O que é um Litotes?

Perguntado por: Manuel João Branco Nogueira  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)

Uma litotes, também chamada litote ou lítotes, é uma figura de linguagem que combina, frequentemente num eufemismo, a ênfase retórica com a ironia, em geral sugerindo uma ideia pela negação do seu contrário. Um exemplo de litotes: dizer "não é dos melhores" por "é ruim"; ou "não ser dos mais bonitos" por "ser feio").

O que é Litotes exemplo?

Litote é uma figura de linguagem em que se afirma algo por meio da negação, ou seja, nega-se o contrário do que se deseja afirmar. Marcela era prendada, educada, tinha grandes virtudes e não era feia. – Era bonita.

Qual a diferença entre Litote e eufemismo?

Isso porque o eufemismo também é usado para atenuar uma ideia, por exemplo: Salvador não está mais entre nós (ele morreu). Da mesma maneira, o litote suaviza um enunciado, mas lembre-se que ele ocorre mediante a negação do contrário.

O que são figuras de pensamento exemplos?

As figuras de pensamento têm como função dar ênfase às ideias e pensamentos através da expressão. ... As figuras de pensamento geralmente possuem um sentido simbólico, conotativo. São elas: antítese, paradoxo, ironia, apóstrofe, personificação ou prosopopeia, eufemismo, gradação e hipérbole.

Qual a figura do pensamento presente no verso?

antítese (convivência de opostos); paradoxo (opostos que juntos prejudicam a coerência);

O que é Litotes? O que são litotes? figuras de linguagem figuras de pensamento

36 questões relacionadas encontradas

Qual a figura de pensamento presente no verso O vento varria?

O vento varria as músicas, O vento varria os aromas… De aromas, de estrelas, de cânticos. Temos que a presença da aliteração, caracterizada pela repetição do fonema /v/, revela-nos o som decorrente do ato de varrer.

Qual figura de pensamento presente no verso O vento varria os sonhos?

Analisando os recursos mencionados na questão anterior, há a predominância de uma figura de linguagem denominada aliteração, que, foneticamente é representada pela consoante “v”. Caracterizada por meio dos versos: “O vento varria os sonhos, e varria as amizades, o vento varria as mulheres... [...].

Quantas Figuras de pensamento existem?

As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.

Qual a diferença entre figuras de palavras e de pensamento?

As Figuras de Pensamento fazem parte de um dos grupos das figuras de linguagem, ao lado das figuras de palavras, das figuras de sintaxe e das figuras de som. Utilizadas para produzir maior expressividade à comunicação, as figuras de pensamento trabalham com a combinação de ideias, pensamentos.

Quais são as figuras de linguagem caracterizada por figuras de pensamento?

Figuras de pensamento são caracterizadas por termos ou expressões empregados em sentido figurado e atrelados ao campo do pensamento, ou seja, da ideia. ... Assim, as figuras de pensamento são: hipérbole, eufemismo, ironia, antítese, paradoxo (oximoro), personificação (prosopopeia), gradação, apóstrofe e litotes.

O que é antonomásia e exemplos?

Significado de Antonomásia

substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas (por Camões), o Redentor (por Jesus Cristo). Alcunha, apelido, cognome.

São exemplos de catacrese?

Catacrese
  • O pé da mesa estava quebrado.
  • Descasque dois dentes de alho para a comida.
  • A cabeça do prego está torta.
  • A asa da xícara quebrou-se.
  • Sentou-se no braço da poltrona para descansar.
  • Ele já compôs a cabeça do samba.
  • O inseto é menor que a cabeça do alfinete.

O que seria uma gradação em um poema?

Gradação é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax). No campo da estilística, é também entendida como um recurso semântico, ou seja, relacionado à exploração dos significados das palavras.

Quais as figura de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Quais são as modalidades das figuras de linguagem?

Para que todas as possibilidades sejam alcançadas, as figuras de linguagem abrangem diferentes modalidades:
  • Figuras de semântica.
  • Figuras de sintaxe.
  • Figuras de som/fonética.

O que é Hipálage figura de linguagem?

A hipálage ocorre quando um adjetivo que caracteriza um ser é atribuído a outro. Há uma inversão no uso do adjetivo com a intenção de produzir efeitos de sentido mais expressivos no texto. Essa figura de linguagem está presente em textos literários, mas também no dia a dia.

Como se chama a linguagem de pensamento?

A linguagem do pensamento é uma teoria devida principalmente ao filósofo Jerry Fodor, que descreve os pensamentos como representados numa linguagem (por vezes designada mentalês). Este sistema permite que pensamentos complexos sejam construídos a partir da combinação de pensamentos mais simples, de diversas maneiras.

O que são figuras de palavras para que servem?

Figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, pois desta forma é possível interpretar melhor os diferentes tipos de textos.

Quantas são as figuras de palavras e quais são elas?

Entre os tipos de Figuras de Linguagem, as Figuras de Palavra são aquelas que estão associadas ao significado das palavras. Elas são classificadas em: catacrese, comparação, metáfora, metonímia, perífrase e sinestesia.

Quais são as figuras de síntese?

As Figuras de Sintaxe são recursos associados à organização e estrutura gramatical das frases. Elas são classificadas em assíndeto, polissíndeto, anacoluto, apóstrofe, elipse hipérbato, pleonasmo, silepse e zeugma.

O que é ironia é eufemismo?

- Ironia: quando é empregado em termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se um efeito crítico ou humorístico. - Eufemismo: utilizado para suavizar o contexto.

São exemplos de gradação?

Exemplos de gradação descendente:
  • Ela berrou, gritou, falou, sussurrou, murmurou… já não havia mais nada que pudesse fazer.
  • A famosa atriz já foi milionária, rica, classe média e até remediada. ...
  • Depois da tempestade, dos relâmpagos e trovões, a chuva continuou caindo durante dias, até se transformar num suave chuvisco.

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.

O que é processo de gradação?

A gradação é a figura de linguagem que utiliza uma sequência de palavras ou expressões para intensificar ou amenizar progressivamente uma ideia.

O que é metáfora é de 5 exemplos?

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.

Artigo anterior
Em que EP Luffy encontra seu pai?
Artigo seguinte
Quanto custa o imposto de importação?