O que é um ppa?

Perguntado por: Manuel Nunes Batista  |  Última atualização: 4. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

O Plano Plurianual, no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

Qual é o objetivo do PPA?

O PPA é uma lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos de Governo e os programas governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação para um período de quatro anos, a vigorar a partir do 2º ano do governo eleito.

Quem faz o Plano Plurianual?

O Plano Plurianual é de responsabilidade do Governo, porém, a sua elaboração deve ser feita em conjunto com a Secretaria da Fazenda e do Planejamento e, até mesmo, com a participação da sociedade.

Qual a importância do Plano Plurianual?

O PPA, com vigência de quatro anos, tem como função estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Cabe à LDO, anualmente, enunciar as políticas públicas e respectivas prioridades para o exercício seguinte.

O que o Plano Plurianual possui?

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento governamental que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para o horizonte de quatro anos.

O que é o PPA - Plano Plurianual

38 questões relacionadas encontradas

O que deve conter no PPA?

O PPA é dividido em planos de ações, e cada plano deverá conter: objetivo, órgão do Governo responsável pela execução do projeto, valor, prazo de conclusão, fontes de financiamento, indicador que represente a situação que o plano visa alterar, necessidade de bens e serviços para a correta efetivação do previsto, ações ...

O que é um programa de duração continuada?

Os programas de duração continuada compreendem despesas correntes destinadas tipicamente à realização das atividades-meio dos órgãos e entidades integrantes do orçamento público.

Quando é elaborado o Plano Plurianual?

O projeto Plano Plurianual precisa ser elaborado pelo governo e encaminhado ao Congresso, para ser discutido e votado, até o dia 31 de agosto do primeiro ano do mandato de cada presidente, como determina a Constituição. Depois de aprovado, o PPA é válido para os quatro anos seguintes.

Como o PPA pode auxiliar na execução Orçamentára?

Uma programação do PPA bem detalhada e realista, com ações voltadas para atender causas específicas e com produtos quantificáveis, permite um melhor e maior embasamento para a gestão orçamentária com reflexos positivos sobre as dimensões fiscal e financeira do poder público.

O que diz o artigo 165 da Constituição Federal?

165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; ... § 4º - Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

Qual a importância do PPA LDO e da LOA?

Conhecendo e compreendendo a importância das Leis: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) é possível acompanhar como os recursos públicos são aplicados e de que forma são utilizados para que sejam revertidos em melhorias em benefício da comunidade.

São instrumentos legais que cumprem a função de alteração no orçamento público há 3 três tipos de créditos com essas características?

Questão 9 Parcialmente correto Atingiu 0,14 de 1,00 Marcar questão Texto da questão Os créditos Resposta são instrumentos legais que cumprem a função de alteração no orçamento público. Há 3 (três) tipos de créditos com essas características: A) Créditos Resposta : destinados a reforço de dotação orçamentária; B)

Qual a importância do orçamento público para a sociedade?

Resumo: O orçamento público pode efetivamente garantir o planejamento estratégico, a programação de ações e a definição de metas de governança capazes de gerar o bem estar para a população com uma cidade de desenvolvimento controlado e crescimento ordenado. ...

O que é LDO LOA e PPA?

O PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual) foram instituídos pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 165, e formam o que chamamos de Modelo Orçamentário Brasileiro.

Qual a duração do Plano Plurianual?

O PPA tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento.

Qual o prazo da LOA?

31 de agosto do exercício corrente, ou o prazo que dispuser na Constituição Estadual de sua jurisdição ou na própria Lei Orgânica do Município, é a data limite de envio da LOA para a Câmara de Vereadores.

O que é programação orçamentária e qual sua importância para o governo e a sociedade?

Continuando Giacomoni (2017), o planejamento, programação e orçamentação constituem os processos por meio dos quais os objetivos e os recursos, e suas interrelações, são levados em conta visando à obtenção de um programa de ação, coerente e compreensivo para o governo como um todo.

Qual a importância da participação da sociedade no processo de planejamento orçamentário do município?

A participação da sociedade no momento da escolha das metas que irão compor o orçamento público é de suma importância para que as receitas arrecadadas pela administração pública sejam corretamente aplicadas.

Quais os aspectos gerais sobre o orçamento público?

O orçamento consiste num instrumento público de planejamento do Estado que permite o estabelecimento da previsão de suas receitas e a fixação das suas despesas para um determinado período de tempo. Mas o orçamento não apresenta somente um aspecto contábil, ele não pode ser visto apenas sob seu ângulo financeiro.

Quais são os três orçamentos da LOA?

A LOA contém três orçamentos, previstos na Constituição Federal: o orçamento fiscal, o orçamento da seguridade social (previdência, assistência e saúde) e o orçamento de investimentos das empresas estatais.

Quais são os tipos de créditos adicionais?

Dentre as espécies de créditos adicionais, que se dividem em: ... Créditos Especiais: os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; E Créditos Extraordinários: os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

O que são créditos adicionais quais são eles e qual a sua finalidade?

"São créditos adicionais as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento ". Dependendo da sua finalidade, classificam-se em: suplementares, especiais e extraordinários. ... Os créditos adicionais, uma vez aprovados, incorporam-se ao orçamento do exercício.

Qual é o período de vigência do PPA da LDO e da LOA?

O PPA tem vigência quadrienal, compreendendo o período do mandato do Chefe do Poder Executivo, não coincidindo com ele. A LOA tem vigência anual. A cada ano é elaborada e aprovada a lei orçamentária do ano seguinte, com vigência de 01 de janeiro a 31 de de dezembro.

Qual o objetivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias?

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual.

Qual o princípio está relacionado ao Plano Plurianual PPA a lei de diretrizes orçamentárias LDO é a Lei Orçamentária LOA )?

O Art. 166 dispõe que: "Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum." O princípio da legalidade é intrínseco ao estado de direito.

Artigo anterior
O que faz o ginecologista?
Artigo seguinte
Quem teve epilepsia pode ter filhos?