O que é um perigo?

Perguntado por: Matilde Assunção  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

Traduzido de inglês-

Qual é o conceito de perigo?

Perigo é a situação que contém “uma fonte de energia ou de fatores fisiológicos e de comportamento/conduta que, quando não controlados, conduzem a eventos/ocorrências prejudiciais/nocivas” (Shinar, Gurion e Flascher, 1991, p. 1095, apud. Grimaldi e Simonds, 1984,p. 236).

O que é perigo exemplos?

A mais simples e objetiva é: perigo é tudo aquilo que tem potencial de causar uma perda ou fatalidade. Sendo assim, qualquer situação pode apresentar um perigo. Por exemplo, dirigir sem carteira de motorista, um piso escorregadio, uma tempestade, uma área energizada, um produto químico.

O que é perigo no ambiente de trabalho?

O perigo ou fonte de risco, é uma perspectiva ou elemento material ou imaterial, situação ou circunstância do trabalho em que, de forma isolada ou combinada, tem a competência intrínseca de dar origem a riscos à saúde e segurança no trabalho.

O que é perigo NR?

A Norma Regulamentadora nº 10, define o Perigo como a situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle.

Henrique e Juliano - ARRANHÃO - DVD Manifesto Musical

39 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre risco e perigo nr-12?

“Um perigo é um agente químico, biológico ou físico (incluindo-se a radiação eletromagnética) ou um conjunto de condições que apresentam uma fonte de risco mas não o risco em si”(Kolluru, 1996, p. 1.13). “Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675).

Qual é o conceito de risco aplicado a NR 12?

Principais conceitos do risco NR 12

Compreende tudo no qual gera um dano físico e material durante o trabalho. Exemplo: um vazamento de óleo de uma máquina ou a contaminação do ambiente de trabalho; Risco residual – trata-se dos mesmos, os quais depois de tomada de medidas, o risco continua presente.

O que é perigo e risco Exemplo?

RISCO, PERIGO E ACIDENTE

É a probabilidade de um evento (acidente) acontecer. Por exemplo, saindo para caminhar no meio de uma tempestade, você corre o risco de ser atingido por um raio, enquanto a chuva forte é o perigo. Perceba que se não houver aproximação de alguém, não haverá risco.

Quais são os riscos presentes no ambiente de trabalho?

O Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Quais são os riscos?

NuBio
  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Como identificar os perigos?

Os riscos e perigos devem ser identificados de acordo com o contexto da sua organização. Bem como, os incidentes internos ou externos, incluindo emergências e atividades que causam incômodo no entorno. Podem ser, por exemplo, ruído, odor, dentre outros mais.

Qual a diferença entre perigo risco e ameaça?

Risco é a probabilidade de um evento acontecer, seja ele uma ameaça, quando negativo, ou oportunidade, quando positivo. É o resultado obtido pela efetividade do perigo. Perigo é uma ou mais condições que têm o perfil de causar ou contribuir para que o Risco aconteça. Não se mede e não há como eliminar o Risco.

É considerado perigo ao indivíduo?

Perigo é uma situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle. 2. Perigo é a fonte, situação ou ato com potencial para provocar danos humanos em termos de lesão ou doença, ou uma combinação destas (Fonte, situação, ato).

O que é um perigo para saúde?

No requisito 3 da OHSAS 18001:2007 define Perigo como: Fonte, situação ou ato com potencial para o dano em termos de lesões, ferimentos ou danos para a saúde ou uma combinação destes. Ou seja, em termos mais simples o termo perigo refere-se a fonte geradora do problema.

O que significa possibilidade de perigo?

- probabilidade de perigo, ger. com ameaça física para o homem e/ou para o meio ambiente - ....... Hazard: Propriedade inerente do agente químico de ter potencial de causar efeitos adversos quando um organismo, sistema ou população é exposta ao agente.

O que é perigo ISO 45001?

O perigo é definido como a fonte, situação ou evento com potencial de causar danos á integridade física do trabalhador, as instalações ou aos equipamentos no ambiente de trabalho.

Quais os 5 tipos de riscos ambientais?

Quais são os tipos de riscos ambientais e como minimizá-los?
  1. Riscos físicos. ...
  2. Riscos de acidente (ou mecânicos) ...
  3. Riscos químicos. ...
  4. Riscos biológicos. ...
  5. Riscos ergonômicos.

Quais os 5 tipos de riscos ocupacionais?

Preserve a saúde e segurança dos seus colaboradores. Saiba quais são os riscos ocupacionais mais comuns.
  • 1- Riscos físicos.
  • 2- Riscos químicos.
  • 3- Riscos biológicos.
  • 4- Riscos ergonômicos.
  • 5- Riscos mecânicos ou por acidentes.

Quais os tipos de riscos profissionais?

O Ministério do Trabalho (MT) classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

O que é risco SST?

Chamamos de Riscos Ocupacionais qualquer tipo de situação não saudável e fora de conformidade no ambiente de trabalho que possa oferecer danos à saúde e/ou integridade física do trabalhador. Só pra constar, esta não é uma definição oficial, é apenas a forma como nós aqui do SST Online vemos e definimos o termo.

Qual a diferença entre risco perigo e vulnerabilidade?

Já a noção de perigo se refere ao próprio evento que causa o dano e a vulnerabilidade, envolve as condições sociais, econômicas, demográficas, geográficas, entre outras, que afetam a capacidade da sociedade absorver o impacto do perigo.

O que é levantamento de perigos e riscos?

O levantamento de perigos e riscos deve ser feito de forma cuidadosa e considerar os seguintes aspectos:
  1. Fatores internos e externos à empresa.
  2. Processos produtivos.
  3. Máquinas e Equipamentos.
  4. Instalações.
  5. Layout das áreas de trabalho.
  6. Materiais utilizados no ambiente.

Qual a diferença entre análise de risco e apreciação de risco?

Avaliação do risco: a partir da análise de risco é realizada a avaliação do risco. Serve para avaliar quais objetivos de redução foram atingidos. Apreciação de riscos: é o processo completo que compreende a análise e a avaliação de risco.

O que significa percepção de risco?

A percepção de risco diz respeito à sensibilidade do colaborador na identificação de riscos existentes no ambiente organizacional. Ela é desenvolvida através da conscientização e capacitação da equipe nas situações de risco elevado.

Qual é o principal resultado de uma análise de risco?

O principal resultado de uma análise de riscos, quando bem realizada, é a prevenção de ocorrências com impactos negativos à empresa, por meio da aplicação de estratégias corretas para cada tipo de ameaça.

Artigo anterior
Para que serve o Hz do celular?
Artigo seguinte
Em qual cidade próxima de Jerusalém Jesus Cristo nasceu?