o juiz determinará os prazos em consideração à complexidade do ato.

Quando ocorre a tempestividade?

932, parágrafo único, do CPC. No que se refere à tempestividade, são 3 (três) as situações que podem colocar em dúvida a adequação temporal do recurso interposto, quais sejam: (i) a existência de feriado local; (ii) a justa causa; e (iii) a paralisação ou interrupção do expediente forense.

Como comprovar a tempestividade?

Conforme entendimento jurisprudencial firmado por esta Corte, para fins de demonstração da tempestividade do recurso, incumbe à parte comprovar, por meio de documento oficial idôneo ou certidão expendida pelo Tribunal de origem, a ocorrência de suspensão ou interrupção dos prazos processuais que impliquem a prorrogação ...

Quem certifica a tempestividade da apelação?

1.010, § 3º do CPC/2015) - O exame de tempestividade deverá ser feito pelo relator a quem for distribuído o recurso de apelação - Decisão reformada - Recurso provido (TJSP, Agravo de Instrumento n.

O que fazer quando se perde o prazo do recurso?

Ofereça detalhes técnicos – Dê os detalhes sobre o que aconteceu e não minimize as falhas. Mas também não seja dramático. Prenda-se aos fatos. Lamente sinceramente – Seja sincero e explique como você lamenta o ocorrido e o quanto está disposto a eliminar o desconforto causado.

Artigo anterior
Quantos prêmios a Lady Gaga tem?
Artigo seguinte
Quais são os principais hotspots do mundo?