O que é um pneumococo?

Perguntado por: Davi Enzo Ribeiro  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

Streptococcus pneumoniae ou informalmente Pneumococo é uma espécie de bactérias Gram-positivas, pertencentes ao género Streptococcus, com forma de cocos que são uma das principais causas de pneumonia e meningite em adultos, e causam outras doenças no ser humano.

O que é pneumococo e quais os sintomas?

As bactérias pneumocócicas são dispersas no ar quando pessoas infectadas tossem ou espirram. As infecções pneumocócicas geralmente causam febre e uma sensação geral de mal-estar, com outros sintomas dependendo da parte do corpo afetada.

O que é a doença pneumococo?

Doenças pneumocócicas são aquelas causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Pneumonia, meningite e otite (inflamação aguda do ouvido) são exemplos de doenças que podem ser causadas por essa bactéria.

O que é meningite por pneumococo?

A meningite pneumocócica é um tipo de meningite bacteriana que é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que também é o agente infeccioso responsável pela pneumonia.

Quais são os perigos da invasão dos pneumococos no corpo humano?

Pneumococos provocam muitos casos de otite média e pneumonia e também podem causar meningite, sinusite e artrite séptica. Pacientes com doença crônica do trato respiratório ou asplênia têm alto risco de infecções pneumocócicas graves e invasivas, assim como os pacientes imunocomprometidos.

Aula Pneumococos - UFC Famed Sobral

17 questões relacionadas encontradas

Como o Streptococcus pneumoniae age?

O pneumococo pode chegar também aos pulmões, causando a pneumonia ou o empiema (inflamação na cavidade pleural, que reveste o pulmão), inflamar os seios da face, provocando a sinusite (ou rinossinusite) ou chegar ao sangue, causando a bacteremia e depois a sepse, correndo o risco de infeccionar vários órgãos.

Qual doença é causada pelo Diplococcus pneumoniae?

Pneumonia: com sintomas que incluem febre, dificuldades respiratórias, dores no peito e tosse com expectoração; esta doença causada pela Streptococcus pneumoniae ou Diplococcus pneumoniae, tem como meio de transmissão as secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Como se descobre a meningite?

Sintomas da meningite bacteriana
  1. febre alta;
  2. rigidez da nuca;
  3. forte dor de cabeça;
  4. náuseas;
  5. dor no pescoço;
  6. manchas vermelhas na pele (característica apresentada na meningite meningocócica).

O que é meningite Criptococica?

Introdução: Meningite criptocócica é uma doença grave, muito comum no Brasil. Essa infecção ocorre em pacientes com deficiência da imunidade celular, tem elevada mortalidade.

O que pode provocar a meningite?

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.

O que é uma doença invasiva?

Muitas vezes se fala de “doença pneumocócica invasiva”. Isso quer dizer que a bactéria invadiu partes do corpo geralmente livres de microrganismos, como a corrente sanguínea (bacteremia) e os tecidos e fluidos que rodeiam o cérebro e medula espinhal (meningite).

Como uma pessoa pode contrair leptospirose quais os sintomas dessa doença?

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

Quais são os sintomas da pneumonia bacteriana?

Sintomas
  • Febre alta;
  • Tosse;
  • Dor no tórax;
  • Alterações da pressão arterial;
  • Confusão mental;

Qual é a forma da bactéria Streptococcus pneumoniae?

Streptococcus pneumoniae ou informalmente Pneumococo é uma espécie de bactérias Gram-positivas, pertencentes ao género Streptococcus, com forma de cocos que são uma das principais causas de pneumonia e meningite em adultos, e causam outras doenças no ser humano.

O que causa pneumonia bacteriana?

A pneumonia bacteriana é uma inflamação nos pulmões, causada pela multiplicação desordenada de bactérias. Ela acomete geralmente pessoas que estão com imunidade baixa ou em condições maiores de se contaminar, como em um ambiente hospitalar.

Como se diagnostica Streptococcus pneumoniae?

Bacteremia pneumocócica

Se houver suspeita de bacteremia, os médicos geralmente coletam uma amostra de sangue para que possam cultivar (fazer uma cultura) a bactéria no laboratório e identificá-la.

Qual agente etiológico causador da criptococose quais as características da doença sinais clínicos e transmissão?

A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar. As seguintes variantes (var.) do fungo Cryptococcus neoformans são comumente causadoras dessa doença: C.

Como identificar Cryptococcus gattii?

A criptococose é uma infecção provocada pelo fungo Cryptococcus neoformans ou Cryptococcus gattii. As pessoas podem não ter sintomas ou podem ter dor de cabeça e confusão, tosse e peito dolorido, ou uma erupção cutânea, dependendo de onde se encontra a infecção.

Quais são os sintomas da histoplasmose?

Na histoplasmose aguda ou epidêmica, os sintomas são febre alta, tosse, astenia, dor retroesternal, acompanhados de aumento dos linfonodos cervicais, fígado e do baço.

Como é a dor de meningite?

A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

É possível meningite sem febre?

Em crianças, adolescentes e adultos é muito raro ocorrer meningite sem febre. Classicamente na medicina há uma tríade para se considerar meningite: febre, cefaleia e vômitos.

Quanto tempo dura uma meningite?

A meningite dura cerca de vinte dias e pode deixar seqüelas. A forma de prevenção da meningite é através da vacina 'anti HIB' e evitar estar com crianças pequenas em lugares que tenham aglomerações de pessoas e ambientes abafados, evitar fazer visitas a hospitais.

Onde é encontrado o Streptococcus pneumoniae?

O Streptococcus pneumoniae é uma bactéria pertencente à família Streptococcaceae, comumente encontrada na mucosa da nasofaringe e orofaringe de seres humanos sadios.

Que locais do corpo humano são normalmente colonizados por Streptococcus pneumoniae?

O Streptococcus pneumoniae, S. pneumoniae ou pneumococos, pode ser encontrado no trato respiratório de adultos e, menos frequentemente em crianças. Doenças que pode causar: é responsável por doenças como otite, sinusite, meningite e, principalmente, pneumonia.

Qual é a principal medida profilática das infecções pelo Streptococcus pneumoniae?

- Pneumonia bacteriana: Causada pela Streptococcus pneumoniae. A inalação pelo ar é a forma de se contrair esta doença, que causa infecção pulmonar. O tratamento dos doentes é a principal medida profilática.

Artigo anterior
Qual valor máximo de saque na caixa?
Artigo seguinte
Quanto custa eletroencefalograma?