Como identificar uma ligação iônica?

Perguntado por: Ema Luana Gonçalves  |  Última atualização: 10. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

O que caracteriza uma ligação iônica?

Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).

Como diferenciar uma ligação iônica e covalente?

Também conhecida por ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.

Como saber se uma substância e iônica?

Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.

Como saber se o composto e iônico ou molecular?

Substâncias iônicas são aquelas formadas por íons (cátions e ânions) ligados entre si por forças de natureza elétrica. Substâncias moleculares ou covalentes são formadas a partir do compartilhamento de elétrons entre os átomos dos elementos que estão se ligando.

LIGAÇÃO IÔNICA | Entenda em 3 minutos

39 questões relacionadas encontradas

Quem faz ligação covalente?

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.

Como nomear os compostos iônicos?

Quando nomeamos compostos iônicos, o nome do elemento que contribuiu com o ânion − ‍ que deve terminar em -eto − ‍ vem primeiro, seguido por "de" e pelo nome do cátion.

Como identificar as ligações químicas?

a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas; a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência; a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.

Como identificar um composto molecular?

Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos. A menor partícula deste composto denomina-se molécula.

Quem faz ligação iônica?

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

Qual o tipo de ligação do NH3?

No caso da molécula NH3, suas ligações interatômicas são polares, visto que, a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos nas ligações não é nula, ou seja, ∆χ ≠ 0, e a molécula também é polar, pois apresenta geometria piramidal triangular.

O que caracteriza uma ligação iônica e uma ligação covalente?

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons.

Como saber se e um metal ou ametal?

Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

Quais são as principais características dos compostos iônicos?

- Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.

Quais são os compostos covalentes?

Tais substâncias são denominadas de compostos covalentes ou sólidos de rede covalente. Alguns exemplos desses compostos são: diamante (C), grafita (C), dióxido de silício (SiO2) e Carbeto de silício (SiC).

Como saber se a ligação e simples dupla ou tripla?

Portanto, ligações σ e π são formas de as ligações covalente acontecerem, sendo:
  1. Ligações simples (–): formadas apenas por uma ligação σ.
  2. Ligações duplas (=): formadas por uma ligação σ e uma ligação π.
  3. Ligações triplas (≡): formadas por uma ligação σ e duas ligações π.

Que tipo de ligação entre os átomos de cloro?

Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl). Cada par eletrônico formado pertence simultaneamente aos dois átomos.

Quais são os 4 tipos de ligações químicas?

  • Ligações químicas: interação entre átomos que buscam estabilidade eletrônica.
  • Tipos de ligações: iônicas, covalentes e metálicas.
  • Regra do octeto: define que, para o átomo ficar estável, ele deve ter em sua camada de valência oito elétrons.

Qual e mais forte ligação iônica ou covalente?

Seja por meio de interações iônicas, metálicas ou covalentes. A mais forte dessas são as ligações do tipo iônica. Pela interação elétrica entre os átomos, os compostos são formados.

Quais são as fórmulas iônicas?

As fórmulas das ligações iônicas são a fórmula unitária (que indica a proporção dos íons no aglomerado iônico) e a fórmula de Lewis, que mostra os elétrons de valência.

O que são compostos iônicos e covalentes?

Em ligações covalentes, dois átomos compartilham pares de elétrons, enquanto em ligações iônicas, elétrons são totalmente transferidos entre dois átomos de maneira que íons sejam formados.

Qual e o composto que não e iônico?

Tanto o C (carbono) como o O ( oxigenio) são um não metal. Quando temos uma molécula formada por dois ou mais elementos não metais, eles não são ligados por ligação ionica e sim covalente ou molecular pois eles precisam comartilhar elétrons para alcançar 8 em sua camada de valencia.

Artigo anterior
Qual a argila indicada para flacidez?
Artigo seguinte
Quais os requisitos de existência do negócio jurídico?