O que é um medicamento vasoconstritor?
Perguntado por: Rafael Neves de Tavares | Última atualização: 6. April 2025Pontuação: 4.3/5 (47 avaliações)
O que é um medicamento vasoconstritor? É um tipo de medicamento que estimula o estreitamento dos vasos sanguíneos, podendo ajudar contra dores de cabeça, nariz congestionado, inflamações e outros problemas.
O que faz um medicamento vasoconstritor?
Vasoconstritores nasais de uso tópico são medicamentos utilizados no tratamento da congestão nasal para alívio de sintomas em resfriados, quadros alérgicos nasais e rinites.
Quais são os remédios vasoconstritores?
- Neosoro Adulto Solução Nasal Neo Química 30ml. ...
- Naridrin 12hs EMS 30ml. ...
- Cetoconazol 200mg Genérico Cimed 10 Comprimidos. ...
- Solução Nasal Narix 0,5mg/ml 30ml. ...
- Cloridrato Naratriptana 2,5mg Genérico EMS 4 Comprimidos Revestidos. ...
- Furoato de Mometasona Creme 1% Genérico EMS 20g.
O que são os vasoconstritores?
Os vasoconstritores são fármacos que contraem os vasos sanguíneos, portanto, controlam a perfusão tecidual. Eles são adicionados às soluções anestésicas locais para equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas dos anestésicos locais.
O que é efeito vasoconstritor?
Em fisiologia, a vasoconstrição é o processo de contração dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), em consequência da contração do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos. O processo oposto é chamado vasodilatação.
Vasoconstritores parte 1 (adrenalina)
Como age um vasoconstritor?
O vasoconstritor atua através da estimulação dos receptores adrenérgicos presentes nas células musculares lisas dos vasos sanguíneos. Essa estimulação leva à contração dessas células, reduzindo o diâmetro dos vasos e, consequentemente, a quantidade de sangue que passa por eles.
Como age vasoconstritor?
Os medicamentos para desentupir o nariz são vasoconstritores, ou seja, têm a função de contrair os vasos sanguíneos. Quando utilizados, o fluxo de sangue nos vasos diminui, o que resulta na regressão do inchaço (edema) da mucosa e na diminuição da produção de muco.
Qual o vasoconstritor mais usado?
Os tipos de vasoconstritores mais utilizados são a adrenalina/ epinefrina, a noradrenalina/noraepinefrina, a fenilefrina e o octapressin/felipressina (3,1).
Em qual doença é mais frequente o uso de vasoconstritores?
A rinite medicamentosa é a forma de rinite não alérgica, advinda do uso prolongado de vasoconstritores nasais, sendo um dos medicamentos mais procurados dentro da automedicação no Brasil.
Qual o melhor vasoconstritor?
Quanto à escolha do vasoconstritor de eleição para pacientes cardiopatas, a literatura aponta que a felipressina 0,03 UI/ml , como representante não adrenérgico, é a opção mais adequada por apresentar como principal vantagem a menor repercussão sobre o sistema cardiovascular.
Qual é o vasoconstritor mais potente?
Isso acontece porque, além de ser um vasoconstritor mais potente, a epinefrina parece ser também a droga mais segura a ser utilizada, sendo a única que atua sobre os receptores beta 2 ao final do procedimento, causando uma vasodilatação de rebote que garante a volta da irrigação sanguínea ao local da anestesia, ...
Quais os efeitos colaterais dos vasoconstritores?
Pode ocorrer irritação local passageira (queimação, ardência, espirros). Já foram descritas ocorrências de náusea (enjoo) e cefaleia (dor de cabeça). Pacientes diabéticos podem ter o valor da glicose no sangue aumentado com o uso crônico da nafazolina.
Qual a diferença de vasoconstritores e vasodilatadores?
Vasoconstrição = aumento da resistência vascular periférica. Vasodilatação = aumento do volume de sangue para os tecidos (mais nutrientes e oxigênio).
Por que usar anestésico com vasoconstritor?
O uso de anestésicos locais associados a vasoconstritores no bloqueio digital, esses na concentração de 1:100.000 ou menor, mostrou-se uma técnica anestésica local segura, sem complicações isquêmicas, além de fornecer melhor visualização do campo cirúrgico, permitir a realização dos procedimentos cirúrgicos sem a ...
Como usar vasoconstritor?
Sinustrat® Vasoconstritor de uso adulto é aplicado diretamente na parte interna do nariz, com um rápido início (aproximadamente 10 minutos depois da aplicação) e com efeito prolongado (entre 2 a 6 horas).
O que provoca a vasodilatação?
Em dias muito quentes, ocorre uma vasodilatação. Ou seja, os vasos sanguíneos das extremidades se dilatam, permitindo assim, uma maior perda de calor para o ambiente. Acabamos também perdendo líquido através da transpiração. Por outro lado, em dias frios, ocorre o oposto, ou seja, uma vasoconstrição.
Quem não pode usar vasoconstritor?
Pacientes com Angina, Infarto Agudo do Miocárdio recente (ou até 6 meses após), AVC recente, submetidos a Cirurgia de Revascularização, Arritmias, Insuficiência Cardíaca, entre outras alterações cardiovasculares não devem fazer uso de vasoconstritor associado de anestésico em procedimentos odontológicos(2).
Pode usar vasoconstritor em hipertensos?
Anestésicos locais associados a alguns vasoconstritores podem ser utilizados em pacientes hipertensos na odontologia. A felipressina ou a epinefrina são os mais indicados no atendimento a pacientes com hipertensão controlada no estágio I ou II.
Qual anestésico não tem vasoconstritor?
ANESTÉSICO MEPISV - DFL: Anestésico Local Injetável sem Vasoconstritor.
Qual melhor anestésico para idoso?
Nos idosos recomenda-se a utilização de lidocaína a 2% com adrenalina na diluição de 1:200.000 ou 1:100.000, não ultrapassando-se a dose de 0,04mg de adrenalina por consulta.
Qual anestésico não usar em hipertensos?
Os pacientes hipertensos podem utilizar prilocaína 3% com felipressina 0,03 UI/ml, os quais não produzem alterações no sistema cardiovascular. Para pacientes descompensados recomenda-se utilizar anestésicos sem vasoconstritor, como a mepivacaína 3%(3).
Qual o descongestionante nasal que não faz mal?
"A fenilefrina oral é considerada um descongestionante nasal que traz benefícios às famílias americanas há décadas, e a FDA concluiu diversas vezes que o produto é seguro e eficaz", diz o texto.
Qual medicamento é responsável pela rinite medicamentosa?
A rinite medicamentosa é uma condição comum que pode afetar pessoas que usam medicamentos vasoconstritores nasais por um período prolongado.
Porque a vasoconstrição aumenta a pressão arterial?
Ao contrário, quando ocorre a diástole, as paredes arteriais se contraem, diminuindo de volume e impulsionando o sangue. A pressão arterial é controlada por impulsos nervosos e pela ação hormonal. A adrenalina, por exemplo, provoca a vasoconstrição e, consequentemente, o aumento da pressão arterial.
Onde acontece a vasoconstrição?
Vasoconstrição: é o estreitamento ou obstrução de um vaso (geralmente pequenas artérias já doentes). Pode gerar uma isquemia transitória ou um AVC. É importante lembrar que a vasoconstrição é um fenômeno natural e faz parte da dinâmica do sistema circulatório. Por exemplo, ela acontece quando nos expomos ao frio.
Quantos MB tem uma imagem?
O que é melhor pagar INSS ou MEI?