O que é um material extrínseco?

Perguntado por: Soraia Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

Um material semicondutor submetido ao processo de • Um material semicondutor submetido ao processo de dopagem é chamado de material extrínseco. terá sua amplitude praticamente dobrada para aumento de 10 oC na temperatura de 10 oC na temperatura. Tensão reversa: • Silício: 1000 V; • Germânio: 400 V.

Qual é a definição de material extrínseco?

Semicondutores extrínsecos

Um semicondutor extrínseco , ou semicondutor dopado , é um semicondutor que foi dopado intencionalmente com o objetivo de modular suas propriedades elétricas, ópticas e estruturais.

O que são materiais intrínsecos é extrínsecos?

Os semicondutores intrínsecos são aqueles nos quais o comportamento elétrico está baseado na estrutura eletrônica inerente do material puro, mas quando as características elétricas são determinadas por átomos de impurezas, o semicondutor é extrínseco.

O que é semicondutores extrínsecos?

Os semicondutores extrínsecos do tipo n são aqueles que possuem impurezas doadoras de elétrons, isto é, as impurezas possuem banda de valência com valores de gap de energia inferiores àquele do material puro, logo, elas são capazes de doar elétrons para a banda de condução.

O que é cristal Extrinseco?

Cristais extrínsecos

As impurezas são introduzidas na ordem de 1 átomo de impureza para 106 átomos do material semicondutor. O nome desse processo é chamado dopagem, e é responsável por introduzir elétrons livres ou lacunas no cristal semicondutor.

Semicondutores Intrínsecos e Extrínsecos

38 questões relacionadas encontradas

O que vem a ser um cristal de silício intrínseco?

Silício intrínseco

O Si intrínseco é um semicondutor puro, um cristal abstrato que não conta com nenhum outro tipo de elemento que não seja o principal. A 0K o semicondutor não pode conduzir, pois a camada de condução está vazia e a camada de valência está repleta de elétrons.

Qual a diferença entre semicondutores tipo NEP?

Semicondutor extrínseco do tipo N: Os elétrons excedentes se movem pelo material. Semicondutor extrínseco do tipo P: O excesso de cargas positivas equivale à existência com facilidade de “buracos” que propiciam a movimentação de elétrons e a condução da eletricidade.

Quais são os tipos de semicondutores?

Tipos de semicondutores

Eles podem ser de condução intrínseca ou condução extrínseca. Na condução intrínseca, os semicondutores recebem energia vinda do calor, luz ou tensão elétrica. Na condução extrínseca, os semicondutores recebem carga negativa por meio da inserção de outros elementos.

O que é um semicondutor do tipo N?

Semicondutores do tipo n

Um semicondutor extrínseco que foi dopado com átomos de doadores de elétrons é chamado de semicondutor do tipo n, porque a maioria dos portadores de carga no cristal são elétrons negativos.

Quais os principais semicondutores?

O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado.

O que são portadores majoritários é minoritários?

elétrons livres são portadores majoritários e as lacunas são portadores minoritários. chamados de impurezas aceitadora, será produzido um semicondutor do tipo P (positivo) pelo falta de um elétron nessa estrutura. as lacunas são portadores majoritário e os elétrons livres são portadores minoritários.

Como agem as lacunas?

As lacunas agem como se fossem cargas positivas: indicadas com o sinal mais. elétrons de valência até a banda de condução.

Quais são as principais características dos materiais semicondutores?

Os semicondutores são materiais que possuem baixa condutividade elétrica. Esses elementos estão entre os condutores e isolantes, e são capazes de mudar sua condição de condução elétrica com facilidade. Os semicondutores não conseguem conduzir corrente elétrica em condições químicas normais.

Qual a definição de condutividade elétrica?

A condutividade elétrica é a grandeza física que mede a capacidade inerente a algum material de transportar cargas elétricas quando sujeito a uma diferença de potencial elétrico.

O que são semicondutores de um exemplo?

Os semicondutores podem ser de silício ou germânio, utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos, como, por exemplo, os transistores.

O que é um semicondutor extrínseco tipo P?

Semicondutores do tipo p

Um semicondutor extrínseco que foi dopado com átomos receptores de elétrons é chamado de semicondutor do tipo p , porque a maioria dos portadores de carga no cristal são orifícios de elétrons (portadores de carga positiva).

Como é formado um semicondutor do tipo P?

Um semicondutor tipo-P é obtido através do processo de dopagem, adicionando-se um certo tipo de composto, normalmente trivalente, isto é, com 3 elétrons na camada de valência, ao semicondutor para aumentar o número de portadores de carga livres (neste caso positivas, lacunas).

O que são semicondutores para que servem?

Os semicondutores são uma classe de materiais capazes de conduzir correntes elétricas. Eles são matéria-prima para a produção de chips usados nos mais diversos aparelhos eletrônicos, como smartphones, videogames e computadores.

Quais as dopagens dos semicondutores?

Três elementos comuns na dopagem eletrônica são o carbono, o silício e o germânio.

Qual a diferença entre as impurezas doadoras é Aceitadoras?

- Impureza doadora: Corresponde aos elementos químicos que possuem cinco elétrons na última camada, que se colocados na estrutura do semicondutor, terão quatro elétrons envolvidos em ligações covalentes (sobra um, que fica praticamente livre). ... O semicondutor dopado com uma impureza aceitadora é denominado do tipo P.

Quais as principais características de um cristal semicondutor puro?

Materiais semicondutores são aqueles que apresentam características de isolante e de condutor, ou seja, está no limiar da condução e da isolação, dependendo da forma como se apresenta sua estrutura química. O exemplo típico do material semicondutor é o carbono (C).

O que acontece com os portadores majoritários na polarização direta?

Com a movimentação dos portadores majoritários de ambos os lados da junção, no processo de recombinação a região de depleção cria uma barreira de potencial, favorecendo o processo de deriva que irá se opor ao processo de difusão.

Qual a principal característica da dopagem de semicondutores?

O processo de dopagem de semicondutores refere-se à adição, ao cristal intrínseco, de pequena quantidade de impureza, com propriedades adequadas, de forma a afetar o comportamento elétrico do semicondutor da maneira desejada.

Quais as características dos elementos condutores e isolantes?

Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que respeita à passagem de corrente elétrica. Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons, os isolante dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade.

Quais são os tipos de materiais semicondutores é suas aplicações?

O germânio (Ge) e o silício (Si) são os materiais semicondutores mais comuns. ... A produção de silício, entretanto, é mais explorada justamente por apresentar uma ligação química mais eficaz. O arseneto de compostos de gálio também pode ser utilizado como semicondutor.

Artigo anterior
Quais exercícios para fortalecer o menisco?
Artigo seguinte
Como pagar licenciamento de moto 2021?