Qual é o mecanismo da febre?

Perguntado por: Jorge Pinto Brito  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (73 avaliações)

A febre ocorre pela ação de fatores pirogênicos sobre o centro termorregulador do hipotálamo, elevando o limiar térmico e desencadeado respostas metabólicas de produção e conservação de calor (tremores, vasoconstrição periférica, aumento do metabolismo basal).

Quem controla o mecanismo da febre?

O mecanismo da febre

A febre ocorre devido a uma elevação do ponto de termorregulação (set point) da temperatura. A temperatura do nosso corpo é regulada pelo centro termorregulador, o qual está no hipotálamo.

Qual é a função da febre?

A febre é uma reação normal e fisiológica do organismo que está produzindo substâncias para combater a invasão ou infecção de um agente infeccioso, geralmente um vírus ou uma bactéria. A febre, portanto, tem função de defesa. Só tem febre criança saudável, que tem energia para movimentar suas defesas.

O que acontece se não tratar febre?

Febres contínuas mais graves e que elevem a temperatura do organismo de forma demasiada podem provocar desidratação, alucinações e convulsões, com sintomas como tremedeira de membros e perda de consciência.

Por que a febre pode matar?

Uma temperatura corporal alta assim pode causar o mal funcionamento da maioria dos órgãos. Tal elevação extrema às vezes resulta de infecção muito grave (tal como sepsia, malária ou meningite), podendo ser causada também por insolação ou pelo uso de certas drogas.

Febre (conceito, termorregulação, fisiopatologia, sintomas..hipertemia?) - Aula completa - SanarFlix

32 questões relacionadas encontradas

Qual o sistema que regula a temperatura do corpo?

O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.

Como funciona a regulação termica?

Essa regulação térmica é feita por meio do balanço entre a perda e a produção ou aquisição do calor. Quando algo de errado acontece, o corpo logo dá sinais e tenta corrigir o problema. Um desses mecanismos é a febre, ou seja, a elevação da temperatura corporal acima dos 37 graus Celsius.

Qual o conceito de pirexia?

Significado de Pirexia

substantivo feminino Estado febril. Etimologia (origem da palavra pirexia). Do grego pyreksía.

Quais as principais causas de hipertermia?

A hipertermia pode ter inúmeras causas, como a exposição a ambientes com temperaturas elevadas e a realização de atividades físicas prolongadas em condições inadequadas, como em ambiente mal arejado. De acordo com a causa, ela pode ser classificada em clássica, por esforço e maligna.

Quais são os tipos de febre?

Já que falamos das altas temperaturas, também devemos destacar os valores normais, sendo elas: Axilar: entre 35,5 a 37,3 °C.
...
Quais os tipos de febre?
  • Baixa intensidade: entre 37,8 a 38 °C;
  • Moderada intensidade: entre 38 a 39 °C;
  • Alta intensidade: quando apresenta mais de 39 °C.

Quais os tipos de febre e suas definições?

O início pode ser súbito ou gradual, já a intensidade é classificada como leve (até 37,5°C), moderada (37,6 a 38,5°C) ou alta (acima de 38,6°C). Em relação à duração, a febre pode ser recente (menos de 7 dias) ou prolongada (mais de 7 dias).

Como podemos controlar a temperatura?

Os termômetros são muito úteis em fornos, refrigeradores, ferros de passar roupa e saunas onde, normalmente, o controle de temperatura é feito por dispositivos chamados termostatos. Na preparação dos alimentos, uma maneira de controlar a temperatura é pela própria água em que os alimentos são cozidos.

Qual é a função do hipotálamo?

O hipotálamo é uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise. Essa estrutura constitui um centro de controle do organismo e sua principal função é manter a homeostase, ou seja, manter o organismo funcionando em equilíbrio.

O que hipotálamo produz?

O hipotálamo é uma região do encéfalo responsável, dentre outras funções, pela produção de hormônios. Esse órgão produz hormônios de liberação e inibição que regulam a adeno-hipófise, além daqueles liberados a partir da neuro-hipófise e que atuam em diferentes funções do corpo.

Qual a função do hipotálamo no sistema límbico?

O hipotálamo é uma das áreas mais importantes do sistema límbico. Possui a função de regular a produção hormonal e outros processos metabólicos, realiza a conexão do sistema nervoso ao sistema endócrino.

Qual é a principal função do cerebelo?

O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular.

O que significa uma febre intermitente?

A chamada febre intermitente é aquela que se caracteriza pelo efeito “vai e volta. Ou seja, ela está presente em apenas algumas horas durante o dia. A febre intermitente parece ser apenas uma febre comum, mas tem fatores peculiares que podem configurar algumas doenças1 3.

Qual o grau de febre que pode matar?

Quando a temperatura corporal passa dos 45ºC, a morte já é quase certa. Nem sempre é a temperatura externa a causadora de um quadro de hipertermia. Na verdade, na maior parte das vezes essa situação emerge de uma febre muito intensa, ocasionada pela batalha do organismo para repelir micróbios invasores.

Quando é que a febre é considerada perigosa?

Febre também exige preocupação se for persistente

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais.

O que é uma doença febril aguda?

[ Medicina ] Doença infecciosa, causada por uma bactéria e transmitida através da água ou de alimentos contaminados, que se manifesta em febre alta contínua, dores de cabeça e perturbações graves a nível digestivo, cardíaco e neurológico.

Quais são as doenças que causam febre?

As principais infecções que possuem a febre como um dos sintomas são:
  • Pneumonia, que pode ser causada tanto por vírus quanto por bactéria;
  • Gripe, que é causada por vírus;
  • Sinusite, que pode ser causada por vírus ou bactéria;
  • COVID-19, que é causada pelo vírus SARS-CoV-2;

Estou com febre de 39 graus?

Febre alta: é a temperatura axilar acima de 39,6ºC, que deve ser considerada uma emergência médica e, por isso, a pessoa deve ser avaliada por um médico.

Estou com 38 graus de febre?

A febre é uma temperatura corporal elevada. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 38 °C, conforme medida com um termômetro na boca ou mais alta que 38,2 °C, se medida por um termômetro no reto.

Quantos graus de febre devo ir ao médico?

Quando levar o bebê com febre ao hospital

Entretanto, quando a febre apresenta pico acima de 39,5ºC, a recomendação é que a criança seja examinada pelo médico. A febre alta é um sintoma mais preocupante, pois pode indicar infecção grave, como pneumonia, meningite e outras doenças.

Qual a febre mais alta já registrada?

Campo Grande teve sua máxima absoluta da série histórica com 40,8°C.

Artigo anterior
Qual taxa de bits usar?
Artigo seguinte
O que quer dizer quando o papagaio quer vomitar?