O que é um multímetro digital e para que serve?

Perguntado por: Júlia Paiva de Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)

O Multímetro digital é um equipamento eletrônico que mede grandezas elétricas. O equipamento possui funções como: a medição de tensão contínua, tensão alternada, resistência elétrica e corrente contínua. Outra função muito utilizada é o teste de continuidade com alerta sonoro.

Para que serve um multímetro digital?

Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM – digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas.

Como funciona um multímetro e para que serve?

O Multímetro nada mais é do que um equipamento utilizado para fazer a medição da resistência elétrica, tensão ou corrente contínua e da tensão ou corrente alternada. Com este aparelho você também consegue medir a capacitância, temperatura, frequência de sinais alternados, dentre outras grandezas elétricas.

O que posso medir com um multímetro?

O multímetro é um aparelho capaz de medir a tensão, resistência elétrica, corrente contínua ou alternada, por exemplo. Através dele também é possível conhecer diversas grandezas elétricas, como temperatura, capacitância e frequência de sinais alternados.

Quais os tipos de multímetro?

Tipos de multímetro
  • Atualmente, existem dois tipos de multímetros encontrados no mercado: multímetros analógicos e multímetros digitais. ...
  • Entre os multímetros digitais, há ainda uma diferença no tipo de visor, que pode ser de LED ou LCD.

Para que serve o Multímetro Digital?

20 questões relacionadas encontradas

Quais escalas existem em um multímetro?

Escalas de tensão contínua: 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 1kV. Escalas de tensão alternada: 200V, 750V. Escalas de resistência: 200Ω, 2000Ω ou 2kΩ, 20kΩ, 200kΩ, 2MΩ ou 20000kΩ Escalas de corrente contínua: 200uA, 2000uA ou 2mA, 20mA, 200mA, 2A, 10 ou 20A.

O que vem a ser um multímetro e qual a sua importância para um técnico de mecatrônica e informática?

O Multímetro é um equipamento destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Possui ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os aparelhos mais utilizados na pesquisa de defeitos em equipamentos eletroeletrônicos devido à sua simplicidade de uso e portabilidade.

Para que serve o multímetro utilizado no experimento?

O equipamento possui funções como: a medição de tensão contínua, tensão alternada, resistência elétrica e corrente contínua. Outra função muito utilizada é o teste de continuidade com alerta sonoro. Ele pode ser utilizado em bancadas de trabalho, laboratórios, ou em serviços de campo.

Para que serve o multimetro analógico?

O multímetro analógico é um dispositivo um pouco mais antigo, entretanto, consegue executar a função de medir as grandezas elétricas com eficiência. O multímetro analógico tem o seu mostrador com várias marcações graduadas.

Qual a principal diferença quando utilizamos o multímetro para medir corrente e para medir tensão elétrica?

Dessa forma podemos destacar que a diferença entre multímetro, amperímetro e alicate amperímetro é que o amperímetro é capaz de medir apenas a corrente elétrica, enquanto isso o multímetro é capaz de realizar outras medições.

Como medir?

Meça com fita métrica, sem apertar, o busto, a cintura e o quadril; Fique em posição ereta, com uma roupa leve ou sem roupa; Verifique na tabela qual o tamanho corresponde suas medidas em cm.

Como usar o multímetro para testar placa?

Inicie colocando o cursor do Multímetro na escala de diodo (que tem um “bip”). Logo depois, é preciso colocar o ponto do multímetro positivo no pino também positivo do conector da bateria, e o outro no ponto negativo. Se o Multímetro soar o BIP, é por que a placa está em curto.

O que vem a ser um multímetro?

O multímetro é um aparelho de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes: Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro. Essa ferramenta é capaz de medir: Não pare agora...

Para que serve o multímetro automotivo?

No veículo apresenta diversas funções, entre elas proteger circuitos de tensões reversas, atuarem na retificação da tensão do alternador, evitar recirculação indevida de correntes, e muitas outras funções importantes que veremos futuramente.

Qual escala do multímetro é usada para medir tensão elétrica?

A tensão elétrica é medida em VOLTS – abreviada por V. Quando uma carga (receptor) é ligada no gerador, a tensão elétrica provoca uma corrente.

Qual escala do multímetro para medir ohms?

Ligue o multímetro e selecione a melhor amplitude para testes. A resistência de determinado componente pode ir de ohms (1 ohm) a megaohms (1.000.000 ohms). Para obter uma leitura precisa da resistência, você deve colocar o multímetro na amplitude apropriada ao componente em questão.

Como saber se a placa está em curto?

Curto-circuito

Não é possível testar a placa-mãe para verificar se é esse o problema, mas você pode analisar a situação para conferir se é realmente isso. Quando ocorre um curto-circuito nesse componente, o computador pode travar e desligar aleatoriamente, sem que a temperatura suba ou apareçam outros sintomas.

Em que escala deve ser colocado o multímetro para medir uma saída de 12v da placa mãe?

Geralmente fica em 00.1, que é bem próximo de zero, portanto aceitável.

Como medir altura pelo celular?

Como usar o app Measure (Android)
  1. Abra o Measure, e aponte o celular para a superfície que deseja medir;
  2. Escolha entre as opções “Distance (Distância, ou Comprimento)” ou “Elevation (Elevação, ou Altura)”.
  3. Arraste um dos círculos para o ponto inicial do objeto que deseja medir, e o outro para o ponto final;

Como se medir com uma régua?

Encontre as linhas dos centímetros na régua.
  1. Os centímetros são menores do que as polegadas. Há 2,54 cm em uma polegada.
  2. A distância entre duas linhas de centímetro é 1 cm.
  3. A maioria das réguas padrão mede 30 cm.
  4. Os metros têm 100 centímetros.
  5. A abreviação de centímetros é cm.

Artigo anterior
Quanto custa uma Taurus g2c?
Artigo seguinte
Como funciona a licença paternidade de 5 dias?