O que é um ofício de solicitação?

Perguntado por: Mélanie Neto de Barros  |  Última atualização: 2. April 2022
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O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Como se faz um ofício de solicitação?

Saiba o que é e como fazer modelo de ofício 2021 para solicitações.
...
Os dados que precisam constar no ofício são:
  1. nome;
  2. CPF ou CNPJ;
  3. informações pessoais;
  4. endereço;
  5. data e local;
  6. número de ofício.

Quem pode fazer um ofício?

O ofício é um tipo de documento oficial, uma correspondência, o qual é utilizado por servidores e funcionários da Administração Pública. Trata-se de documento emitido por Prefeituras, suas secretarias e órgãos, ou por tribunais e outros entes do Estado.

Para quem se envia um ofício?

Um ofício é um documento que, em geral, tem como objetivo solicitar, comunicar, reivindicar ou notificar de maneira formal sobre um determinado assunto. Esse tipo de documento costuma ser utilizado por locais que precisam ter um registro e controle das notificações enviadas, como as repartições públicas.

Quais são os tipos de ofícios?

Quais são os tipos de ofício?
  • Pedido ou requisição. Um ofício nesse formato serve para os casos nos quais um pedido precisa ser feito por alguém com autonomia ou autoridade para tanto. ...
  • Solicitação. ...
  • Comunicado. ...
  • Pedido de apoio/patrocínio. ...
  • Extra-judicial.

Saiba como escrever o texto de um OFÍCIO na prática!

25 questões relacionadas encontradas

Como deve ser a estrutura de um ofício?

Partes do ofício

Número do ofício, local e data: o número fica à esquerda enquanto o local e data ficam no centro-direita. Assunto: um resumo sobre o que o ofício irá tratar. Vocativo: um vocativo direcionado ao seu destinatário. Corpo do texto: Aqui onde o remetente expõe o objetivo do ofício.

Qual a formatação correta de um ofício?

Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação:
  • a) tamanho de papel: A4 (29,7 cm x 21cm);
  • b) margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura;
  • c) margem lateral direita: 1,5 cm;
  • d) margem superior e inferior: 2 cm;

Quais os elementos de um ofício?

  • Estrutura do ofício. São apresentados, a seguir, os elementos indispensáveis à elaboração do ofício. ...
  • Timbre. Identifica o órgão Tribunal Superior Eleitoral e compõe-se juntamente com o brasão.
  • Índice. ...
  • Local e data. ...
  • Vocativo. ...
  • Comunicação. ...
  • Fecho. ...
  • Assinatura.

Quais as normas da ABNT para ofícios?

CURRÍCULOS, OFÍCIOS, TRABALHOS, CARTAS COMERCIAIS CONFORME AS REGRAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT
  • margem superior: 3 cm.
  • margem inferior: 2 cm.
  • margem esquerda: 2 cm.
  • margem direita: 3 cm.

Como citar um artigo de lei em ofício?

A citação pode ser direta ou indireta, mas a sequência é a seguinte:
  1. Citação direta entre “aspas”, ou citação indireta parafraseando;
  2. Onde seria o “nome do autor” usa-se a jurisdição da lei;
  3. (Brasil) se for uma lei Federal;
  4. (Rio de Janeiro) se for uma lei Estadual;
  5. (Americana) se for uma lei Municipal;

Qual a fonte padrão para documentos oficiais?

A fonte padrão definida pela ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos é a Arial. A fonte Times New Roman também é aceita, no entanto não é possível utilizar as duas fontes em um mesmo trabalho.

Qual a formatação das margens ABNT?

Margens da ABNT
  • Inferior: 2 cm.
  • Direita: 2 cm.
  • Superior: 3 cm.
  • Esquerda: 3 cm.

Quais são as características de um ofício?

É todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

O que vem a ser um ofício?

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Qual é as margens para fazer um ofício?

margens superior e inferior: 2 cm; área de cabeçalho: na primeira página, 5 cm a partir da margem superior do papel; área de rodapé: nos 2 cm da margem inferior do documento; impressão: na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel.

Qual a margem de um ofício?

A identificação tem a mesma formatação do restante do documento (fonte Times New Roman, tamanho 12), com exceção do seguinte: Margem superior: 1,5 cm Recuo à esquerda: 5,5 cm Recuo à direita: 0 Alinhamento: centralizado Observação: Os valores de recuo aqui estabelecidos devem ser aplicados a partir das margens definido ...

O que acontece depois da expedição de ofício?

Expedição de ofício de texto livre: expedição de Ofício significa que foi enviado, pelo cartório judicial, uma carta solicitando alguma informação, ou, dando uma ordem judicial para alguém que não é parte no processo. ... Certidão: certidão é um ato o que fala de algum acontecimento no processo.

O que acontece depois da juntada de ofício?

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão (clique no link para saber mais).

Quando usar nesta Em ofício?

Exemplo: Natal, 01 de setembro de 1997; Após a data e na margem esquerda, vai o endereçamento, com o nome do destinatário, firma ou repartição pública, rua, bairro e cidade. Se for na própria cidade, usa-se a expressão: NESTA.

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