O que é um pronome oblíquo?

Perguntado por: Lara Mafalda de Vieira  |  Última atualização: 7. Dezember 2024
Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)

O caso oblíquo ou caso objetivo é uma classificação de caso gramatical, usada genericamente para qualquer caso que não seja o nominativo em idiomas que expressam função gramatical mediante flexão.

O que é um pronome oblíquo exemplos?

São aqueles que não vêm acompanhados de preposição. Eles são pronomes exercendo função de complemento. Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.

O que é um pronome oblíquo átono?

Em primeiro lugar, vamos lembrar que pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Neste verbete, veremos como conjugar um verbo com os pronomes oblíquos o, a, os, as.

Como identificar um pronome oblíquo Atono?

Pronomes oblíquos átonos não vêm acompanhados de preposição. Veja: Eu te disse isso ontem.

Como usar o pronome oblíquo se?

Pronomes oblíquos átonos
  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

PRONOME SUBSTANTIVO E PRONOME ADJETIVO

16 questões relacionadas encontradas

Como decorar os pronomes oblíquos?

Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes. Cada uma das letras da palavra GRANIDOS, vai lembrar que teremos próclise, ou seja, pronome antes do verbo, em todas as situações em que aparecer: G de gerúndio: quando o verbo está no gerúndio. Ex.: Em se plantando tudo dá.

Pode começar a frase com pronome oblíquo?

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos). Exemplos: “Falei-lhe sobre o tema”, “Mostrou-me o livro”, “Desculpe-me o atrevimento”, “Fi-lo porque o quis”.

Quando usar o pronome oblíquo antes ou depois do verbo?

Se não tiver palavra atrativa que exija a próclise, o pronome oblíquo deverá usado depois do verbo auxiliar, nunca após o verbo principal no particípio. Tinham-me dito que você não era de confiança. Eu tinha-lhe falado sobre esse assunto.

O que atrai o pronome átono?

Os pronomes são os átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos. Eles sempre estão vinculados a um verbo e, de acordo com a posição, recebem a seguinte classificação: Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu. Ênclise (depois do verbo): A pessoa feriu-se.

Por que os pronomes oblíquos tem esse nome?

Elas eram usadas para classificar as palavras de acordo com a função sintática. Quando estavam como sujeito, pertenciam ao caso reto. Se exerciam outra função (exceto a de vocativo), eram relacionadas ao caso oblíquo, pois um dos sentidos da palavra oblíquo é "não é direito ou reto".

Quando se usa o lhe ou te?

Embora a ideia não seja fazer um trocadilho, a curta leva em conta a culta, ou melhor, a norma culta. Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

Qual é a função do caso oblíquo?

Pronomes pessoais do caso oblíquo é uma classificação da Língua Portuguesa para designar as palavras que aparecem na oração para se referir a algo ou alguém, mas que não assumem a função de sujeito. Eles podem aparecer com e sem preposições e são essenciais para a interpretação de texto.

O que significa a palavra átono?

1. [ Gramática ] Que não tem acento tónico ; não acentuado. 2. [Figurado] Fixo, imóvel, sem expressão (o olhar).

O que é pronome E como identificar?

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.

Pode usar pronome oblíquo antes do verbo?

Quando o pronome oblíquo estiver antes do verbo (próclise, as formas utilizadas são as padrões: o, a, os, as. Quando o pronome oblíquo estiver depois do verbo (ênclise), as formas do pronome variam de acordo com o verbo que acompanham.

Porque não pode começar frase com pronome oblíquo?

A colocação do pronome oblíquo é regida pelo princípio da eufonia, ou seja, do bom som. Tudo o que resulta em mau som tem que ser evitado. Como iniciar frase com pronome oblíquo, em regra, leva a som desagradável, os gramáticos criaram a norma segundo a qual não se deve fazê-lo.

Como fazer frases com pronomes oblíquos?

Exemplos de uso dos pronomes oblíquos átonos
  1. Eu comprei-o numa loja no centro da cidade. ( objeto direto)
  2. Meu pai não a viu em lugar nenhum. ( objeto direto)
  3. O diretor ligou-lhe, mas ele não atendeu o telefone. ( objeto indireto)
  4. A professora não lhes deu mais nenhuma oportunidade. ( objeto indireto)

Em quais frases há pronomes oblíquos *?

10 frases com pronomes oblíquos
  • Não ME alegrei com a notícia.
  • Aquilo NOS deixou tristes.
  • Ele A abandonou.
  • Eu VOS ofendi.
  • Haviam-ME convidado para a festa. Tônico.
  • Não há mais nada entre MIM e TI.
  • Não se comprovou qualquer ligação entre TI e ELA.
  • Não vá sem MIM.

Qual a diferença entre nós é nós?

Basicamente deve-se colocar o acento na palavra nós, quando vai usar ela como um pronome pessoal reto, para indicar a 1ª pessoa do plural, enquanto que usamos ela sem acento quando para a função de objeto direto ou indireto.

Qual é o objetivo do uso do pronome oblíquo lo?

O pronome oblíquo, na frase, exerce a função de complemento verbal. Por isso ele se comporta como um objeto direto ou um objeto indireto do verbo. Eles também têm função de agente da passiva e de adjunto adverbial.

O que é reto e oblíquo?

Os pronomes pessoais podem ser do caso reto (quando funcionam como sujeito do enunciado) ou do caso oblíquo (quando funcionam como complemento do enunciado). Neste último caso, podem ser átonos (não precisando de preposição que os acompanhe) ou tônicos (precisando de preposição que os acompanhe).

Artigo anterior
O que é uma disciplina optativa?
Artigo seguinte
Quantos dias é o ideal para ficar em Buenos Aires?