O que é um inflamassoma e qual receptor está envolvido?

Perguntado por: Alice Renata Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Os inflamassomas são complexos citoplasmáticos, compostos essencialmente por um receptor de reconhecimento de patógenos (PRR) e uma caspase-1, com formação de oligômeros que direcionam a resposta inflamatória a estímulos microbianos ou stress endógeno (Schroder e Tschopp, 2010).

Qual é o inflamassoma?

INTRODUÇÃO: O inflamassoma é um complexo multiproteico formado no citosol em resposta aos PAMPs e DAMPs. Sua função é gerar as formas ativas das citocinas IL-1β e IL-18 que, antes de serem liberadas das células, são clivadas pela caspase-1, tornando-se ativas para promoverem a resposta inflamatória.

Qual a função do inflamassoma?

O inflamassoma é um complexo multiproteico intracelular que atua na ativação de enzimas da família cisteína-aspartato proteases (CASPASES) como uma estrutura essencial para a regulação da imunidade em condições fisiológicas e no reconhecimento de sinais de perigo a diferentes componentes.

Como o inflamassoma é formado?

O inflamassoma é formado após o reconhecimento de diversos sinais inflamatórios (LPS, cristais de ácido úrico e diversos compostos virais e bacterianos) por proteínas da família dos NPLR. A composição exata do inflamassoma depende da vias de ativação utilizadas em cada caso.

O que ativa o inflamassoma?

O inflamassoma NLRP3 é um componente do sistema imunológico inato e regulador importante da inflamação crônica. Sua ativação pode ser mediada pelo aumento de EROs, contribuindo para o processo inflamatório presente em diversas DCVs.

Imunologia- Principais receptores da imunidade inata

16 questões relacionadas encontradas

O que é uma inflamação?

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Como moléculas provenientes de dano tecidual podem ativar a inflamação via ativação de inflamassoma?

O processo inflamatório pode ser iniciado pela presença de patógenos (PAMPs) ou de moléculas associadas ao dano tecidual (DAMPs), estes sinais são reconhecidos por células do sistema imune via receptores de reconhecimento de padrão localizados na membrana ou no citoplasma destas células.

O que significa NLRP3?

O inflamassoma NLRP3, um importante complexo proteico para o processo inflamatório, é responsável pela maturação das citocinas pró-inflamatórias IL-1β e IL-18. A ausência de componentes da inflamação já foi relacionada a um aumento de peso aumentado.

O que são receptores Citosólicos?

Receptores celulares de reconhecimento de padrões

Os RIG Like Receptors (RLR) são sensores citosólicos de RNA viral que respondem a ácidos nucleicos virais através da indução da produção de interferons antivirais do tipo I.

O que é Gasdermina?

“A gasdermina D é uma proteína formadora de poros. Trabalhos anteriores mostraram que, quando essa molécula é ativada na célula, ela forma poros [buracos] na membrana nuclear que permitem a saída do material genético para o citosol.

Quais os eventos gerados pela ativação do sistema complemento?

Existem três vias de ativação do sistema complemento:
  • Via clássica - ativada diretamente pelo patógeno ou indiretamente por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno;
  • Via da lectina ligadora de manose;
  • Via alternativa - fornece uma amplificação para as outras duas vias.

O que é tempestade de citocinas?

Conclusões: A tempestade de citocinas é uma complicação grave nos pacientes críticos com COVID-19. Está associada à hiper-ativação do sistema imune e apresenta correlação com o aumento plasmático da ferritina e da IL-6.

Quais são os receptores Citosólicos para PAMPs e DAMPs?

Dentre os PRRs citosólicos, ou seja, receptores que detectam PAMPs ou DAMPs no citoplasma das células, merecem destaque os receptores semelhantes ao NOD (NLRs) e os receptores semelhantes a RIG (RLRs)1. A família NLR é uma classe de receptores intracelulares composta por mais de 20 diferentes proteínas citosólicas.

O que são receptores biológicos?

Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.

São exemplos de receptores intracelulares?

Receptores intracelulares

Por exemplo, os receptores principais dos hormônios esteróides, tais como os hormônios sexuais estradiol (um estrógeno) e testosterona, são intracelulares 1,2start superscript, 1, comma, 2, end superscript.

O que acontece na inflamação?

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Quais são os tipos de inflamação?

Pode-se classificar a inflamação em dois tipos principais: a aguda e a crônica, de acordo com a idade, duração ou tempo de evolução do processo inflamatório.

Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

Quais os principais PAMPs associados aos receptores TLRs em humanos?

O dímero TLR1-TLR2 reconhece os PAMPs de bactérias gram-positivas, incluindo lipoproteínas, lipopeptídeos, peptideoglicanos e o ácido lipoteicoico.

O que é PAMPs e DAMPs?

Estruturas denominadas “Padrão Molecular Associado ao Patógeno” (PAMP) e “Padrão Molecular Associado ao Dano” (DAMP) são reconhecidos por esses receptores, induzem respostas imunes inatas e podem modular a imunidade adquirida.

Quais são os 4 PAMPs?

Receptores de PAMPs
  • monócitos/macrófagos.
  • certas células dendríticas.
  • linfócitos B.

Quando ocorre a tempestade de citocinas?

De forma geral, os fatores predisponentes para desenvolvimento da tempestade de citocinas consistem em uma combinação diversa: mecanismos de escape viral para evitar a resposta imunológica antiviral, associada a defeitos genéticos ou adquiridos na defesa do hospedeiro, bem como outras anormalidades imunológicas, como ...

Como controlar tempestade de citocinas?

Tocilizumab é um anticorpo monoclonal recombinante anti-Interleucina-6 aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, para tratamento de alguns casos de Síndrome da Tempestade de Citocinas. Sua ação se dá ligando-se à IL-6, inibindo sua atividade inflamatória.

Qual a principal função das citocinas?

Citocinas são proteínas que têm a função de sinalização, mediando funções celulares. São produzidas pela imunidade inata e adaptativa de modo breve e autolimitado, que só ocorre em resposta a antígenos. São agentes secretados por um tipo de célula imunológica que estimula um outro tipo de célula.

Quais são as vias de ativação do sistema complemento?

O complemento é formado por proteínas solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por três vias: via clássica, via alternativa e via da lectina.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre melodia e harmonia?
Artigo seguinte
O que significa comorbidade na Covid 19?