O que é um paradoxo na lingua portuguesa?

Perguntado por: Mafalda Martins de Baptista  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias. É também denominada também de oximoro e recebe a classificação de figura de pensamento.

O que é paradoxo é exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Quando ocorre um paradoxo?

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

O que é paradoxo Cite 3 exemplos em frases?

Exemplos de frases com paradoxo

Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)

O que é oximoro na língua portuguesa?

Oximoro é uma figura de linguagem que coloca palavras de significados opostos lado a lado, criando um paradoxo que reforça o significado das palavras combinadas. A palavra oximoro vem do grego oxymoron, que é formada pela combinação de oxys, que significa intenso ou agudo, e moron, que é tolo.

?Figura de linguagem: Paradoxo [Prof. Alda]

31 questões relacionadas encontradas

O que é uma oximoro exemplos?

substantivo masculino Figura de linguagem em que palavras de sentidos opostos são combinadas de modo a parecerem contraditórias, mas que reforçam a expressão: gentileza cruel; belo horroroso; música silenciosa. Etimologia (origem da palavra oximoro). Do grego oxymoron.

O que é oximoro e exemplos?

Oxímoro vem do grego Oxus – afiado, penetrante, agudo; e Moros – tolo, idiota, estúpido. Outro exemplo de Oxímoro aparece no jargão da turma do Chaves, do seriado infantil mexicano, quando ele entra em seu barril e diz: “foi sem querer, querendo”. ...

O que é gradação é um exemplo?

Gradação é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax). ... Exemplos como figura de linguagem: Dei um passo, apressei-me, corri.

O que é e exemplos de comparação?

O que é a Comparação:

Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

Quais são os tipos de paradoxo?

Os 25 tipos de paradoxos temporais e o derretimento do seu...
  • 01 - Paradoxo do Avô ...
  • 02 - Paradoxo das Linhas de Tempo Alternativas. ...
  • 03 - Paradoxo dos Loops de Informação. ...
  • 04 - Paradoxo da Acumulação. ...
  • 05 - Paradoxo da Causa e Efeito. ...
  • 06 - Paradoxo do Deslocamento em Trânsito. ...
  • 07 - Paradoxo da História Retroativa.

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.

O que é silepse e exemplos?

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

Qual a diferença de paradoxo é antítese?

O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.

O que é antítese e paradoxo exemplos?

O paradoxo, no exemplo, está sendo representado pela oposição entre ideias: Como é possível o mesmo braço abrigar e trazer solidão? ... A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima.

O que são os paradoxos da modernidade de exemplos?

A “crônica intermitente” da tradição moderna passa pelo que Compagnon aponta como Os cinco paradoxos da modernidade: a superstição do novo; a religião do futuro; a mania teórica; o apelo à cultura de massa; por fim, a paixão da negação. ...

São exemplos de sinestesia?

Sinestesia (figura de linguagem)
  • cor berrante (visão + audição)
  • perfume doce (olfato + paladar)
  • olhar penetrante (visão + tato)
  • risada gostosa (audição + paladar)
  • cheiro azedo (olfato + paladar)
  • resposta seca (audição + tato)

Como se faz uma comparação?

A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.

Em qual frase é uma comparação?

Exemplos de comparação ou símile:

Meu irmão é teimoso como uma mula. Seus olhos brilhavam que nem esmeraldas. Nunca me vergarei e, tal qual uma árvore, morrerei de pé.

Quais os tipos de comparação?

metáfora. metonímia. catacrese. perífrase (ou antonomásia)

Quais os tipos de gradação?

Há dois tipos de gradação: a ascendente (clímax) e a descendente (anticlímax).

O que é uma personificação exemplos?

O que é a Personificação:

Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.

O que é prosopopéia é um exemplo?

O que é Prosopopeia:

Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.

Quais são as modalidades das figuras de linguagem?

Para que todas as possibilidades sejam alcançadas, as figuras de linguagem abrangem diferentes modalidades:
  • Figuras de semântica.
  • Figuras de sintaxe.
  • Figuras de som/fonética.

O que é preterição figura de linguagem?

Significado de Preterição

substantivo feminino Ação ou efeito de preterir, de desprezar. [Retórica] Figura retórica pela qual se declara não querer falar de um assunto, mas se vai dele falando.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Artigo anterior
Como excluir todas as caixa de texto no Word?
Artigo seguinte
O que é o movimento de corte?