O que é um pulso filiforme?

Perguntado por: Sérgio Nuno Sá Sousa Maia  |  Última atualização: 22. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (16 avaliações)

PULSO FRACO/FINO/ FILIFORME OU DÉBIL: Difícil de sentir por pressão digital. Indicam redução da força ou volume do pulso. O volume é pequeno e a artéria fácil de ser obliterada, o pulso é denominado fraco, fino, filiforme ou débil. PULSO IRREGULAR/ARRÍTMICOS: Os intervalos entre os batimentos são desiguais.

O que é o pulso filiforme?

O pulso filiforme caracteriza-se com uma baixa amplitude, podendo ser decorrente de hipo- tensão, desidratação ou choque circulatório (PORTO, 2019).

Quais são os tipos de pulso?

Para que serve?
  • Pulso carotídeo: Tal pulso é palpado, colocando os de dedos do examinador sobre a laringe, descendo até a artéria carótida. ...
  • Pulso subclávio: Palpável acima do terço médio da clavícula. ...
  • Pulso temporal: É palpada ao nível da fossa temporoparietal, acima do arco zigomático.
  • Pulso Braquial: ...
  • Pulso Radial:

Qual a classificação do pulso?

- Ritmo (regular, irregular); - Amplitude ou Magnitude (ampla, mediana, pequena); - Tensão ou dureza (mole, duro); - Tipos de onda (normal, paradoxal, filiforme);

O que é o pulso rítmico?

O pulso é rítmico ou arrítmico? Normalmente, é rítmico! Quer dizer, as pulsações se repetem em velocidade constante. Aqui, faz-se importante destacar algumas variações fisiológicas, como a arritmia respiratória.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PULSO E FREQUÊNCIA CARDÍACA

18 questões relacionadas encontradas

O que é pulso Normocardico?

O pulso normocárdico, também conhecido como pulso regular ou pulso normal, é um termo usado para descrever a frequência cardíaca e o ritmo normal de um indivíduo.

O que é pulso irregular?

O ritmo cardíaco deve ser considerado anormal se a frequência cardíaca estiver excessivamente rápida (taquicardia), lenta (bradicardia) ou irregular, ou quando os impulsos elétricos percorrem o coração por uma via de condução anormal.

O que é pulso em martelo d'água?

Também chamado de pulso em martelo d'água, refere-se a um estranho e anormal pulso associado à insuficiência aórtica. Ele se caracteriza por uma ascensão rápida da onda de percussão sistólica, seguida de um colapso súbito.

Quantos pulsos temos?

A frequência cardíaca normal de um adulto em repouso é de 60 - 80 pulsações por minuto.

O que é pulso Bigeminado?

a) Pulso bigeminado nos batimentos ventriculares prematuros

Neste pulso, ocorrem dois batimentos consecutivos. O primeiro batimento é produzido por uma contração cardíaca normal, seguida de uma contração prematura(extrassístole ventricular).

Quais são os 7 sinais vitais?

Veja detalhes sobre cada um a seguir.
  • Frequência cardíaca.
  • Frequência respiratória.
  • Pressão arterial.
  • Temperatura.
  • Comece pela temperatura.
  • Tome a pulsação.
  • Siga para a Frequência Respiratória (FR)
  • Meça a pressão arterial.

Qual é o nome da veia do pulso?

A artéria radial também é clinicamente importante devido à sua localização no punho, já que sua pulsação pode ser palpada e usada para determinar a frequência cardíaca.

O que é o pulso paradoxal?

O que é Pulso Paradoxal? Em definição, o pulso paradoxal é a queda da pressão arterial sistólica maior que 10mmHg durante a inspiração, que decorre de uma redução da complacência ventricular esquerda.

O que significa filiforme em enfermagem?

5.6.2 Normal. 5.6.3 Filiforme ou fraco – Palpação difícil e facilmente perdida pela pressão dos dedos do examinador. Demonstra uma diminuição do volume de ejeção como, por exemplo, em casos de choque hipovolêmico.

O que significa a sigla SSVV?

Os sinais vitais (SSVV) são indicadores do estado de saúde e da garantia das funções circulatórias, respiratória, neural e endócrina do corpo. Podem servir como mecanismos de comunicação universal sobre o estado do paciente e da gravidade da doença.

Quais são os 5 sinais vitais na enfermagem?

Como dito anteriormente, esses sinais descrevem a performance das funções corporais básicas que, por algum motivo, podem ser influenciadas por doenças ou anormalidades. Os sinais vitais avaliados para saber se um paciente está bem são: frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura.

Como descrever pulsos no exame físico?

Exame Físico - Pulsos. O exame dos pulsos abrange pulso radiais, que deve ser feito em consonância à avaliação dos sinais vitais, periféricos e venosos, realizados juntamente do exame cardiovascular do paciente. Palpa-se na borda lateral do punho. Normal: parede lisa, sem tortuosidades, com fácil depressão.

O que é pulso Pedioso?

- Pulso Pedioso:

O paciente mantém o joelho levemente flexionado; Examinador: com uma das mãos, fixar o pé do paciente em dorsiflexão; Localização: palpar entre o primeiro e o segundo metatarsianos. Pode apresentar variações.

Como se mede o pulso?

Coloque os dedos indicador e médio esticados sobre a parte interna do punho, logo abaixo da base do polegar. Pressione firmemente com os dedos esticados até sentir a pulsação. Posicione os dedos indicador e médio na parte macia e oca da lateral do pescoço. Pressione firmemente até sentir a pulsação.

O que é o sinal de Musset?

Sinal de Musset é a designação dada a movimentos involuntários da cabeça provocados pela batida cardíaca em situações de grave insuficiência aórtica. O nome deriva de Alfred de Musset, um escritor francês que sofria desta condição.

O que é sinal de Becker?

Pulsação das artérias retinianas verificada no bócio exoftálmico.

O que é o sopro de Austin Flint?

O sopro de Austin Flint, por definição, é uma estenose mitral relativa a uma insuficiência aórtica, demonstrando para o examinador que o ausculta que aquele paciente é portador de uma insuficiência aórtica grave.

O que é um pulso fino?

O pulso fraco é caracterizado pela dificuldade de palpação da onda de pulso arterial ou pela sua completa ausência.

O que é uma fibrilação?

A fibrilação atrial ocorre quando as câmaras superiores do coração, ou átrios, não contraem-se em ritmo síncrono, em vez disso, eles tremem ou fibrilam. Isto significa que eles batem muito rapidamente e de forma irregular.

O que faz o coração bater mais lento?

Entre as condições cardíacas que podem causar a bradicardia, podemos destacar, por exemplo, a síndrome do nó sinusal e o bloqueio cardíaco, por exemplo. Além disso, a bradicardia também pode se apresentar como sintoma de doenças da tireoide, por exemplo.

Artigo anterior
O que fazer para deixar um homem apaixonado pelo Whats a distância?
Artigo seguinte
Como perguntar se o cliente analisou a proposta?